Enxaguante Bucal: 8 Dicas para Fazer Dele um Grande Aliado na Limpeza da Casa | homify

Enxaguante Bucal: 8 Dicas para Fazer Dele um Grande Aliado na Limpeza da Casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
APARTAMENTO LT, Studio Boscardin.Corsi Arquitetura Studio Boscardin.Corsi Arquitetura Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Você sabia que as utilidades do enxaguante bucal vão muito além de limpar a nossa boca e perfumar o nosso hálito? Pois é, vivendo e aprendendo! Esse produto de higiene pode fazer maravilhas na limpeza do tapete, do banheiro, da cozinha e das nossas roupas na lavanderia. Mas também pode ser usado na nossa higiene pessoal e cuidar melhor das nossas flores e plantas. Enfim, o enxaguante bucal é super versátil! Vale a pena conhecer seus usos não tão convencionais. Confira! 


1. Manter as flores frescas

Você ganhou ou comprou um lindo e maravilhoso buquê de flores, mas logo depois ficou triste porque essa beleza viva e natural logo estaria murcha em muito pouco tempo. O que você diria se houvesse uma maneira de fazer com que as suas lindas flores durem mais?

Por mais estranho que pareça, aquele enxaguante bucal que você tem no banheiro vai ajudar a prolongar a vida das suas flores. O segredo é misturar 1 colher de sopa do enxaguante em 1,5 litros de água e usar essa mistura nos vasos com flores de corte. Isso vai ajudar a manter os fungos distantes das suas flores e, portanto, fazer com que elas durem por mais tempo.


2. Matar fungos nas plantas

Como você acabou de saber, o enxaguante bucal é ótimo para eliminar fungos nas flores de corte. A mesma coisa acontece com as suas outras plantas: os fungos vão morrer se borrifar sobre elas uma mistura com um parte de enxaguante e três partes de água. Faça isso uma vez por semanal, pelo menos.


3. Limpar azulejos do banheiro e da cozinha

Sabe aquelas manchinhas pretas nos azulejos da sua cozinha ou do seu banheiro? Você pode limpá-los super bem se usar o enxaguante bucal para isso.

Misture uma xícara de enxaguante com duas xícaras de água. Use essa mistura para esfregar os azulejos e deixá-los limpinhos. Outra coisa boa é que o álcool do enxaguante deixa os azulejos bem brilhantes!


4. Tirar cheiros fortes das mãos

Para tirar das mãos cheiros fortes como os de alho e cebola, basta lavar as mãos com o enxaguante bucal como se fosse um sabonete líquido. Antes de enxaguar as mãos, deixe o produto na pele até secar. Depois que as mãos estiverem secas, você pode enxaguá-las.


5. Neutralizar cheiro de xixi no tapete

Seu pet costuma fazer xixi no tapete? Se sim, sabe muito bem como esse cheiro é desagradável, até porque é bastante forte. Mas isso tem solução! Com enxaguante bucal, o seu gatinho ou cãozinho (ou qualquer outro que faça o seu tapete de caixa de areia) vai aprender a não fazer mais xixi no tapete ou qualquer outra superfície de tecido ou fibra que retenha líquidos e odores fortes.

Para isso, você só precisa misturar 3 colheres de sopa com 1 xícara de água e borrifar essa solução nos locais onde você não quer que o seu bichinho faça xixi. Isso acontece porque ele não gosta do cheiro de menta e fica longe dos lugares onde houver esse odor.

6. Desinfetar e tirar cheiro de suor das roupas

Para desinfetar e higienizar as suas roupas, você só precisa substituir o sabão em pó ou líquido por uma medida de enxaguante bucal. Mas precisa ser um enxaguante sem açúcar e cor clara para não manchar as suas roupas.

Outra utilidade desse produto é melhorar o cheiro de roupas nas quais o suor ficou impregnado por uma razão ou outra. O cheiro das peças vai melhorar se, na hora da lavagem, você colocar 1 xícara de enxaguante bucal no recipiente onde você costuma colocar o sabão em pó ou líquido. Depois disso, deixe a lavagem seguir normalmente.

7. Perfumar a lixeira do banheiro

Para trocar o cheiro ruim da sua lixeira de banheiro por um cheiro mais agradável, basta umedecer uma bola de algodão com bastante enxaguante bucal e colocá-la no fundo dela. Dessa forma, evita-se o cheiro desagradável que pode ficar na lixeira.

8. Eliminar caspas e outros segredos de higiene pessoal

Se você ou alguém na sua casa vive às voltas com desagradáveis caspas no cabelo, saiba que isso vai melhorar bastante se colocar no seu cabelo 1 colher de enxaguante bucal e, em seguinte, esfregar o seu couro cabeludo por cerca de 30 segundos. (Atenção: não use enxaguante com cores como azul ou verde para não manchar os fios do seu cabelo.) Ao terminar, passe um pouco de condicionante para cabelos para evitar que os fios fiquem ressecados. 

Outra coisa que você pode fazer com um enxaguante bucal é clarear unhas amareladas. Se as duas unhas estiverem com essa cor, pode ser que haja presença de fungos nelas. Mas você pode com facilidade clarear as suas unhas novamente, colocando-as de molho em uma mistura de enxaguante e vinagre branco, pelo menos três vezes por semana. Você faz isso mergulhando as suas unhas nessa solução por cerca de 15 minutos

Acabar com as bolhas nos pés é outra utilidade para o enxaguante bucal. Para isso, você precisa embeber uma bola de algodão com o produto e colocá-las na região afetada pelo menos uma vez por dia. É o mentol contido na fórmula do enxaguante bucal que vai aliviar a dor e acelerar a cicatrização das bolhas. 

Gostou das nossas dicas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista