Nove belas cozinhas que usam betão aparente

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
House in Highgate Cemetery, Eldridge London Eldridge London Cozinhas minimalistas
Loading admin actions …

O betão é um recurso versátil, clássico e que os arquitectos e designers de interiores não dispensam devido ao forte impacto que ele tem nos espaços que se tornam únicos. O microcimento polido no piso e nas paredes cria ambientes modernos e a sua versatilidade e maleabilidade transformaram-no numa opção tentadora para construir estruturas e balcões para cozinhas, permitindo a integração deste material com ferro e vidro.

Na continuação, dar-lhe-emos algumas sugestões sobre como combinar o microcimento correctamente em superfícies de trabalho de cozinhas.

​Conector

O betão tem uma aparência neutra capaz de se harmonizar com os demais elementos de um espaço. Neste caso, vemos como o seu tom cinza presente na parede e no tampo do balcão se concilia em pleno com a tonalidade celeste dos móveis e com o piso de madeira que traz calor à atmosfera.

​Ilha de cozinha em bruto

O microcimento, quando bem aplicado, não se parte e é resiste a abrasões. Para além disso, não apodrece, como pode acontecer à madeira e não se risca como o aço. O betão tem vindo a ser forte tendência nas cozinhas modernas e o microcimento só requer uma grossura mínima de 2 milímetros.

​Recurso económico

O betão é uma alternativa económica quando comparada com outras como o granito ou o quartzo. Existem materiais, no mercado, com o aspecto do cimento, mas apresentam um alto custo.

​Detalhes para a construção e protecção de balcões em microcimento

Para evitar futuras fissuras, deve-se aplicar microcimento só após da colocação de uma malha de fibra de vidro para oferecer maior resistência à superfície.

Para manter a superfície protegida, deve-se usar cera acrílica. Outra opção é aplica uma capa de espuma de poliuretano que propicia à superfície um brilho acetinado.

​Continuidade

O resultado final é uma superfície uniforme e contínua que não obtemos com outros materiais como o granito, o quartzo ou o aço inoxidável. Estes últimos limitam-nos pelo seu tamanho de fabrico e  manipulação na hora de ser colocados.

​Estrutura, suporte e design

homify Cozinhas modernas

As paredes laterais em betão ou cerâmica servem para suster o balcão. Tem a característica de ser autonivelante, ou seja, o mesmo material cobre as irregularidades que possam existir sobre a base.

Pode-se gerar uma estrutura contínua de superfície, divisões verticais e estantes à vista ou com portas, dependendo do estilo de cozinha que se pretenda ter.

​Cores

Superfície lisa, fácil de limpar, impermeável, sem juntas e em muitas cores. Na sua obra, Simona Garafi proporciona-nos o exemplo de um ambiente de cozinha industrial com uma ilha em microcimento tingido, imprimindo carácter ao elemento com largura dupla e integrando a pia no tampo com o mesmo material. A cor combina-se com elementos em aço inoxidável.

​Combinações e possibilidades

homify Cozinhas clássicas Madeira Efeito de madeira

Ao betão está inerente a vantagem de poder ser combinado com múltiplos materiais como a cerâmica, o azulejo, o mármore, o granito e a madeira. A maleabilidade do betão permite integrar a pia e outros dispositivos no balcão com o mesmo material.

​Estilos

Por fim, pode imprimir-lhe diversos acabamentos: mate, acetinado ou com brilho. O betão também pode ser usado para criar espaços mais rústicos, consoante o seu acabamento e materiais com que surge combinado.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista