Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura

6 ideias de jardim lindas para se apaixonar e copiar em casa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma das principais vantagens de cultivar um jardim é a possibilidade de praticar a jardinagem, uma atividade que exige dedicação, mas que também pode ser uma atividade fascinante e terapêutica. O jardim não precisa ser grande para você cultivar plantas, embelezar sua casa e aliviar o estresse.  

Neste artigo apresentamos seis modelos de jardins pequenos e apaixonantes, que além de agregar charme e beleza às residências, proporcionam um espaço agradável de convivência ao ar livre. Inspire-se nestas ideias para cultivar um pequeno jardim na sua casa e extrair todos os benefícios desta atividade sensacional, que deixará sua casa mais bonita e sua vida mais agradável.

1. Vasos de plantas

Jardins modernos por Cue & Co of London
Cue & Co of London

Open-Plan Kitchen/Living Room, Ladbroke Walk, London

Cue & Co of London

Se o seu terreno não disponibiliza uma área livre grande, o jeito é conquistar novos espaços para o cultivo de plantas e reservar um pequeno espaço do jardim como área social. Uma forma de ganhar áreas verdes é através do uso de vasos de plantas. Além de permitir o cultivo de plantas, os vasos podem servir também como objetos decorativos, agregando beleza e charme ao jardim. Neste projeto, vasos de diferentes formatos e tamanhos trazem a natureza para o pátio da residência, que reserva ainda uma pequena área de estar, onde os moradores podem tomar o café da manhã e curtir momentos de ócio.   

2. Jardim como área de lazer

Área de Lazer na cidade: Jardins rústicos por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Área de Lazer na cidade

Stefani Arquitetura

O jardim é um espaço externo que nos convida a desfrutar os dias de temperatura agradável ao ar livre, contemplando a natureza e interagindo com ela. Portanto, procure quanto mais agradável e convidativo seu jardim, mais você se sentirá motivado a praticar atividades ao ar livre. Neste projeto, assinado por Stefani Arquitetura, o pequeno jardim, situado na parte posterior do terreno, foi convertido em área de lazer, com a criação de um espaço gourmet e de uma banheira jacuzzi, instalada sobre uma plataforma de madeira. Com a mudança, o jardim tornou-se a área mais curtida da casa. 

3. Jardim como espaço íntimista

Jardins minimalistas por Whitaker Studio
Whitaker Studio

West London Home by Sybarite Architects

Whitaker Studio

O jardim também pode ser convertido em uma área intimista e introspectiva, para você usar como espaço privativo, um lugar para ler, refletir, além de interagir com a natureza. Inspire-se neste projeto para criar um jardim pequeno, mas com toda a beleza da combinação de plantas e flores.

Se você é um apreciador de projetos de jardins, confira este artigo com treze jardins espetaculares.

4. Jardim como área social

Terraços  por SDC-Milano
SDC-Milano

Giardini Segreti a Mantova

SDC-Milano

A área do jardim não é contabilizada como área útil, mas isto não significa que você não possa usar o jardim como área útil. Pelo contrário, o jardim deve ser utilizado como área verde, de recreação e social, para receber os amigos e familiares. Você pode criar uma sala de jantar externa no seu jardim. É importante garantir uma área de sombra, com uma árvore ou uma pérgola de madeira com plantas trepadeiras. Neste projeto, a pérgola de madeira, o deck de madeira e o mobiliário garantem o conforto dos moradores que podem curtir a companhia dos amigos no terraço integrado ao jardim.

5. Floreiras

Jardins  por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

As floreiras fixas também são uma solução simples e eficiente de prover áreas para o cultivo de plantas, embelezar o jardim e delimitar o espaço. Uma dica valiosa para otimizar o espaço, especialmente em jardins pequenos, é ocupar os espaços periféricos, como ilustrado neste projeto. Aqui, as floreiras estão situadas junto às divisas de fundo do terreno, liberando o espaço central como área de estar e de descanso.

Mais informações sobre projetos de jardins, você encontra aqui.

6. Jardim vertical

Uma outra alternativa para driblar a limitação de terreno para o cultivo de plantas é a criação de um jardim vertical. Esta solução é bastante acessível economicamente e libera a totalidade do espaço para ser utilizado como área de estar e recreação. Neste projeto, a área livre do terreno ganhou um exuberante jardim vertical com iluminação direcionada que realça a vegetação à noite. O espaço ganhou também um banco fixo revestido de pedras e piso de madeira que agregam conforto e funcionalidade ao ambiente.

Em quais destes jardins você se inspiraria para criar um pequeno jardim na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!