Mesas ousadas e diferentes

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

O que vem à sua mente quando você ouve a palavra mesa? Talvez a grande maioria das pessoas diria que uma prancha horizontal de madeira e quatro pernas para sustentá-la, mas sabemos que se trata de muito mais do que isso. A história das mesas nos remete aos tempos do Antigo Egito, quando eram usadas para manter os objetos cerimoniais longe do chão, e logo após aos chineses, que utilizavam para trabalhar e estudar. Mas foi graças aos antigos gregos e romanos que as mesas evoluíram para peças usadas para comer e beber, e logo se tornaram um item luxuoso, sendo normalmente feito de materiais extravagantes. 

Hoje em dia, as mesas são partes essenciais das nossas cozinhas e salas de jantar. Elas são o centro das discussões, sustentam o entretenimento e as refeições, bem como nos auxiliam nas horas de concentração e foco. Neste livro de idéias, vamos te apresentar algumas mesas criativas que estão disponíveis no mercado, modelos que fogem do comum para adornar a sua casa de maneira exclusiva e artística.

Ilusão de ótica

Sala de jantar  por Duffy London
Duffy London

Megalith Table

Duffy London

A mesa da foto, criada pela Duffy Londres, é um desses exemplos em que uma peça de mobiliário funcional se transforma em arte. As pernas, que são também o suporte para o grande pedaço de vidro, parecem que estão em movimento, caindo como se fossem peças de dominó. Para criar a ilusão de ótica, onde um colapso parece ser iminente, os criadores fizeram uso de princípios básicos de física. Esta pode ser uma daquelas peças que farão todos os seus convidados e familiares coçar a cabeça e questionar seu funcionamento. Além de todo o efeito criado pela mesa, ela é cuidadosamente feita de aço e vidro, o que faz dela uma fortaleza.

Pintura

Sala de jantar  por Ociohogar
Ociohogar

Mesa Valentinox de Cattelan Italia

Ociohogar

A peça da foto parece ter saído de um quadro modernista do último século. O tampo de vidro deixa a curiosa base sempre à vista, e o conjunto contribui imensamente na criação de uma sala extremamente moderna e de bom gosto.

Mesa das fadas

Sala de jantar  por Kvadrat Meble
Kvadrat Meble

Fairy Table

Kvadrat Meble

A mesa mágica criada por Kvadrat Meble é uma peça única e exclusiva. As pernas e o tampo da mesa contrastam ao mesmo tempo que complementam um ao outro, deixando a mesa com um estilo bem singular, ao confrontar dois tipos de madeiras em diferentes acabamentos e cores. Com um tampo de 90x90cm, a mesa pode ser estendida para 140 centímetros, o que significa que mais pessoas poderão juntar-se a você para desfrutar momentos mágicos.

Madeira e vidro

Sala de jantar  por Ociohogar
Ociohogar

Mesa Dominó de Cattelan Italia

Ociohogar

Outro exemplo de mesa moderna, essa, que não deixa de ser simples, utilizando apenas madeira e vidro, mas que deixará qualquer visitante impressionado. O design da base é bastante excêntrico, mas não chega a ser exótico, e pode combinar facilmente com o restante do seu mobiliário.

Jantar à três

Aqui temos um exemplo de uma mesa detalhada de  três pernas, criada por Tom Cooper Fine Furniture. Como você pode notar a partir de seus traços finos, a mesa é altamente artesanal, feita de madeira da maior qualidade. Os designers por trás desta peça são conhecidos por mobiliário de madeira sob medida, e eles intitularam a criação de The Trinity. 

As mesas redondas voltaram a estar na moda, pois são melhores para conversar, compartilhar pensamentos e exclui lugares hierárquicos. Esta é perfeita para jantares longos, conversas abertas e refeições deliciosas, além de que irá, com certeza, impressionar a todos os seus convidados.

Mobilidade

Que tal essa mesa no centro da casa? O reaproveitamento das rodas de bicicleta para criar essa peça foi uma grande sacada dos designers da Fontanaarte.

Mosaico

Sala de jantar  por Briggs & Cole
Briggs & Cole

Losango Dining Table (Detail)

Briggs & Cole

A mesa da foto, criada pelo duo artístico Briggs & Cole, é uma mistura de diferentes artes, que se juntam para criar uma peça única e especial. Além de sua maravilhosa qualidade estética, esta mesa é extremamente funcional. A base pode ser separada do tampo, facilitando o transporte, caso ele seja necessário. Os designers referem-se à arte superior como Arabesque, que é um termo utilizado para descrever os elementos encontrados na arte e arquitetura islâmica.

Quer saber mais? Confira aqui dicas de decoração para a sua sala de jantar!

Qual dos modelos mais te chamou a atenção?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!