9 Espaços de Estudo Para Crianças que Acabaram de Entrar na Escola!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Quarto de Menina - Projeto Residencial, Sofia Martins Interiores Sofia Martins Interiores Quarto infantil moderno
Loading admin actions …

A entrada na escola primária é uma das etapas mais importantes na vida das crianças. Para além da mudança que significa no dia-a-dia delas (agora com um bocadinho mais de responsabilidades), é lá que vão adquirir os conhecimentos de base para que, mais tarde, possam navegar qualquer área do saber. Além disso, para muitas crianças, a ida para a escola primária também significa um novo espaço com novos amigos e novas rotinas.

A entrada para a escola primária deve espelhar-se também no espaço das crianças em casa. Agora que vão ter trabalhos de casa, pequenas fichas, ditados, composições, pequenos trabalhos manuais, entre outras coisas, precisam de um espaço onde possam estudar e aprender, uma zona que seja dedicada apenas a isso e que se distinga das outras zonas: de brincadeira ou de dormir. Assim, elas sabem que, naquele espaço, é aquilo que têm que fazer. Criar um cantinho de estudo bonito e divertido pode até ser uma motivação para abraçarem com garra este novo capítulo!

Se tem um filho ou uma filha que acabou de entrar para a primeira classe, este artigo é para si. Ora veja.

1 – Uma Secretária Simples e uma Parede Pedagógica!

Começamos com uma proposta simples e divertida que nos chega pelas mãos da Boa Safra. Neste quarto, vemos uma secretária branca e baixa (a altura da secretária e da cadeira deve sempre ser adaptada à do seu filho) que surge complementada e contrastada por uma cadeira em madeira de linhas rectas e caricatas. A secretária é espaçosa e aparece apoiada por soluções de arrumação de parede onde a criança pode colocar alguns livros, cadernos ou material escolar. A parede com letras, palavras e imagens vai, certamente, ser uma fonte de aprendizagem já que a criança pode começar a relacionar as letras e as palavras com as imagens, agora que está na fase de as aprender. É uma parede decorativa e pedagógica! Adoramos a ideia!

2 – A praticidade do Minimalismo

Criar um espaço de estudo para os seus filhos não tem que ser sinónimo de um grande dispêndio. Uma prateleira larga – tal como a que se vê na imagem – pode perfeitamente funcionar como secretária. Neste projecto, que tem o branco como base cromática, a designer optou por trazer cor através das divertidas cadeiras em laranja neon. Chamamos, ainda, a sua atenção para a iluminação deste recanto feita através de uma lâmpada comprida, naquela que é uma abordagem muito fresca e minimalista à decoração.

3 – Um Espaço de Estudo de Estilo Nórdico

Comprar a secretária e a cadeira em conjunto é uma forma fácil de resolver a questão. Opte por um conjunto com um design simples, leve e funcional. Os brancos e as madeiras claras, muito ao estilo nórdico, são uma óptima opção para criar um espaço de estudo. Na parede, um placard pode ser uma boa opção para se afixar o horário, recados, datas importantes, entre outras coisas.

4 – Divirta-se com as Cores!

Tente que o espaço de estudo dos seus filhos seja divertido de alguma forma. Pode usar mobiliário de linhas inusitadas, comprar um candeeiro diferente, decorar a parede de forma divertida ou, ainda, optar por uma secretária com uma cor bonita – em vez do típico branco ou madeira – que se harmonize com as cores do quarto. A da imagem tem uma cor maravilhosa e fica ainda mais bonita com os puxadores dourados a valorizá-la. Além disso, é uma secretária que pode perfeitamente acompanhar toda a vida académica da menina para a qual este projecto foi feito.

5 – Pouco Espaço? Aproveite uma Esquina do Quarto!

Se no quarto dos seus filhos não parece haver espaço, considere aproveitar uma esquina para integrar uma secretária à medida. Favoreça uma secretária de linhas simples – para não sobrecarregar o ambiente – e complemente-a com uma cadeira confortável.

6 – Secretária Entre Estantes

Adoramos o aproveitamento que se fez desta parede que aparece forrada com estantes quase na totalidade. Entre elas, abre-se espaço para uma secretária rebatível que pode, a qualquer momento, ser fechada, libertando espaço no quarto. Os candeeiros amarelos suspensos iluminam a zona e dão ainda mais vida e graça ao conjunto.

7 – Secretária Como Prolongamento da Mesa de Cabeceira

Outra opção original é a criação de uma secretária através do prolongamento da mesa-de-cabeceira. Este é o tipo de peça que tem que ser feito à medida, mas um designer de interiores é a pessoa certa para o ajudar a planear um quarto de sonho com estes detalhes criativos. Pode, ainda, contratar um carpinteiro para fazer uma secretária semelhante para o seu filho.

9 – Zona de Estudo Sob Um Beliche

Os beliches propiciam soluções engraçadas como é o caso desta em que a secretária aparece sob uma das camas. Se os seus filhos partilham o quarto e têm um beliche com uma disposição igual ao deste, pode criar o espaço de estudo sob a cama. Não se esqueça, porém, de a iluminar devidamente, seja com um candeeiro de mesa ou com spots LED colocados na base da cama de cima.

9 – Para Dois

Terminamos com uma proposta para irmãos. A secretária da imagem tem uma largura que permite sentar duas crianças. As prateleiras, conjugadas com as estantes, possibilitam que se arrumem todos os livros e brinquedos para que o quarto se mantenha sempre em ordem!

Recomendado:

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista