Jardins modernos por Bambootec

Jardins pequenos: 8 ideias simples para copiar no quintal

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Hoje em dia, cada vez mais temos que nos adaptar às normas e padrões mercadológicos para tratar algo de nosso interesse. E isso inclui, naturalmente, o design e decoração de nossas casas e apartamentos.

Em muitos casos, apesar de complicado, faz-se necessário adaptar as medidas e desenhos propostos no projeto. Como exemplo, no interior, muitas vezes temos que adaptar o espaço de acordo com o mobiliário que já compramos nas medidas padronizadas. E no exterior, utilizar elementos mais modernos compondo o jardim, para que nossa fachada permaneça sempre atualizada. 

Para tratar deste assunto com profundidade, hoje neste livro de ideias falaremos precisamente de jardineiras que embelezam e personalizam o quintal. Evitando uma adaptação a modelos prontos, abordaremos aquelas que permitem criatividade e personalização. Seus tamanhos e materiais trazem abordagens diversas, com 8 alternativas inspiradoras. Descubra agora como modernizar seu quintal com jardineiras espetaculares!

Alternativa 1: Selecione a medida e o lugar perfeito

Outra das vantagens de se utilizar jardineiras para atender às necessidades de jardim, é que elas podem compor o espaço disponível e necessário. Aqui, criaram-se jardineiras conforme a capacidade do espaço, apropriadamente dispostas para trazer criatividade à uma parede regular. Em seu desenho dinâmico, garantem personalidade e ajudam a criar um jardim especial.

Alternativa 2: Deixe sua fachada desfrutar de jardineiras sob medida

Na fachada de sua casa, jardineiras sob medida podem trazer beleza, originalidade e elevar a aparência da arquitetura. Um toque de verde é sempre capaz de embelezar, principalmente quando incorporado às linhas da edificação e design. Neste caso, a fachada tornou-se muita mais interessante com sua arquitetura planejada para receber as jardineiras sob medida. 

Alternativa 3: Jogue com os espaços e materiais

Relacionar as jardineiras com a arquitetura é uma excelente jogada. Neste caso, optou-se por aproveitar as paredes para recriar jardineiras de bambu, que trazem um visual completamente diferente. O que antes seria um muro mal aproveitado, agora é um delicado jardim vertical. 

Este material também tem a vantagem de ser muito flexível, podendo se adaptar facilmente em diferentes tamanhos. Além disso, reserva uma estética que funciona bem em estilos mais rústicos, orientais e até tropicais. Basta escolher algumas peças e começar a criar!

Alternativa 4: Mescle plantas, cores e tamanhos

Economizar espaço, ou pelo menos procurar utilizar as dimensões da forma mais eficaz possível, é outro aspecto interessante a ser analisado. Especialmente quando a escolha é por floreiras que estejam incorporadas ao jardim, a melhor escolha sem dúvida é a de criar canteiros.

Para isso, basta utilizar delimitadores vendidos propriamente para esta função, ou apostar criativamente em tijolos, pedras ou estacas. Aproveite o chão e crie os desenhos das floreiras de acordo com o seu desejo. Depois é só prepara o solo e começar o plantio. 

Alternativa 5: Opte por jardineiras sobre canteiros delimitados

A procura por um projeto sofisticado é sempre muito grande. Nos jardins, muitas vezes precisamos nos adaptar às necessidades, tamos e formas das espécies de plantas e vasos do mercado. 

Para contrariar o negativo desta situação, muitos profissionais têm optado por criar desenhos alternativos através de caixas com forrações. Assim, criam-se caixas elevadas de concreto ou mesmo canteiros no chão, que após receberam pedrinhas, por exemplo, podem levar vasos em diferentes tamanhos. Uma forma interessante de manter a elegância moderna no jardim.

Alternativa 6: Aproveite alturas e espaços verticais

Outro ponto a favor das jardineiras e vasos é sua mobilidade. Podem facilmente ser transportadas de acordo com a vontade ou necessidade dos proprietários. Neste caso, as jardineiras foram compostas de vasinhos cerâmicos sobre tábuas de madeira e pregadas na parede. Um exemplo bonito e original do escritório italiano Giardini Giordani

Alternativa 7: Aplique também na varanda!

Jardins clássicos por 3Deko
3Deko

Terraza

3Deko

As varandas são uma das áreas mais agradáveis em uma casa quando se trata de descansar e ter passar o tempo. Seja para ler ou apenas beber nosso drinque favorito, este espaço geralmente é mais reduzido, aberto e deve ser aproveitado da melhor forma possível.

Sem mais elementos além do necessário, neste exemplo da imagem, as jardineiras foram adaptadas junto aos guarda-corpos. Uma alternativa que acentua a segurança e também libera o espaço central, criando uma borda verde no terraço. A mobília vem logo em seguida, compondo um terraço aconchegante e espaçoso. 

Alternative 8: Aproveite canteiros para vários usos!

Jardins modernos por avidra

Fechamos este livro de ideais com mais uma jardineira multifuncional. Aqui, elas emolduram e compõem os espaços do jardim, recebendo diferentes materiais e plantas. Uma forma interessante de marcar usos e diferenças de altura, acompanhando os patamares criados no jardim. E após o plantio, ficam lindas e com um look belíssimo sob medida!

Conheça também:

9 varandas com jardim para quem mora na cidade

14 jardins pequenos para se inspirar e fazer igual

Gostou destas ideias? Então conte para nós qual delas se encaixa nos seus planos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!