Como Escolher As portas Ideais Para a Sua Casa – 5 Pontos Imprescindíveis

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Porta de Interior CPL, InPortas InPortas Espaços comerciais Madeira Efeito de madeira
Loading admin actions …

Quando se trata de uma casa não pormenor sem importância: – cada pequeno detalhe contribui indelevelmente para a imagem global da habitação e dos seus espaços.

Um dos elementos que podem ter grande peso, tanto no lado visual como no lado funcional, de uma casa são as portas de interior. E a sua escolha pode ser determinante para obter espaços bonitos e confortáveis!

Está a construir a sua casa nova ou prestes a embarcar numa remodelação? Então provavelmente já se viu confrontado com a imensidão de opções, por isso vai apreciar o artigo homify de hoje. Aqui vamos dar-lhe algumas dicas úteis para escolher as portas interiores da sua casa – vai querer saber tudo!

Nota: As imagens deste artigo são meramente exemplificativas e podem ou não coincidir com a explicação dada no texto.

1 – Acerca dos tipos de portas de interior quanto à abertura

Porta Oculta Serie Hide InPortas Portas

O tipo de porta quanto à abertura é o primeiro factor que deve considerar quando escolher uma porta interior.

Como já deve ter dado conta nas lojas da especialidade ou até mesmo pro frequentar vários ambientes, há vários tipos de portas de interior e cada um tem características próprias, com vantagens e desvantagens que devem ser colocadas em perspectiva por quem vai escolher.

Em termos muito gerais temos quatro tipos principais de portas de interior, tendo em conta o seu tipo de abertura:

  • Portas com sistemas tradicionais, como a que vemos na imagem acima daInPortas;
  • Portas de correr;
  • Portas de fole;
  • Portas pivotantes.


Porta Oculta Serie Hide InPortas Portas interiores

As portas tradicionais continuam as ser as preferidas dos portugueses, logo seguidas das portas de correr, que estão cada vez mais na moda.

As portas tradicionais têm as vantagens claras de serem fáceis de instalar, adaptáveis e (embora não seja uma regra assente) mais barata. Além disso aparecem numa imensa gama de estéticas e materiais, o que lhes confere grande versatilidade.


As portas de correr têm a vantagem imediata de não ocuparem espaço na abertura deixando livre mais área útil, seja para passagem ou utilização. No entanto podem não proporcionar tanto isolamento sonoro em alguns modelos.

As portas de correr são uma grande tendência e o seu preço tem vindo a descer graças ao aumento da procura. Uma maravilhosa porta de correr com carril superior, como a da imagem acima, podia facilmente ter um preço proibitivo, mas agora pode comprá-la aqui por muito menos!


2 – Quanto aos materiais

O material da porta é outro dos elementos essenciais a ter em conta na hora de escolher as portas de interior.

O material mais usado atualmente para a fabricação de portas, tanto para portas tradicionais como para portas de correr, é o aglomerado de madeira ou o MDF.

A madeira maciça usa-se menos por causa do seu preço elevado, mas ainda é muito procurada.

O acabamento de madeira é usado em qualquer um dos quatro tipos mais comuns de portas.

O vidro, cristalino ou fosco, sozinho ou acompanhado de uma estrutura de madeira ou metal, está presente tanto nas portas tradicionais como nas portas de correr e também nas portas de dobrar (em fole ou em lâminas). É menos vulgar nas pivotantes, mas isso não significa que estas não existam.

A escolha do material prender-se-á com o seu gosto, com o acabamento e com a estética pretendidos e com as necessidades específicas de isolamento para os espaços onde as portas serão instaladas.


Em substituição do vidro pode também ser usados materiais plásticos transparentes. Também há portas em PVC e até em metal adequadas para interiores, mas são muito menos vulgares.


3 – A decisão tendo em conta as condições necessárias ao espaço

Outro factor essencial que deve pesar na sua escolha é o espaço em si e as condições que pretende para ele em termos de isolamento.

Cada tipo de portas tem uma prestação diferente no que toca ao isolamento proporcionado, sendo que as portas de madeira ou MDF maciços estão no topo da prestação de isolamento térmico e acústico, sobretudo as portas de abertura tradicional. As portas de correr proporcionam menos isolamento, em especial as de sobreposição, que não ficam embutidas numa parede quando abetas.



Para saber o tipo de prestação de isolamento das portas que tem em vista, peça todas as informações sobre elas ao seu fornecedor e lembre-se de que espaços como quartos e casas de banho necessitam de um grau de isolamento maior.

E lembre-se de que um trabalho de instalação DIY pode ficar menos bem conseguido, pondo em causa o isolamento de base da própria porta, por isso aconselhamos sempre a contratação de um profissional qualificado.

4 – A necessidade de resistência

Além do isolamento necessário, ao escolher a porta deve também ter em conta as condições a que ela vai estar exposta. Cozinhas, lavandarias e casas de banho são espaços que precisam de protas resistentes à humidade e ao calor, enquanto que um quarto ou uma sala de estar não tem essa imposição, podendo focar-se mais no aspecto estético.

5 – O espaço de abertura

Por último deve avaliar o espaço de abertura disponível no espaço onde vai incluir a porta para determinar o ângulo e a direcção de abertura que ela deve ter e assim escolher uma porta que se adeque ao seu espaço. E, claro, para optimizar ao máximo essa área pode sempre optar por uma porta de correr.

Veja também inspirações de portas de entrada no artigo ’20 portas de entrada que nos apaixonaram’.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista