por Neutral Arquitectos

A transformação desta fachada vai te inspirar a reformar a sua!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Sempre presentes aqui no homify, as reformas representam um dos grandes desafios da arquitetura. Para os arquitetos, nada mais prazeroso do que conferir as transformações de remodelações. Assim como os profissionais da área gostam de ver as imagens de antes e depois, nossos demais leitores também se inspiram com os projetos. Afinal de contas, é sempre interessante e muitas vezes impressionante!

Neste livro de idéias, veremos a incrível transformação de uma fachada. Sua remodelação conta também com a ampliação de seu volume, criando mais espaço nessa residência.

Por trás desse impressionante projeto, estão os jovens profissionais do Neutral Arquitectos, cujo trabalho busca combinar funcionalidade e segurança à seus desenhos. Sob o compromisso de satisfazer as vontades de seus clientes combinando-as às suas criativas idéias, procuram unir forma a função.

Surpreenda-se a seguir com esse impressionante projeto!

Antes: fachada tradicional

Localizada em Veracruz, México, esta espaçosa residência apresentava em sua fachada o desgaste de muitos anos. Além da degradação de sua cor por conta de processos naturais climáticos, a casa mostrava também uma arquitetura datada e já antiquada. 

A partir de suas amplas janelas, nota-se o interesse em trazer luz natural ao interior, porém percebe-se que tal função não era cumprida através destas aberturas escuras e sombreadas. A varanda que vemos no piso superior à direita não era explorada da melhor forma, com um parapeito alto, fechado e de cor escura.

A transformação durante a obra

Esta fotografia feita durante as obras nos mostra exatamente a transformação que está por vir. Felizmente, temos a oportunidade de acompanhar o processo durante as obras e observar, literalmente, as duas faces dessa restauração.

De um lado vemos a fachada antiga de estilo tradicional e conservador, enquanto por outro lado uma arquitetura moderna e funcional vem sendo implementada. Logo podemos comparar suas aberturas, antes estreitas e agora mais amplas e com a instalação de um elemento de proteção.

Antes: fachada de acesso

Por estar implantada em um terreno de esquina, a casa possui duas vistas para a rua e aparentava ter uma cara diferente em cada esquina. Previamente a sua remodelação, a residência possuía a entrada principal discreta e era notada apenas pela mudança em seu cercado. Enquanto a fachada que vimos anteriormente tinha uma composição mais fechada e tradicional, por esta se vê a intenção de uma vista mais aberta e moderna, porém seus componentes a transformavam em uma fachada apática de pouco charme.

Esquina valorizada

Agora uma maior uniformidade foi instaurada em suas duas vistas. Ao mesmo tempo que as fachadas conversam entre si, uma certa assimetria é implementada para garantir mais movimento, evitando o aspecto monótono anterior.

As varandas se transformaram em elementos integrantes da fachada e são protegidas da radiação solar, garantindo um maior conforto ambiental ao interior. Além do brise horizontal instalado a cima, a proteção também conta com um vidro que garante a entrada de luz ao mesmo tempo que protege da chuva.

Uma entrada convidativa

Após a reforma fica difícil acreditar que se trata da mesma casa, pois parece completamente nova! A fachada foi completamente modernizada, desde suas aberturas até os acabamentos. A entrada antes tímida e escondida, agora é marcante e convidativa. O novo cercado que delimita a casa, mantém a transparência e discrição do anterior, porém com muito mais classe e simplicidade. E se antes vimos uma casa apagada e escura, agora vemos luz por todos os lados!

Confira mais idéias para transformar a entrada de sua casa.

Contraste entre novos elementos

Vale ressaltar a nova paleta de cores utilizadas aqui. O revestimento em pedra tem uma textura interessante e naturalmente suas cores variam em cada peça. O vermelho queimado do bloco de circulação contrasta com os tons claros da pedra, o branco liso da varanda e o muro escuro no piso inferior. O resultado é uma casa moderna de fachadas fluídas.

Impressionado com o projeto que lhe mostramos? Compartilhe sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!