Salas de estar modernas por Studio 06

Da ruína ao luxo: reforma mudou totalmente essa casa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Não há dúvidas de que a reforma de um edifício existente, quando executada por bons profissionais, pode resultar em uma casa totalmente nova, com qualidades ambientais e estéticas dignas de uma casa nova. A vantagem é que reformar custa menos do que construir e você não tem os inconvenientes de uma mudança de casa. Veja a seguir como uma reforma pode ser a melhor solução.   

Hoje desembarcamos no norte da Itália, para apresentar uma reforma residencial incrível conduzida pela equipe do Studio 06. Localizada em San Benigno, em Turim, a casa em ruínas foi convertida em uma vila moderna, inspirada no estilo de loft, com a criação de espaços integrados, de um mezanino e de amplas aberturas.  

Curioso para desvendar todos os ângulos e encantos desta reforma espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta antiga vila tradicional transformada em um loft contemporâneo incrível, que proporciona conforto e funcionalidade.

A casa antes da reforma

Antes da intervenção a casa encontrava-se em estado de abandono e sem uso. O sobrado de dois pavimentos voltado para o jardim era caracterizado pela forma simples do telhado de duas águas coberto de telhas cerâmicas e pelas esquadrias de madeira de dimensões modestas, que podemos ver nesta imagem, geravam um certo sombreamento e escuridão no interior da residência.  

Como a casa ficou depois da intervenção

O maior desafio dos autores do projeto foi transformar uma casa antiga em ruínas em uma residência moderna confortável e funcional. Inspirados no estilo dos lofts, com espaços amplos e integrados, mezaninos, estruturas e tubulações aparentes e janelas generosas, o projeto de reforma propôs a criação de um mezanino e de amplos planos envidraçados, que proporcionaram a entrada abundante de luz natural e buscaram a integração do ambiente com o jardim, que ganhou, portanto, um grande destaque no projeto. As portas-janelas amplas com esquadrias de alumínio evidenciam o caráter contemporâneo do novo edifício.

Interior da casa reformada

A sacada aberta para o jardim da casa antiga deu lugar ao mezanino, integrado ao living room. A antiga varanda foi incorporada ao espaço interno, ampliando a área dos espaços de convívio. O interior da nova casa é caracterizado portanto pelo pé-direito duplo, pela integração dos ambientes e pela entrada abundante de luz natural. As cores são predominantemente neutras, destacando não apenas a vista para o jardim, mas também detalhes como o painel vermelho, que se estende do pavimento térreo ao mezanino, quebrando a monotonia do branco e cinza e dando um toque de personalidade ao ambiente.

Living room

A organização espacial da nova casa ficou assim: no pavimento térreo estão situados os espaços de convívio, sala de estar, sala de jantar e cozinha integradas e no pavimento superior, no mezanino, está situada a área íntima. Com a incorporação da varanda e a criação do mezanino, foi possível criar um ambiente de pé-direito duplo, quer permite a visão da estrutura e do forro de madeira da cobertura, elementos que remetem ao antigo edifício.

Além de otimizar o aproveitamento da luz natural, revertendo a escuridão da antiga casa, as generosas portas-janelas criam a sensação de continuidade espacial entre o espaço interno e o jardim, tornando o ambiente mais agradável.

Piso de vidro

Para levar a luz natural ao interior de toda a residência, o projeto criou no piso do mezanino um vão, fechado com viro temperado, que permite a passagem da luz natural, que entra pela claraboia, pelo mezanino, iluminando as partes mais distantes das janelas voltadas para o jardim. Esta solução mostra como o projeto buscou elementos arquitetônicos individuais para proporcionar maior conforto e praticidade aos moradores. É possível assistir à televisão, situada no térreo, desde o mezanino, através do vão envidraçado do piso. 

Se você busca soluções originais para o projeto de interiores, recomendamos-lhe este artigo com ideias super criativas para todos os ambientes.

Banho

No banheiro, o projeto priorizou a qualidade dos materiais de acabamentos e criou uma atmosfera intimista com os tons escuros das pedras que revestem piso e paredes combinadas com a iluminação direta com luzes quentes embutidas no forro. A bancada de madeira e a cuba de apoio do lavatório realçam a elegância e a sofisticação do ambiente.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Gostou deste projeto de reforma? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!