Dicas de Como Calcular a Quantidade de Painéis Solares para Colocar na Sua Casa

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Energia Solar Fotovoltaica Residencial, Vegasolar Energia Vegasolar Energia Casas modernas
Loading admin actions …

A energia solar é, cada vez mais, a aposta dos brasileiros para economizar na conta de energia elétrica e, ao mesmo tempo, ajudar na preservação do meio ambiente. E os dados confirmam isso.

De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a  energia solar fotovoltaica é a segunda fonte de energia mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas da energia gerada por hidrelétricas.

Antes de contratar uma empresa especialista em energia solar para instalar o sistema fotovoltaico em sua casa, é importante pesquisar para entender exatamente como a energia solar funciona e qual será a necessidade da sua residência. Isso para evitar cair em armadilhas ou gastar mais do que o necessário no sistema para sua casa.

Por isso, preparamos este artigo que, além de dar dicas e informações importantes sobre a geração de energia solar, irá ajudar você a calcular qual a quantidade necessária de painéis solares para a sua residência! Confira a seguir.

O que é energia solar?

Antes de começar com as dicas práticas para ajudar você nos cálculos, é importante que você conheça o sistema que pretende instalar na sua casa. Para isso, o básico é saber o que é energia solar.

Esse tipo de energia nada mais é que uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia elétrica, gerada a partir da radiação eletromagnética do sol.

Como funciona a energia solar?

Resumidamente, no sistema de energia solar, a radiação eletromagnética do sol (luz e calor) é convertida em energia elétrica.

Nesse sistema, os painéis solares captam a luz solar, transportando para o inversor solar. Ao chegar no inversor, a energia solar é convertida em energia elétrica.

Como calcular a quantidade de painéis solares necessários?

De maneira geral, são necessários uma média de 7 painéis solares para uma residência com consumo mensal de 300 kWh.

Porém, essa quantidade pode variar de acordo com alguns fatores que precisam ser levados em conta.

O que levar em conta ao calcular a quantidade de painéis solares necessários?

Para saber exatamente a quantidade ideal de painéis solares para a sua residência, você deve levar em conta os seguintes fatores:

01 – Média de radiação solar do local em que o sistema será instalado

Os painéis solares utilizam a incidência de luz solar para produzir energia elétrica. Por isso, quanto maior for a média de radiação solar no local em que o sistema será instalado, menor será a quantidade de painéis solares necessários.

Em geral, o Brasil tem uma ótima média de radiação solar. Porém, ela varia de região para região:

- No Nordeste a média de irradiação solar (em kWh/m²) é de 5,9;

- No Centro-Oeste a média de irradiação solar (em kWh/m²) é de 5,7;

- No Sudeste a média de irradiação solar (em kWh/m²) é de 5,6;

- No Norte a média de irradiação solar (em kWh/m²) é de 5,5;

- No Sul a média de irradiação solar (em kWh/m²) é de 5,0.

02 – Potência do painel solar escolhido

Dependendo da empresa contratada para instalar o sistema de energia solar, o painel solar pode ter variação na potência. A potência é o fator que determina a quantidade máxima de energia que o painel conseguirá gerar.

Existem painéis solares com potência a partir de 340 Watts-pico (Wp) até modelos que geram acima de 545 Wp.

Quanto maior a potência, menor será a quantidade de painéis necessários.

03 – Média de consumo de energia do imóvel

Outro fator a se levar em conta ao calcular a quantidade de painéis necessários é a média de consumo elétrico do imóvel. Obviamente, quanto maior for o consumo de energia, maior será a quantidade de painéis solares necessários para suprir a demanda da residência.

Vale a pena instalar painéis de energia solar em casa?

De maneira geral, vale a pena instalar um sistema de energia solar em casa. Além de ser uma energia limpa e renovável, que contribui para a preservação da natureza, a energia solar pode diminuir em até 95% a conta de energia elétrica da residência, o que também gera uma economia para o seu bolso.

+ dicas e informações importantes sobre energia solar!

Gostou das informações que reunimos neste artigo? Se sim, indicamos que continue por aqui, conferindo este outro artigo em que falamos sobre os tipos e benefícios da energia solar residêncial!

Pelas dicas que demos acima, quantos painéis solares são necessários na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista