Quarto Montessoriano: 5 Lindas Inspirações para um Espaço Estimulante para a Criança

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Diversos, Decoropravocê - Decoração ao seu alcance. Decoropravocê - Decoração ao seu alcance. Quarto infantil moderno
Loading admin actions …

O quarto baseado no método desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori é pensado para promover a autonomia, a independência e a liberdade da criança, dentro de um ambiente que estimule os seus sentidos e a sua curiosidade, garantindo também que o espaço seja totalmente seguro para a exploração dos pequenos. Tudo deve estar acessível à criança, mas também é essencial incluir objetos atraentes, itens lúdicos e outros elementos que agucem a sua criatividade. Cama no chão, móveis multifuncionais, livros, jogos, materiais para desenho e pintura mão podem faltar. Outros elementos importantes no quarto montessoriano são cores, estampas e texturas, assim como papel de parede ou adesivo com estampas de animais. Fundamental também é a segurança, com protetores de tomadas, grades e redes de proteção, móveis sem quinas e pontas, para que a criança se encante com o seu mundo sem medo. Gostou da ideia? Então confira a decoração de 5 lindos quartos montessorianos!

1. Quarto montessoriano escandinavo

Este quarto montessoriano evoca o estilo escandinavo, perfeito tanto para meninas quanto para meninos. A cama é formada pelo colchão ao nível do piso e a estrutura em forma de casa em madeira clara. Essas condições são importantes no projeto de quarto montessoriano, já que nele a criança deve poder se relacionar com o ambiente a partir dos sentidos e das características próprias daquela criança.

Assim, a cama é baixa para que a criança possa entrar e sair dela sozinha, sem a ajuda de ninguém. O mesmo acontece com todos os outros elementos do quarto, que também precisam estar sempre à mão da pequena ou do pequeno. Por isso, tudo encolhe: a cômoda, a cadeira, as prateleiras levam em conta a altura da criança.

2. Quarto montessoriano cor de rosa

Nesta imagem, o ar de princesa da decoração cor-de-rosa se mistura com a proposta montessoriana. A cabeceira da cama, mais uma vez em forma de casinha, abriga móveis pequenos, feitos justamente para crianças: o criado-mudo e a cama podem ser acessados facilmente por elas, pois têm um tamanho compatível com a sua idade e altura. Assim, além do criado-mudo branquinho, a bancada de estudo, a cadeira e até as gavetas podem ser utilizadas, abertas, fechadas, movidas, pela menina, com toda a facilidade e sem qualquer risco à sua segurança, condição essencial para que a criança explore o quarto sem acidentes, garantindo também a tranquilidade dos pais. Já a caminha de solteiro, embora não esteja ao nível do chão, tem altura totalmente compatível com a altura da menina nessa fase de crescimento. A impressão que fica é que o quarto montessoriano cresce junto com a criança!

3. Quarto montessoriano com cabaninha

Este quartinho montessoriano é leve e luminoso, graças às cores neutras utilizadas na decoração e o uso da madeira clara na estrutura da cabaninha, sob a qual a cama fofinha garante um um sono gostoso. Aqui também os móveis são adequados à criança: além da cama, a mesinha redonda e as cadeirinhas brancas que a acompanham são perfeitas para a hora de brincar. Aliás, a ludicidade é fundamental no método montessoriano, por isso as estruturas em forma de casa de outros quartos ou esta cabaninha que remete às aventuras de Peter Pan e Wendy.

4. Quarto montessoriano com cerquinha branca

Outro quartinho montessoriano cheio de graça. A caminha é uma estrutura em forma de casa que diferente da maioria, não é apenas uma estilização dele. Aqui a cabeceira da cama fica de baixo do teto com telhadinho e os pés da cama receberam uma cerquinha de tábuas brancas. O papel de parede, em cores delicadas, estampam árvores, um elemento que complementa a casinha como uma espécie de jardim.

Outra coisa a salientar é que, nessa cama, a criança pode se sentir protegida na medida em que a casa a envolve. A casa geralmente é, para a criança, um lugar de amor e de proteção, portanto dormir e brincar em uma réplica em miniatura são experiências boas, prazerosas e que instigam a curiosidade.

5. Quarto montessoriano colorido

Para terminar, esse quarto montessoriano bem colorido segue à risca a receita da educadora italiana. A cama fica ao nível do chão, para facilitar a entrada e saída da criança, e é pensada para a sua segurança, contando com cabeceira acolchoada, assim como uma das laterais. A lateral oposta também tem proteção. Tudo no quarto está à mão – mesmo a TV é posicionada tendo em conta a altura dos pequenos.

Gostou das nossas dicas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!