Casas campestres por Intra Arquitectos

O poder da reforma: casa rústica em ruínas ficou incrível

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Reformar uma casa nem sempre é fácil. Quanto mais envelhecida a casa, maior será o desafio. Quanto mais rústica, maiores deverão ser os cuidados com a identidade original. E nem sempre o que vemos antes de encomendar uma reforma nos parece recuperável. No caso do projeto que veremos hoje, por exemplo, a esquecida casa rústica feita de pedras, causava grandes arrepios.

Contratado para superar este grande desafio, o escritório espanhol Intra Arquitectos colocou todo o talento dos seus arquitetos em prática. Tomando os devidos cuidados para que as principais estruturas originais fossem preservadas, os profissionais seguiram com um trabalhoso cuidadoso para recuperar o interior e o exterior desta.

Com uma imagem nada agradável, foi preciso ter uma dose de coragem a mais para transformar o cenário de filme de terror, em um espaço perfeitamente agradável para toda a família. Partindo de um excepcional projeto, o casarão teve todas as suas dependências recuperadas com o mesmo clima de realeza que seus traços comuns às construções de castelos da Idade Média.

E para conferir esta incrível reforma, basta seguir conosco pelas imagens abaixo e se surpreender com a transformação incrível de um velho lar. Navegue conosco, aproveite o passeio e inspire-se!

Antes: descuido total

Casas campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-01

Intra Arquitectos

O oposto do romantismo é o abandono. Por isso, embora a natureza em volta de uma antiga casa rústica poder trazer o clima romântico a um determinado cenário, o descuido no cuidado com esta natureza pode significar abandono. E é exatamente desta forma que podemos descrever o cenário encontrado para a antiga casa de pedras. Quase engolida pela mata ao redor, o casebre precisava urgentemente de um socorro – e, posteriormente, de cuidados.

Depois: um sonho possível

Aquela antiga casa perdida em meio ao mato descuidado, passou por um longo cuidado, reestruturação e virou este incrível casebre de pedras. Com sua base recuperada, a casa teve um cuidadoso trabalho em suas paredes para que sua identidade ficasse mais imponente com suas características rústicas

O pavimento superior ganhou pequenas varandas nos quartos, tornando os interiores mais aprazíveis para a família. No pátio frontal à casa, o matagal descuidado deu espaço para um amplo jardim com gramado bem aparado, conferindo uma imagem mais acolhedora. 

Antes: a péssima sala de jantar

Cozinhas campestres por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-05

Intra Arquitectos

A sala de jantar foi encontrada em péssimo estado. A escuridão do interior e as vigas já envelhecidas conferiam um aspecto de abandono total ao ambiente, assim como as paredes e o piso em péssimo estado. No entanto, mesmo com este visual ruim, o grande espaço do ambiente despertava um excelente potencial de renovação. Uma boa oportunidade para mostrar todo o talento dos arquitetos.

Depois: refeições em um cenário interessante

O talento de nosso time é realmente especial. E foi confiando neste talento que os clientes os contrataram. Neste ambiente que antes estava completamente abandonado, a sala de jantar foi reorganizada de maneira belíssima em um cenário que passou a ser muito mais interessante.

As paredes de alvenaria deram lugar à estrutura original feita com pedras. O teto de madeira em altura baixa foi recuperado e ganhou altura para que o ambiente parecesse mais fluído. A mesa de madeira maciça foi somada perfeitamente à identidade rústica do espaço, tendo na dupla de luminárias um toque de romantismo a mais na decoração. 

Ao fundo, notemos a recuperação do espaço onde estava a lareira, onde as paredes de alvenaria foram derrubadas e deixaram a lareira visível por todos os ângulos. Um local mais do que interessante para as refeições do dia a dia.

Antes: um quarto fantasma

Quartos  por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-07

Intra Arquitectos

O cenário antigo do quarto era horripilante. Esperar que um fantasma aparece para brincar não seria incomum. A segurança do espaço estava já comprometida com uma fina viga de ferro sustentando a estrutura de madeira do telhado. 

Em todo o ambiente notamos escuridão e características de umidade e envelhecimento nas paredes e no tom azul para compor uma pequena faixa que divide as paredes com a cor branca. Dormir neste pequeno quarto? Só com muita coragem.

Depois: um quarto aconchegante

O que era horripilante, passou a ser totalmente aconchegante. Assim como na sala de jantar, as paredes de alvenaria cederam lugar para a identidade rústica original da casa com pedras no revestimento. 

O teto foi completamente recuperado – para o alívio de todos -, ganhando altura e oferecendo um ambiente que oferece uma sensação de maior espaço. A parede lateral foi pintada em tonalidade creme para que a iluminação pudesse ser mais valorizada, com este mesmo intuito, lâmpadas foram adicionadas no teto para oferecer iluminação direta no espaço decorado com fotografias.

Antes: banheiro horripilante

Quartos  por Intra Arquitectos
Intra Arquitectos

Estado previo-09

Intra Arquitectos

Assim como a sala de jantar e o quarto que vimos anteriormente, o banheiro antigo também exibia um cenário desolador. A aparência das paredes estava péssima com grandes problemas de umidade e mofo. Não havia qualquer condição de uso do espaço. Nem para propor desafios de coragem.

Depois: banheiro de novela

O que era antes um cenário horripilante passou a ser um cenário belíssimo e leve, digno de novela. O espaço ficou mais limpo e vibrante com a escolha da soma entre as cores branco e laranja, com destaque para as pequenas pastilhas que juntam o uso das duas cores.

No teto, a presença das vigas de madeira valoriza a personalidade rústica de toda a casa. A organização dos elementos e espaço de banho é simples, mas perfeitamente agradável, não lembrando qualquer detalhe do ambiente antigo. 

O que acharia de morar em uma casa como estas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!