Refúgio perfeito!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
poner título nuevo aqui , Arcadi Pla i Masmiquel Arquitecte Arcadi Pla i Masmiquel Arquitecte Casas campestres
Loading admin actions …

As casas rústicas são das mais apreciadas pelos nossos leitores, como tal o projecto que hoje escolhemos particularmente para si, é uma fantástica recuperação de uma habitação campestre. Situada no Vale do Riu em Alta Garrotxa, no nordeste da belíssima zona da Catalunha em Espanha, esta é uma casa que certamente o irá deslumbrar.

O projecto de reabilitação pertence ao estúdio Arcadi Pla I Masmiquel Arquitecte. Rodeada por uma extensa vegetação e localizada num sítio mágico, esta habitação propõe um novo olhar sobre o design e a união da contemporaneidade com a tradição. 

A principal premissa deste projecto seria a de conservar os seus elementos tradicionais adaptando-os a um estilo de vida moderno. O resultado é uma habitação rústica com todo o conforto proporcionado pela contemporaneidade. 

Pronto para relaxar numa das mais incríveis paisagens naturais? Venha daí!

Paisagem magnífica

No piso superior da habitação encontramos um espaço único. É numa pequena varanda que encontramos o expoente máximo da união completa entre a arquitectura e a envolvente. É aqui que ambas se fundem numa junção artística e distinta. A varanda que surge na continuidade dos ambientes interiores, é completamente revestida com madeira, destacando assim o seu carácter de espaço intermédio que faz a transição entre interior/exterior. 

A guarda metálica assegura toda segurança que um lugar deste género requer e ao mesmo tempo relembra-nos que estamos ainda dentro da habitação. Não há palavras suficientes que consigam descrever a beleza deste lugar, certamente que é um privilegio viver aqui!

Relax total

É neste cenário que encontramos a casa de campo perfeita. Enquadrada pelas montanhas, esta habitação caracteriza-se pela sua construção em pedra e um telhado tradicional com duas águas. 

No exterior as paredes de pedra antigas foram reforçadas. O telhado também foi reparado com o objectivo de evitar infiltrações. No geral podemos considerar que o objectivo da intervenção seria o de restaurar todas as infra-estruturas mantendo a materialidade original das fachadas e da sua construção. 

Nos interiores a abordagem foi distinta renovando quase todos os espaços tornando-os em lugares acolhedores e confortáveis, adaptando a habitação às necessidades funcionais dos seus habitantes.

A dois passos do paraíso

A casa situa-se a dois passos do paraíso. Um bosque imenso marca a paisagem deste lugar com uma geografia distinta e uma natureza selvagem única! As cores de Outono pintam este lugar tornando-o fantástico para longos passeios ao ar livre. Esta habitação torna-se assim, num refúgio perfeito para escapar ao dia-a-dia agitado da cidade e do trabalho. Quem não gostaria de poder perder-se nesta paisagem?!

Quadros naturais

Se no exterior a habitação apresenta uma forma robusta, é no seu interior que revela um lado mais suave e delicado. As paredes encontram-se praticamente revestidas com madeira e o pavimento contrasta com um mosaico de cerâmica.Também as caixilharias das janelas foram cuidadosamente trocadas de forma a garantir um excelente isolamento face às intempéries naturais.

Ao abrirem-se para o exterior as janelas enquadram a paisagem, o resultado é um belo quadro natural no qual podemos observar as cores de Outono que pintam o bosque.

Interiores modernos!

Uma vez mais é possível compreendermos como a habitação revela duas faces distintas: uma no exterior, e outra no interior. Esta imagem revela uma fase em que certamente a habitação ainda não estaria habitada ou decorada, no entanto é possível compreendermos como os interiores seguem a mesma linha estética moderna, valorizando o conforto aconchegante que só um material natural como a madeira consegue transmitir. 

Os vãos, ora quadrangulares ora rectangulares, possuem grandes caixilharias, também elas de madeira, acentuando assim a sua expressão no ambiente, como se tratassem de verdadeiras obras de arte!

A união entre o novo e velho

Esta imagem mostra-nos de uma forma clara e sucinta o verdadeiro objectivo deste projecto de reabilitação: manter as características antigas do lugar preservando a sua estrutura bem como o seu aspecto original. Foi neste sentido que as paredes originais de pedra foram mantidas, reforçando assim o seu carácter rústico e campestre com detalhes de madeira.

Brilho natural!

Continuamos nos interiores, desta vez gostaríamos de destacar a subtileza com que a iluminação natural banha a superfície de madeira escura da mesa. Os grandes vãos mantém a sua forma quadrangular mas desta vez poisam suavemente no pavimento, criando assim um maior envolvimento com a paisagem. 

O panorama geral resulta numa composição extremamente clean e natural por valorizar a utilização de materiais próximos da natureza, como a madeira. O mobiliário utiliza-se também deste material embora com uma tonalidade ligeiramente distinta.

Olhando o infinito

Apesar das principais premissas sempre terem sido a preservação integral do aspecto rústico da habitação, foram também adicionados alguns detalhes contemporâneos. Isto com o objectivo de melhorar a experiência de quem usufrui desta magnífica habitação! Neste exemplo podemos observar uma pequena varanda que foi acrescentada. As vantagens traduzem-se nas possibilidades imensas de fruição da paisagem magnífica que envolve a habitação.

Terminamos por onde começámos, no exterior. Onde a vegetação abraça a habitação e estas se tornam num só, numa harmonia perfeita que comove e inspira!

Rendeu-se a esta habitação de sonho? Verifique aqui, os mais aconchegantes refúgios!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista