Projeto da fachada - Moradaverde arquitetura: Casas modernas por Moradaverde Arquitetura

Antes e depois: reforma transformou fachada caindo aos pedaços

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

O que é ou o que faz de uma fachada uma fachada de fato?

Podem existir muitas respostas corretas para esta pergunta, entretanto ela é sempre aquilo que primeiro as pessoas veem de nossas casas. É praticamente um cartão de visitas tamanho família. É um elemento que pode conta também muito sobre as pessoas que ali vivem: se gostam de plantas ou não, qual suas cores preferidas, se deixam a luz do sol entrar ou não… Uma infinidade de coisas que se expressam em nossas fachadas da mesma maneira que nos expressos quando nos vestimos.

Mas isso leva a uma questão mais séria. A fachada é o primeiro elemento a sofrer uma intervenção por falta de manutenção, principalmente por ficar exposta às intempéries. Sol e chuca, frio, calor, vento, umidade, pra não falar dos elementos da poluição, acabam com qualquer bela fachada sem manutenção. E é aí que entra a renovação, a reforma. Ela pode ser só de manutenção, ou uma reforma radical, como a que foi orquestrada pelo escritório Moradaverde Arquitetura. Esta reforma não só revitalizou a fachada, mas também mudou completamente seu estilo. Confira conosco!

A velha fachada

Fachada anterior à obra:   por Moradaverde Arquitetura
Moradaverde Arquitetura

Fachada anterior à obra

Moradaverde Arquitetura

A imagem que vemos acima é a fachada como se encontrava antes dos arquitetos da Morarverde assumirem a obra. Podemos que ela tem o seu charme e que é imponente, mas falta algo. Falta o cuidado e falta a manutenção. Falta ser um bom cartão de visitas. A umidade deixa marcas muito visíveis na parte superior e a cor pálida transforma em triste algo que podia ser muito bonito e convidativo. Mas isto está prestes a mudar.

Projeto arquitetônico

Projeto da fachada - Moradaverde arquitetura: Casas modernas por Moradaverde Arquitetura
Moradaverde Arquitetura

Projeto da fachada – Moradaverde arquitetura

Moradaverde Arquitetura

Nenhuma reforma de grande porte, nenhuma transformação de proporções tão grandes começa simplesmente com uma ideia e depois se desenha sozinha. Não, para testar as possibilidades e até mesmo o gosto do cliente, os arquitetos precisam fazer o projeto, precisam testar as possibilidades. E é exatamente isso que vemos na imagem acima, uma tentativa, uma visualização do que poderia vir a ser a fachada. Essa é a versão final, a qual veremos magicamente concretizada logo abaixo.

O sonho realizado

Fachada após a reforma: Casas modernas por Moradaverde Arquitetura
Moradaverde Arquitetura

Fachada após a reforma

Moradaverde Arquitetura

Podemos ver que a ampla varanda foi mantida, como era de se esperar em um elemento tão importante, pois nem tudo deve ser descartado da antiga fachada. Entretanto, o parapeito foi trocado, sendo colocado um de vidro para dar maior visibilidade às pastilhas de vidro escuro com que a parede de fundo foi revestida. Também notamos a mudança da cor da fachada para algo mais limpo, algo mais vivo que reflete com a luz do sol e corresponde mais as pretensões de transformar a fachada em um elemento digno de arquitetura moderna.

O cartão de visitas

Fachada após reforma:   por Moradaverde Arquitetura
Moradaverde Arquitetura

Fachada após reforma

Moradaverde Arquitetura

Nesta imagem podemos ver melhor e entender de fato o conceito de cartão de visitas que a fachada tão bem expressa. No canto direito superior vemos que parte da varanda foi suprimida para a criação de um cômodo interno com uma janela, que pode ser um quarto ou banheiro, por exemplo. Este aproveitamento de espaço mostra como mexer na fachada não é uma questão de mera estética, mas sim algo funcional que pode realmente mudar o aproveitamento dos espaços internos.

A cereja embaixo do bolo

Lago ornamental tropical: Jardim  por Moradaverde Arquitetura
Moradaverde Arquitetura

Lago ornamental tropical

Moradaverde Arquitetura

Fora a transformação completa que esta fachada trouxe para esta casa, ainda temos mais um detalhe que serve para contemplação e surpresa se quem o conhece: um laguinho foi adicionado ao pé da fachada. Serve tanto como atração para as crianças que visitam a residência como para qualquer adulto que queira admirar um pouco de beleza. Um cereja colocada não em cima do bolo, mas sim aos seus pés.

Gostou desta transformação? Clique aqui e conheça muito mais.

Curtiu? Deixe-nos um comentário com sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!