Closets escandinavos por Elfa Deutschland GmbH

Estes 9 closets de princesa vão virar seu novo sonho de consumo

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Um grande sonho de quase todo mundo é ter seu próprio closet, esse espaço pensado para organizar roupas, calçados e acessórios onde também é possível experimentar peças com todo o conforto. Geralmente são poucos os que têm as condições de ter um closet espaçoso que se constitui em um verdadeiro cômodo à parte. Mas, havendo um pequeno cômodo disponível, já se pode pensar em transformá-lo em um quarto de vestir.

Afinal, sonhar está ao alcance de todos e conhecer closets incríveis pode ser muito inspirador mesmo que se tenha apenas uma pequena área que possa ser destinada a esse fim. As soluções encontradas são as mais diversas. Vão desde marcas de estilo que dão um ar original ao espaço ao uso de espelhos ou vidro nas araras ou armários, passando pelo aproveitamento inteligente das paredes com prateleiras, nichos e gavetas que abrigam adequadamente blusas, calças, bolsas, calçados, lingerie e vários tipos de miudezas ou itens maiores, como malas.

Em alguns closets, pode-se encontrar penteadeiras que são muito úteis na hora de se preparar a maquiagem para aquela festa deslumbrante ou, ainda, armários com vitrines onde são expostos colares, brincos, pulseiras e anéis, sempre imprescindíveis para a composição de um visual bonito e elegante. Outros closets, masculinos, apresentam cabides especiais para gravatas, por exemplo. Isso facilita muito a escolha do melhor acessório para aquela reunião de trabalho importante.

Assim, aproveite as nossas dicas sobre closets e comece desde já a planejar um espaço desses na sua casa!

Claro e vintage

O closet pode ser ainda um espaço perfeito para uma decoração vintage e, ao mesmo tempo, moderna. Na imagem acima, o amplo quarto conta com marcenaria planejada em toda extensão das paredes, tudo na cor branca para dar maior leveza ao espaço. A cor fica por conta da poltrona e da banqueta com pés de palito, com estampa em patchwork em tons vibrantes. Ao vintage da poltrona e da banqueta se une o design clássico do espelho da penteadeira junto à janela, que é acompanhada por uma cadeira em acrílico transparente. O aconchego é proporcionado pelo piso em madeira e pelo tapete artesanal fofinho. Já o grande espelho no lado oposto à penteadeira facilita a visão de corpo inteiro no momento de provar roupas e calçados.

Elegante e acolhedor

Para se ter um closet elegante, não é preciso necessariamente ostentação. Espaços mais sóbrios podem produzir o mesmo efeito. No caso do projeto de Renata Mueller Arquitetura de Interiores,  o closet é amplo e conta com vários bancos de couro castanho em capitonê, que dão um toque clássico ao ambiente e servem para experimentar sapatos com conforto ou para se sentar em uma pausa da prova de roupas. O tapete claro de pele animal destaca esse mobiliário e torna o espaço mais acolhedor. Também proporcionando aconchego, o uso da madeira no piso, no forro e nas estantes agrega beleza e sofisticação com um quê de rusticidade. As estantes abertas são muito úteis no que se refere a deixar as roupas respirarem, permitindo a circulação do ar e a menor presença de umidade e mofo. Uma das paredes laterais abriga uma estante composta por gavetas, que são ótimas para guardar lingerie e blusas mais delicadas. Já a iluminação por spots ajuda a homogeneizar a luz pelo ambiente, que conta ainda com uma bela luminária sobre os bancos.

Sóbrio e clássico

Closets clássicos por Bravo London Ltd
Bravo London Ltd

Walk in Wardrobe by Bravo London

Bravo London Ltd

Um closet tradicionalmente masculino preza as cores escuras e as linhas retas e precisas. No closet da imagem acima, o estilo é inconfundivelmente clássico, com estruturas em madeira em tom café. Além das araras para paletós, casacos e camisas, há ainda cabides para calças, gavetas largas para camisetas e blusas de lã, gavetas menores para a roupa de baixo, mostruários para gravatas e caixas claras para outros itens. As paredes são totalmente aproveitadas pela marcenaria, deixando o centro do closet livre para a circulação. Aqui também um pequeno banco quadrado em tecido marrom serve para a prova de calçados. O piso claro suaviza o peso do tom escuro do mobiliário. O resultado é um closet sólido, mas nem um pouco opressivo.

Eclético e com brilho

Closets ecléticos por LOFTING

Brilho também pode fazer parte da decoração de um closet, conferindo-lhe muito requinte. No closet em estilo eclético da imagem acima, o brilho está em todo o mobiliário em tons cinza e prata, incluindo a dupla poltrona com belo design em forma de S que ocupa o centro do cômodo. As linhas das estantes e armários são retas e simples, aproveitando toda a extensão das paredes, assim como criando divisórias no ambiente. Estão previstos todos os tipos de cabides, nichos e gavetas necessários a organizar perfeitamente vestidos, calças, camisas, blusas, acessórios e também calçados, dispostos ordenadamente na posição correta para que não se deformem. Um detalhe importantíssimo neste closet é o grande espelho que serve não apenas para as provas de roupas, como também ajuda a ampliar o espaço. O piso claro em madeira rosada e cinza dá leveza ao ambiente, enquanto a iluminação planejada favorece a avaliação do visual. Um toque de modernidade é dado pelo móbile em metal sobre a poltrona.

Simples e clean

Closets escandinavos por ZE|Workroom studio
ZE|Workroom studio

Гардеробная

ZE|Workroom studio

Outros closets podem se destacar pela simplicidade e ar de leveza, como é o caso do closet em estilo escandinavo da imagem acima. Totalmente revestido de madeira clara e com madeira escura no forro, o espaço tem linhas simples, mobiliário clean e uma leveza reforçada pela porta de correr em vidro. O closet ganha grande parte dessa atmosfera pela presença de janelas tanto na parte interna dele quanto na área externa, que favorecem a maior luminosidade natural e a circulação de ar. Na parte interna ao closet, prateleiras, araras e gavetas permitem a organização das roupas e acessórios. Na parte externa, a bancada em madeira, acompanhada por uma cadeira de linhas modernas, serve tanto como penteadeira, quanto como home office. Complementando a decoração discreta, uma poltrona azul turquesa confere um pouco de cor ao espaço e pode ser usada na hora de experimentar calçados.

Chic e moderno

Tendo a cor branca por base, o closet em estilo moderno da imagem acima tem um ar feminino e muito chic. Os espelhos se encontram em todas as portas dos armários e ao fundo, facilitando a avaliação do visual, ampliando o espaço e proporcionando um efeito de brilho a ele. Já o piso em madeira torna o ambiente mais acolhedor, enquanto o belo lustre em cristal dá um toque de requinte ao quarto de vestir. Para completar a decoração, um banco estreito em capitonê branco serve de apoio e descanso e as portas de correr permitem a privacidade.

Original e transparente

A originalidade pode se manifestar também no que se refere aos closets. Na imagem acima, o espaço abriga o quarto, o banheiro e o closet, que são realmente integrados. Da mesma forma que é possível tomar um banho de banheira tendo por vista a grande cama, a atividade de experimentar roupas pode se dar na saída desse banho, com ampla visão de toda a área íntima. As roupas ficam organizadas em araras protegidas por paredes de vidro e, ao lado delas, uma poltrona listrada com design arrojado serve para o descanso. Nesse ambiente moderno, clean e despojado, a experiência de se arrumar é completa. Mas é aconselhável que se instale um desumidificador de ar para que a umidade não danifique as roupas expostas na área do closet.

Suave e romântico

Suavidade e romantismo podem igualmente transformar o closet em um espaço delicioso para complementar o quarto de dormir. Na imagem acima, o closet de estilo escandinavo apresenta uma base na cor branca que confere leveza ao ambiente. Prateleiras, araras, gavetas, caixas e sapateiras aproveitam todas as paredes de cima a baixo, de modo a organizar todo o vestuário do casal. O carpete bege torna o ambiente mais acolhedor e confortável para as provas de roupa. Dando um ar romântico ao espaço, uma poltrona rosa clássica, acompanhada de banqueta na mesma cor e estilo, harmoniza-se perfeitamente com o carpete e a marcenaria claros.

Exótico e colorido

Para terminar, a concepção de um closet mais colorido e até exótico é uma possibilidade que não precisa ser descartada. Na imagem acima, o closet em estilo mediterrâneo tem toques orientais e muita cor na sua decoração. Armários estantes e escrivaninha (com vocação para penteadeira) se apresentam em um tom azul forte com detalhes em rosa, se destacando ainda pelo detalhes trabalhados na madeira. A cor rosa aparece ainda nas paredes e nas almofadas de um banquinho baixo de madeira. Já a cadeira da escrivaninha tem espaldar alto e design moderno. Por fim, o piso de ladrilhos hidráulicos em preto e branco forma um desenho bonito que realça a decoração. Para outras dicas sobre closets, leia este artigo.

Qual é o tipo de closet que mais combina com a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!