MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura

16 ideias para ter um jardim na varanda

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Criar um jardim na varanda é o sonho de muita gente. Por isso, hoje trouxemos um conjunto lindíssimo de ideias com pequenos jardins decorativos que embelezam ainda mais este espaço especial.  São ótimas inspirações para quem, além de amar passar o tempo na varanda de casa, não abre mão de ter plantas para valorizar a decoração do lar.

Pensando nisso, trouxemos também algumas ótimas dicas, como o jeito certo de cultivar as plantas nesse espaço da casa, quais os principais tipos de plantas de acordo com as condições naturais do seu terraço e, principalmente, alguns projetos maravilhosos com os quais você, certamente, vai se identificar. 

Esperamos que, com estas dicas e os belos trabalhos de nossos profissionais, você possa novas opções para dar um toque ainda mais especial não só para a varanda de sua casa, mas, também, para outros cômodos que ficarão ainda mais agradáveis com as presenças de plantas. 

Siga conosco e inspire-se!

Dica 1: Saiba como é o clima na sua varanda

Não adianta sair escolhendo vários tipos de plantas para a sua varanda sem antes saber algumas questões muito importantes, como o quanto o sol incide no interior da varanda, os locais que abrigam sombras e o quanto os ventos chegam ao local. Tudo isso influenciará na saúde de suas plantas, seja qual for as espécies delas. 

De maneira geral, algumas questões respondem rapidamente isso, como a posição do local com relação ao nascer do sol. 

Em andares mais altos é comum que o sol chegue sem grandes obstáculos, como fios, postes ou árvores. Com isso, é possível apostar em árvores frutíferas, como a romã, a pitanga e a jabuticaba. Já os andares mais baixos favorecem plantas que se desenvolvem bem em sombra ou meia sombra.

Além disso, existe outra questão que está diretamente relacionada a você: o tempo livre disponível para cuidar das plantas. Algumas demandam mais cuidados, enquanto outras pedem apenas algumas regas regulares. Portanto, para ter um jardim perfeito na varanda, leve tudo isso em consideração e mãos à obra!

Escolha o tipo de planta conforme a sua varanda

  • Plantas para varandas baixos: Em andares baixos há pouca chegada de ventos e menor incidência do sol. Por isso, são indicadas plantas de sombra e meia sombra, como Pata de Elefante, Lança-de-São-Jorge, Pau d'água, Pândano Espiral, Plameira Ráfis, Orquídeas, Asplênio, Samambaias, Bromélias, Heras, Marantas, Brilhantinas e Peperônias. 
  • Plantas para varandas altas: Se esse é o seu caso, é importante evitar plantas com caule fino, pois é comum que o vento chegue mais forte, o que pode causar quebras nas plantas. Entre as espécies indicadas, estão a Pata de Elefante, Cróton, Suculentas, Cactos, Aspargos e Espadas de São Jorge. 
  • Plantas para varandas com muito vento: Aqui é necessário um cuidado adicional, já que os ventos fortes podem prejudicar muitas espécies de plantas. Portanto, é indicado que sejam escolhidas plantas que possam ser adaptadas a vasos grandes. Entre as espécies indicadas estão a Pitosporo, Azaleia, Kaizuka, Podocarpo, Gardênia, Viburno e Lança. 
  • Plantas para varandas com sol mais forte à tarde: Nessa condição é indicado que plantas rústicas sejam escolhidas, já que a radiação do sol tende a ser mais forte. Entre as espécies indicadas estão a Strelitzia, Solano, Bela Emília e Boungainvillea. 
  • Plantas para varandas com mais sol pela manhã: Nesse caso, as plantas cultivadas à meia sombra são boas opções, pois o calor do sol é mais ameno. Plantas de meia sombra, como o Antúrio, são indicadas. Além disso, Bromélias, Lírio da Paz, Hosta, Begônias e Clívia, são boas opções. 
  • Plantas para varandas fechadas: No caso de varandas fechadas, a pouca circulação de ar pode ser um problema. Assim sendo, plantas como a Primavera, é ótima, pois, além de linda, é bastante resistente. Para essa espécie são indicados vasos de 50 a 70 cm, pois garantem o bom desenvolvimento das raízes e folhas. 

1. Jardim vertical

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Nesta pequena varanda de um apartamento em andar alto, o pequeno jardim foi decorado com pequenas plantas e vasos enfileirados verticalmente. A construção do espaço utilizou peças de madeiras de demolição para oferecer um aspecto ainda mais natural ao ambiente. 

Para o conforto, foi adicionada uma linda cadeira com estofados suspensa no teto por cabos. O piso em madeira e as cores suaves da cadeira complementam perfeitamente a decoração acolhedora.

O belo projeto é do escritório BC Arquitetos, do Rio de Janeiro (RJ).

2. Pergolado

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

O prazer de aproveitar o dia em uma varanda é o que faz deste um espaço tão amado na casa. Seja construída no interior do lar ou projetada como uma extensão em grandes quintais, é certamente ali um dos espaços mais amados.

Neste projeto do escritório Bender Arquitetura, de Curitiba (PR), notamos um delicioso ambiente construído com caibros de madeira. A estrutura em pérgola do espaço tem cobertura com placas transparentes para que a iluminação natural possa ser abundante em todo o espaço. 

Para decorar o ambiente, além das cadeiras em vime, notamos uma grande quantidade de plantas ao fundo, oferecendo um delicioso clima de natural. Entre as cadeiras, estão belos vasos coloridos com flores delicadas na cor azul, enquanto, mais ao lado, estão vasos com pequenos pinheiros complementando a decoração. 

Uma decoração perfeita para aproveitar o espaço em todas as horas do dia.

3. Vasos de flores pequenos

Somar flores e artes sempre resulta em boas ideias. Nesta composição do paisagista Eduardo Luppi, de São Paulo (SP), a utilização de vasos com decorações étnicas foi excelente para embelezar ainda mais o pequeno jardim. A madeira está presente em todos os detalhes, desde o caixote com flores ao painel que comporta o jardim vertical. O resultado final é belíssimo. 

4. Flores no aparador

Neste espaço projetado pelo escritório Lopez Interiores, de São Paulo (SP), a ideia foi aliar conforto e cores vibrantes, resultando em uma varanda mais vibrante. A varanda em formato de corredor foi dividida entre local para descanso, onde está a ampla cadeira de vime, e o local onde a organização conta com um pequeno aparador e flores que dão delicadeza à decoração. 

As vidraças com aberturas laterais ajudam na contemplação do belo visual, protegem da chuva e podem proteger a casa em meio as mudanças climáticas.

5. Trepadeiras com móveis de fibras

Cobertura Leblon : Terraços  por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

As cores vibram incrivelmente neste ótimo projeto da Escala Arquitetura, do Rio de Janeiro (RJ). Podemos notar uma ótima variedade de elementos criativos, como a grande poltrona na cor verde com design que nos lembra cenários de Alice no País das Maravilhas. A variedade de tons passeia ainda na mesa alaranjada com tecido vermelho, no tapete e banqueta azul e nas múltiplas almofadas estampadas. 

Ao fundo, vasos com plantas deixam o ambiente ainda mais vivo e a cerca de arame foi utilizado como apoio para espécies trepadeiras. Uma varanda repleta de criatividade.

6. Vasos em paineis de madeitra

Se você mora em um apartamento ou casa com pequenos espaços para a varanda, mas não abre mão das plantas para decorar o espaço, uma alternativa interessante é a utilização de painéis de madeiras instalados em uma das paredes, onde os vasos poderão ser distribuídos verticalmente. 

Neste projeto do escritório Ju Nejaim Arquitetura, de Recife (PE), a escolha pelo painel foi uma excelente ideia para organizar a varanda. Além das plantas organizadas verticalmente, outra boa ideia para espaços pequenos foi utilizar suculentas para decorar a pequena mesa de vidro.

7. Plantas de diferentes alturas

Um grande exemplo de um terraço verde redondo no meio da cidade você vê nesta foto. Aqui você pode circular entre seus entes queridos, além de apreciar a vegetação de numerosas plantas e também se transformar em um verdadeiro jardineiro por diversão. Ao visualizar este terraço é claro: o proprietário é um amante pela natureza e utilizou na concepção do jardim uma grande variedade de espécies diferentes e altas. Além disso, a altura também ajuda na privacidade. O terraço facilmente é transformado em um lugar íntimo de descanso – sem os olhos curiosos dos vizinhos, é simplesmente uma extensão de seu apartamento no meio da cidade!

8. Varanda de jantar

 Quem tem uma varanda, também deve usá-la inteligentemente. Somos grandes fãs de integrar varanda e estar. Na foto você pode ver que à direita na entrada da varanda aconchegante existe uma pequena mesa com cadeiras – condições perfeitas para um pequenos refeiçoes ao ar livre sob as estrelas.

9. Vasos com arbustos

Ao lado do terraço, que já é exibido na imagem ao lado, também nota-se uma varanda, que pode ser designado como um pulmão verde no centro da cidade. Muitas das plantas são usados como telas e foram mantidos durante anos pelos moradores – um pedaço com a presença da natureza que permitiu ter uma varanda privada – construída com todo o cuidado e atenção para as plantas verdes e flores. O verde contrasta com a cidade em ritmo acelerado e aparece quase como uma clareira na floresta de conto de fadas, que o convida a relaxar.

10. Trepadeiras evitam olhares curiosos

Há um outro exemplo de como você deve melhor lidar com os inconvenientes da vida urbana – como eventuais vizinhos curiosos. Não é um bom pré-requisito para as noites quentes de verão quando você quer comemorar com sua família e amigos. Procure, portanto, rapidamente encontrar algumas espécies altas de plantas ou cubra sua tela com pequenas flores, assim você evita olhares curiosos, como na imagem!

11. Jardim vertical de samambaias

Para decorar esta agradável varanda em um apartamento, o arquiteto e designer Rodrigo Maia, de Fortaleza (CE), organizou a área em formado de corredor com duas mesas idênticas que compõem o ambiente de cores claras e, ao fundo, utilizou um jardim vertical com samambaias. O efeito de cascata com as folhas ficou belíssimo. Para deixar o ambiente ainda mais vibrante, foi utilizado um aparador na cor amarela e flores coloridas.

12. Vasos discretos

Esta varanda também se baseia em elementos verdes. Ao mesmo tempo, o morador escolheu o estilo asiático, muita madeira, o que contribui para um ambiente agradável. As persianas são feitas de madeira e os canteiros simples, transformam a varanda urbana em um lugar tranquilo e simples.

13. Com caramanchão

Ao projetar sua varanda também é recomendável buscar conselhos de profissionais, ou seja, paisagistas. Os especialistas para varandas, terraços irão aconselhar de forma correta – não só em termos de privacidade apropriada, mas também em conselhos sobre estilo de plantas, solos e objetos de decorativos para instalar na sua varanda.

14. Painel verde intercalado

Existem diversas formas muito agradáveis de manter um jardim na varanda de casa. Uma delas é a criação de painéis verdes nas paredes, como podemos notar neste projeto da Quadro Vivo Urban Garden Roof & Vertical, que utilizou espécies trepadeiras em espaços intercalados para criar um efeito incrível. Como estas espécies podem não gerar flores, foram escolhidos pequenos vasos com flores para deixar a varanda ainda mais bonita.

15. Vasos e divisórias

Se você tem uma grande varanda, também pode dividi-la. Na foto, há uma divisória que separa a área verde do retiro acolhedor com bancos e uma mesa. Dependendo do tamanho da varanda, por exemplo, você pode criar uma sala de jantar, uma área para banhos de sol e também um local adequado para as suas plantas.

16. Espécies diferentes

Misturar diferentes espécies deixa os ambientes mais interessantes. Para relaxar, você também pode inserir peças confortáveis no seu espaço verde ao céu aberto. Você pode notar mais uma vez as plantas mais altas. Além da vegetação, também os pufes confortáveis no chão são itens convidativos para um fim de tarde.

De qual projeto você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!