Cozinhas modernas por Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto

Atrás da fachada caidinha, há um apartamento pequeno de sonho!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Hoje viajaremos até o outro continente, chegando em Lisboa, no coração de Portugal. Aproximando-nos um pouco mais, chegamos em Bairro Alto, um dos marcos da noite lisboeta e da vida boêmia. Mas que também é conhecido por ser um bairro típico e pitoresco, com suas ruas estreitas, sinuosas e construções antigas.

Região de bares e restaurantes, lojas exclusivas e ateliês de moda, o Bairro Alto atrai diferentes pessoas todos os anos. O foco principal de suas atrações turísticas possui dois momentos. À noite, oferece agitação e lazer. E durante o dia, proporciona lindas visuais sobre sua área residencial calma e acolhedora. 

Por conta de todas estas características, é uma região muito procurada para se viver ou começar um negócio comercial. Assim, impulsionado pelo mercado, o bairro frequentemente recebe propostas de maravilhosos restauros. Por suas ruas encontramos uma série de antigos edifícios que dão origem a casas modernas, mas mantendo um tom retrô e nostálgico. 

Hoje conheceremos um desses casos, onde um antigo apartamento típico foi completamente renovado. Sua tipologia com revestimentos de azulejos e varanda em ferro fundido foi preservada. Mas além da fachada, uma grande transformação tomou conta, assinada pelo escritório de arquitetura Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto. Veja a seguir como todas as expectativas ganharam forma!

Uma fachada tradicional de Lisboa

Casas modernas por Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto
Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto

Edifício de habitação Rua do Norte 24 a 28 . Bairro Alto . Lisboa

Pedro Ferro Alpalhão Arquitecto

Capital do azulejo, Lisboa é conhecida por ter a maior utilização deste material. Pensa-se até que sua luminosidade característica é resultado de seu reflexo. E caminhando-se por suas ruas, encontramos azulejos em diferentes estados e situações. 

O apartamento que conheceremos a seguir é parte de um desses prédios com fachadas em azulejos. Um entre tantos que compõem esta linda paisagem urbana de Lisboa. Um entre muitos que clamavam por uma mãozinha urgente!

O hall de entrada: um toque diferente!

Ao entrarmos, vemos imediatamente um ambiente de muito cuidado e beleza. Protagonizando os interiores, a madeira envolve todos os sentidos, com seu toque e cor quentes. 

Preenchendo os espaços, encontramos móveis simples e em quantidades bem medidas. Assim, a atmosfera permanece leve e não perde seu toque original. 

Assim que passamos pela entrada, acessamos em seguida a sala de jantar e sala de estar. Para demarcar esta passagem, um painel em madeira vazado enfatiza e embeleza o espaço. Um opção decorativa super especial!

Não podemos deixar de notar também o espelho de madeira em formato de sol, recebendo os convidados com boas energias e trazendo elementos da cultura local. 

Cozinha moderna e prática

Idealizada para preencher todas as necessidades dos moradores, a cozinha recebeu um lindo design. O piso tem dois revestimentos: madeira de um lado e vinil do outro. Uma forma de adaptar os materiais ao uso. 

Muitos armários compõe as paredes, com superfícies lisas e de fácil limpeza, tornando o espaço clean e de simples manutenção. 

Esta cozinha tem absolutamente todos os elementos necessários para prepararem-se refeições deliciosas para toda a família. Perceba também o fogão e microondas embutidos na marcenaria. Perfeição!

A sala de estar moderna

Após uma visita pelas lindas ruas de Lisboa, nada como voltar para o aconchego essencial do lar. Pensando nisso, esta sala foi projetada com ainda mais esmero. 

O mobiliário tem linhas simples, retas e modernas, mas não deixe de ser muito confortável. Foram utilizadas tonalidades entre quentes e neutras, que proporcionam sensação de relaxamento e atmosfera de descanso. Completando o visual, o tapete, macio e um tanto rústico, adaptou-se perfeitamente ao design de interiores.

Escadas como uma sanfona

A partir do hall de entrada, encontramos escadas belíssimas que encaminham os moradores às áreas íntimas da casa. Muito modernas e de presença marcante, lembram o fole de uma sanfona, com sua simplicidade cativante. 

Por sua leveza, não deixam o ambiente carregado e facilitam a circulação de ar, luz e pessoas. A ausência de corrimão valoriza a estética e permite maior fluidez visual.

Um quarto extraordinário

E agora conhecemos um dos maiores segredos deste apartamento: ele funciona como uma mistura entre apartamento e loft!

Pode parecer demasiadamente diferente, mas seu efeito é impressionante! Voltando à imagem da sala de estar, é possível reparar das grades sobre a mesa de jantar. É onde encontramos o mezanino que abriga o quarto. Seu pé-direito é baixo e se beneficia da inclinação do telhado para orientar a cama de casal.

Assim, o conceito de espaço aberto e integrado mostra toda a sua beleza e potencialidade, mesmo que possa chocar de início. Normalmente tendo quartos mais reservados, as casas podem também se beneficiar muito deste estilo arquitetônico. Aqui, a decoração minimalista e a luz intensa permitem um espaço fresco e acolhedor. 

Um conceito definitivamente diferente!

Maravilhoso quarto no sótão!

Além do quarto principal que conhecemos, encontramos neste apartamento também outro quarto especialmente voltado ao descanso. Com pequenas dimensões e muita privacidade, este beneficia-se igualmente da luz natural. Possui apenas os móveis necessários e completa-se com um ambiente adjacente que abriga outros usos e móveis ligados aos usos do quarto. 

Banheiro moderno para acabar

Terminamos este livro de ideias com uma visão do banheiro. Percebemos neste ambiente uma paleta de cores concisa e bem trabalhada, de acordo com o conceito estético da obra geral. Vemos os tons de terra presente nos revestimentos e o branco impecável iluminando certos pontos. Bastante moderno, traz apenas o indispensável, através de muita ordem e beleza. 

Aproveite e conheça também:

Linda dentro e fora: descubra a decoração rústica desta casa

Gostou desdes lindos interiores? Então conte para nós a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!