Apartamento Pequeno: 7 Dicas Infalíveis para Otimizar o Espaço

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Apartamento de Praia JO , Luciana Ribeiro Arquitetura Luciana Ribeiro Arquitetura Salas de estar modernas Multi colorido
Loading admin actions …

Quem tem apartamento pequeno sabe como é ter que se virar em 10 para encontrar espaço para tudo de que precisa. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, existem maneiras de otimizar ao máximo todos os ambientes da casa, da sala de estar ao banheiro. Detalhe: essas ideias arquitetônicas ou de decoração também se aplicam a apartamentos com um único espaço aberto, como quitinetes. Neste artigo, você vai conhecer 7 dicas infalíveis para aproveitar muito bem o espaço do seu apartamento. Confira!

1. Integração de ambientes

Quem tem apartamento pequeno, já sabe: a integração de ambientes é incontornável. Quanto menos paredes, melhor. Por isso, o ideal é que se integre a sala de estar (e jantar, se houver) com a cozinha, de maneira a ganhar espaço para a área social.

Nesta imagem, vemos um pequeno apartamento em que as salas de estar e jantar dividem o mesmo espaço, enquanto a cozinha, ao fundo, é separada sutilmente do resto da área social com uma divisória brasileiríssima em cobogó. Divisórias vazadas são muito indicadas em apartamentos pequenos, pois permitem que a luz natural entre e se espalhe pelos ambientes. Se houver uma varandinha, portas-janelas em vidro podem ter o mesmo papel.

Outros detalhes: usar muito branco em toda a decoração e mobiliário deixa o espaço muito mais leve e fresco, mas os ambientes vão ficar bem mais atraentes com toques de cor em móveis, almofadas e luminárias, por exemplo.

2. Estantes, prateleiras & cia.

Estantes, prateleiras, nichos & cia. são os melhores amigos de moradores de apartamentos pequenos. Sempre há um cantinho onde colocar alguns deles e, assim, organizar melhor todas as suas coisas. Procure por peças claras, brancas ou em madeira, bem lisas e clean, porque elas também ajudam a tornar o espaço pequeno muito mais leve e dar a sensação de amplitude. Você pode usá-las na sala, ocupando uma parede inteira como na imagem acima, mas também pode instalar esse mobiliário no quarto, na cozinha e até no banheiro.

3. Divisórias

Outras amigas do peito dos apartamentos pequenos são as divisórias – das quais, aliás, já vimos um exemplo lá no comecinho. Nesta imagem, o apartamento tem um espaço único, mas a área do quarto precisa de mais privacidade. A solução é a divisória vazada com nichos de diferentes alturas que pode ou não ser ocupados com objetos. O importante é que, por ser vazada, a divisória deixa passar a luz natural que vem da varanda – e isso é essencial para o bem-estar em todo o espaço.

4. Piso em níveis

Uma ideia para otimizar espaços pequenos pode ser criar níveis entre eles, ou seja, elevar o piso de um ambiente para separá-lo discretamente de outro. Mas essa ideia pode ser muito boa para poder utilizar a parte de baixo do piso em nível para acomodar caixas organizadoras com diferentes tipos de objetos, como vemos nesta imagem de quarto.

5. Mezanino

Esta dica, por sua vez, não tem a ver com o espaço de baixo, mas com o espaço de cima. Se houver um pé-direito alto no seu apartamento, que tal fazer um mezanino para aproveitar melhor o espaço? Você pode, como na imagem, instalar o seu quarto no mezanino ou então o seu home-office. Em ambos os casos, você ganha em privacidade.

6. Cozinha planejada

Outra dica incontornável: aposte na cozinha planejada. Planejando esse ambiente, você vai ter onde colocar tudo de que precisa, da maneira mais funcional e orgânica, além de ganhar em estética e estilo, que pode ser o que você preferir. Na imagem acima, a cozinha é compacta, toda instalada em uma só parede, com armários, coifa, fogão embutido, bancadas da pia e de apoio, frigobar. A bancada de refeições separa a área da cozinha da área de estar.

Neste outro exemplo, a cozinha planejada é maior do a anterior, mas também enxuta, com tudo que se precisa. A bancada de refeições amarelinha separa a cozinha da sala com um toque alegre.

7. Banheiro sob medida

Apartamento pequeno sempre tem banheiro menor ainda. O melhor a fazer é projetar um sob medida para o seu espaço. O gabinete é fundamental, pois é onde se armazena artigos de higiene e outros itens. Portanto, um gabinete fechado pode ser uma escolha mais interessante para quem não quer ficar com tudo isso à mostra.

Gostou das nossas dicas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!