Salas de estar  por Gantous Arquitectos

8 salas cheias de cor onde o bom gosto reina

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

As cores são elementos essenciais na decoração de uma casa ou apartamento. Mesmo nos espaços pequenos, elas podem ser usadas para criar diferentes atmosferas que agregam originalidade ou personalidade ao ambiente de uma sala de estar, por exemplo.

O uso das cores deve ser sempre bem estudado para que se consiga os efeitos desejados. Por exemplo, quando se utiliza um grande espectro de cores na decoração da sala de estar, deve-se ter como base o branco e outras cores claras para que se possa dar um respiro ao ambiente. Nesse caso, o mais indicado é usar as cores, quentes e frias, em detalhes como uma obra de arte, um tapete ou almofadas.

Cores quentes devem ser bem equilibradas na decoração para não se ter um festival na sala de estar. Do mesmo modo, as cores frias devem ser contrabalançadas com branco ou cores mais quentes para não se ver com uma sala de estar triste ou sombria.

Amarelo, laranja e vermelho costumam iluminar o ambiente, mas devem se apresentar na dose certa. Já o azul, o lilás, o rosa e o verde deixam o espaço mais delicado, mas sem a devida proporção o tornam apagado. O ideal é combinar cores quentes e frias em doses harmoniosas.

O estilo da sala de estar pode ajudar – e muito – na escolha das cores mais adequadas à decoração. Ambientes modernos ousam mais com toques de cores fortes, enquanto espaços românticos preferem cores mais delicadas e suaves. O que não é necessariamente uma regra.

Conheça 7 salas de estar pequenas e coloridas que podem inspirá-lo a colocar mais cor na sua casa!

Azul e rosa: frescor e leveza

Gran Village Club: Salas de estar  por Lo. interiores
Lo. interiores

Gran Village Club

Lo. interiores

Em uma sala de estar muito pequena, o sofá é geralmente o centro da decoração. Portanto, saber escolher a cor do sofá é tarefa das mais importantes para que se produza o efeito desejado. Na imagem acima, a escolha da cor do sofá recaiu em um lindo tom de azul, que sugere frescor e leveza. Outros tons de azul aparecem em almofadas e na poltrona ao canto, em especial o azul turquesa. Complementando a cor azul está a cor rosa das almofadas, que dão um toque mais vibrante e moderno à decoração. No pano de fundo, o cinza das paredes e o efeito de madeira do painel atrás da TV ajudam a destacar os pontos de cores.

Toques de energia

A proprietária dessa casa desejava um lar com cores fortes. Revestir paredes com cores vibrantes trouxe bastante energia para a sala. O segredo para evitar excessos foi contrabalançar a decoração com tons neutros. Assim, o piso é branco, os sofás são creme e a parede atrás da TV tem tom escuro. 

Tudo colorido: pura alegria

É mesmo muita ousadia apostar em uma decoração cheia de cores. Afinal, o limite entre uma sala de estar alegre e outra que lembra um circo itinerante é muito tênue. Mas isso pode ser bem administrado com grandes doses de branco ou tons neutros. É o caso da sala de estar em estilo moderno do projeto realizado por KTA – Krakowiak e Tavares Arquitetura. O segredo deste ambiente é ter investido em cores não tanto no mobiliário, mas nos detalhes da decoração. Exemplos disso são a linda escultura de parede, muito bem iluminada, o delicioso tapete quadriculado e algumas das almofadas que enfeitam o sofá claro. O resultado é caloroso e alegre sem passar da medida, mas estimulante o suficiente para deixar as pessoas encantadas.

Azul, rosa e lilás: delicadeza e harmonia

Composição de três ou mais cores, sejam elas quentes ou frias, exige mais estudo, mas pode produzir efeitos que criam uma atmosfera especial. Um exemplo de composição de cores frias que traz delicadeza, tranquilidade e harmonia é aquela com azul, lilás e rosa. Na imagem acima, a sala de estar se caracteriza pelo uso de grandes almofadões no lugar de sofás. Essas peças podem ser mudadas de lugar, fazendo desenhos diferentes a cada vez. As cores azul e lilás são calmantes, enquanto a cor rosa acende um pouco o conjunto. Também estão presentes almofadas estampadas com desenhos refinados, o que aparece ainda no painel azul e branco na parede ao fundo, que tem ares orientais. O tapete roxo complementa o ambiente, que é muito relaxante e original.  

Laranja: vibração e aconchego

Salas de estar  por Gantous Arquitectos
Gantous Arquitectos

Polanco Penthouse

Gantous Arquitectos

Muitas vezes, não é preciso usar a cor na sala inteira: basta escolher um item importante do mobiliário, como o sofá. Na imagem acima, a sala de estar tem por base tons suaves e neutros, mas coloca o foco no belo sofá cor de laranja, que agrega vibração, intensidade e aconchego ao espaço. As almofadas e o tapete também acrescentam toques de cores diversas ao ambiente, mas o sofá laranja se destaca e chama a atenção de maneira muito convidativa. Cor menos vibrante que o vermelho, o laranja tem a vantagem de não cansar a visão, aumentando o conforto das pessoas no espaço. Uma bela jogada foi combinar o sofá laranja com a composição de fotografias B&P na parede atrás do móvel.

Verde e rosa: doçura e pureza

Verde e rosa constituem uma combinação muito delicada, que deve ser bem pensada para não se tornar folclórica. Para tanto, o mais adequado é usar essas cores em detalhes, tendo como base o branco. É o caso da sala de estar da imagem acima, que apresenta um lindo sofá branco de linhas retas e puras, paredes brancas e poltrona com estofado branco. Superpostas a esse fundo claro, as duas cores surgem em elementos como as almofadas rosa e o tapete verde-amarelado, sem falar das plantas viçosas dispostas na bancada de madeira. Em doses homeopáticas, ambas as cores trazem ao ambiente uma sensação de doçura e pureza, com uma inspiração floral.

Verde e vermelho: elegância e paixão

Salas de estar  por homify

Cores puras em grandes extensões também têm os seus encantos. A conhecida técnica de pintar toda uma parede da sala de estar pode trazer ao ambiente elegância e modernidade se for, por exemplo, escolhido um tom vivo de verde como na imagem acima. Por sua vez, rebatendo a cor fria, o arrojado aparador em vermelho intenso, disposto na lateral do sofá cinza, acrescenta um toque de entusiasmo e paixão a um espaço com decoração bem clean e quase minimalista. A combinação dessas cores levanta a atmosfera de uma sala de estar que, de outra maneira, seria muito simples e monótona. Para outras dicas sobre cores na decoração, leia este artigo

Amarelo e marrom: luz e sombra

Especialmente quando se utiliza as cores mais fortes, o mais correto é não exagerar. Essas cores podem fazer muita diferença mesmo em doses bem pequenas. Isso fica evidente na sala de jantar em estilo eclético que aparece na imagem acima. Com preponderância de cores terrosas, como o marrom e o bege, além do preto, que surgem no sofá, na bancada da TV, nas paredes e no tapete, o espaço ganha luz e modernidade com os detalhes em amarelo. A banqueta de design arrojado, as portas do armário inferior da bancada de TV, a mesinha lateral e alguns dos quadros, tudo isso traz a luminosidade do amarelo para a sala de estar e a torna mais viva.

Quais são as cores usadas na decoração da sua sala de estar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!