CASA DE CAMPO: Casas rústicas por Graça Brenner Arquitetura e Interiores

Casa de fazenda gaúcha tem fogão à lenha e forro de madeira

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As casas de campo tornaram-se casas de fim de semana, para pessoas e famílias que apreciam o contato com a natureza, o contato com os animais, o clima tranquilo da vida rural e a atmosfera campestre relaxante e nostálgica. Além destas atrações, as casas de campo costumam oferecer áreas de lazer com piscina e espaços gourmets para receber os amigos e familiares com mais conforto e praticidade.

Hoje desembarcamos no Rio Grande do Sul, para apresentar uma casa de campo deslumbrante. Localizada na cidade de Gravataí, a casa de campo foi ampliada e contemplada com um novo espaço gourmet, projetado e executado pelos arquitetos Graça Brenner e José Luiz Pereira. O novo espaço gourmet foi integrado ao living room da residência, destacando-se pelo seu estilo rústico, pela atmosfera aconchegante e pela funcionalidade.

Curioso para desvendar todos encantos e todos os ângulos da nova área gourmet desta casa de campo incrível? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens do projeto de reforma e ampliação que resultou em um novo espaço gourmet, para receber amigos, curtir os momentos de descanso e, claro, saborear pratos caseiros deliciosos.

Fachada posterior

O projeto do novo espaço gourmet envolveu a expansão do programa de necessidades da casa de campo. O projeto optou pela construção de um anexo, integrado ao edifício existente, ao invés de um edifício independente e separado. Situada na parte posterior da residência, o novo anexo abriga o espaço gourmet, uma sala de estar extra e uma pequena varanda.

O novo edifício anexo conta com estrutura de madeira aparente, telhado de planos inclinados cobertos de telhas cerâmicas e amplos painéis envidraçados, que dialogam com a arquitetura do edifício existente, criando, portanto, uma relação harmoniosa entre o existente e o novo.

Sala de estar

Para agregar mais comodidade e bem-estar aos moradores e convidados, o novo anexo conta também com uma sala de estar, que combina os sofás de design contemporâneo com móveis rústicos, com destaque para a mesa de centro e para as duas poltronas feitas de madeira de demolição, que garantem o conforto dos moradores e reforçam o estilo rústico do ambiente.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Ambientes integrados

A integração espacial dos ambientes do novo espaço gourmet é um dos destaques do projeto. A cozinha, a sala de jantar e o estar foram integrados, criando um ambiente amplo e aconchegante. Há vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante, já que os ambientes se abrem para a o espaço exterior, graças às generosas portas-janelas que inundam também o ambiente de luz natural.

Materiais de acabamentos rústicos

Os revestimentos foram cuidadosamente escolhidos de modo a realçar a sensação de aconchego e o estilo rústico da edificação existente. Além da estrutura de madeira aparente, a parede revestida de tijolinhos à vista, o piso cerâmico, que imita madeira, a estrutura de madeira aparente da cobertura e o forro de madeira realçam o estilo campestre do ambiente e dialogam com a natureza circundante.

Cozinha e sala de jantar

Apesar de integrada à cozinha do edifício existente, o novo espaço gourmet conta com uma cozinha extra, uma sala de jantar, uma sala de estar e um espaço lounge. O novo espaço gourmet é integrado ao living room da residência através de uma ampla abertura, evidenciando a sua vocação como espaço de convivência.

Um painel de piso cerâmico delimita a sala de jantar, que é composta de uma mesa de madeira de demolição, de duas cadeiras e dois bancos de madeira, que realçam o charme e o estilo rústico do ambiente.  

Fogão e forno a lenha

Obviamente, a atividade principal de um espaço gourmet é preparar e servir pratos saborosos aos amigos e familiares. Um dos destaques da área gourmet é o conjunto de fogão e fornos à lenha, inclusive um forno para pizza, que garantem o sabor especial da comida caseira. O fogão e o forno à lenha são revestidos de ladrilhos hidráulicos, que dão um toque colonial ao ambiente.

Varanda

Uma varanda, que funciona como espaço lounge, complementa o programa de necessidades do novo anexo. Assim como os demais espaços sociais, o ambiente se abre completamente para a paisagem natural circundante, proporcionando vistas agradáveis e uma atmosfera campestre e relaxante.  

Se você gostou deste projeto de ampliação e construção de um novo espaço de convivência, recomendamos-lhe este artigo, sobre a reforma e ampliação de uma casa de veraneio espetacular.

O que você gostaria de acrescentar em sua casa em um projeto de ampliação?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!