Lambri de madeira: características, vantagens e instalação

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Apartamento Compacto, Stefenoni Arquitetura Stefenoni Arquitetura Salas de estar modernas Madeira Azul
Loading admin actions …

Para quem gosta de detalhes de madeira na casa ou apartamento, o lambri de madeira é uma opção muito interessante.

Mas, assim como tudo em uma obra, seja de construção ou reforma, é importante você conhecer o produto no qual pretende investir para não ter arrependimentos.

Então, vamos saber um pouco mais agora sobre as características e vantagens do lambri de madeira.

Veja também: Tem um bom arquiteto sempre perto de você


O que é lambri de madeira?

Bem, vamos começar do começo: o que é o lambri de madeira? É chamado de lambri o sistema de encaixe das réguas de madeira, semelhante ao encaixe do piso de madeira laminada, só que é um encaixe deslizante.

Lambri não é igual a painel de madeira

Essa é uma dica importante para você não se confundir na hora da compra. O painel de MDF não é a mesma coisa que o lambri, embora existam lambris feitos de MDF. A diferença está no encaixe deslizante, como mencionado no tópico acima. O painel de MDF não tem esse encaixe, são peças maiores.

Só de madeira ou outros materiais?

O lambri pode ser feito de madeira e de outros materiais, imitando ou não a estética da madeira, como por exemplo o PVC ou porcelanato. Em qualquer material, as réguas podem ser mais largas ou estreitas, e é apenas uma questão estética na hora da escolha. 

Fácil de combinar com outros revestimentos

Mesmo havendo lambris de outros materiais além da madeira, o lambri de madeira tem como vantagem ser um tipo de revestimento muito fácil de harmonizar com outros.

Inclusive se você quiser fazer uma parede ou um forro revestido com lambri de madeira e continuar a combinação no piso, mas usando um porcelanato imitando madeira.

Além disso, fica lindo quando combinado com pedras, seja para uma decoração mais rústica e natural ou uma ideia mais sofisticada. 

Muitas formas de uso

O lambri de madeira é uma ótima escolha também porque pode ser usado de diversas formas: em meia parede, na parede inteira, no forro, enfim. Onde sua imaginação permitir.

Pintura do lambri de madeira

Mais uma vantagem é que você pode pintar o seu lambri de madeira, caso não queira deixar a cor natural da madeira, ou caso queira apenas dar um brilho, aplicando um verniz ou um stain. 

Cuidado na hora de aplicar em áreas úmidas

Novamente falando sobre o verniz e o stain, além do brilho, esses produtos são seladores da madeira, que é porosa e pode expandir com muita umidade ou calor.

Então, mesmo que você pretenda aplicar tinta no lambri, é bom selar a madeira antes, caso vá instalar o lambri em uma área externa ou úmida, como o banheiro, para evitar infiltrações.

Instalação do jeito certo – medição e ripas

Para um bom resultado, não basta tomar cuidado com o produto que vai selar o seu lambri. Também é importante instalar com perfeição. É importante medir e marcar as áreas de instalação, depois fixar as ripas de base.

Instalação do jeito certo – espaço entre ripas

Deixar 40 ou até 60 centímetros de espaço entre as ripas é mais um truque importante para permitir a circulação de ar.

Instalação do jeito certo – medição e corte das lâminas

O próximo passo é medir cada lâmina e, se necessário, cortá-las com uma serra para garantir um resultado perfeito.

Instalação do jeito certo – colocação das lâminas

Coloque a primeira lâmina no dos cantos da divisão das paredes, fixe com um preguinho na ripa e lembre-se de deixar uns 2 ou 3 milímetros entre o canto da parede e a madeira por causa da dilatação. Depois é só ir fixando as demais lâminas e finalizar com os perfis de ângulos, que são lâminas mais finas para o acabamento nos cantinhos. 

Em qual parte da sua casa você usaria o lambri de madeira?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!