Saiba o que é sousplat e veja dicas lindas para decorar sua mesa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Área Gourmet, 4 ARCH | Arquitetura & Interiores 4 ARCH | Arquitetura & Interiores Salas de jantar modernas Madeira Multi colorido
Loading admin actions …

Decorar a mesa de jantar é uma arte. Seja qual for o tamanho dela, recorrer a itens como o sousplat, vasos e outros detalhes, faz com que a experiência de cada refeição seja sempre especial.

E é por esse motivo, que hoje falaremos de um desses itens que mencionamos: o sousplat. Disponível em diversos formatos e tamanhos, o sousplat é um item decorativo que também ajuda na organização da mesa. Ele pode ser encontrado em modelos fabricados ou produzidos manualmente, o que traz um charme com decoração artesanal ao espaço.

A seguir, você encontrará boas dicas para entender o que é o sousplat, como escolher o seu e, claro, diversos projetos lindos de nossos profissionais que sempre têm ótimas ideias para deixar o lar mais aconchegante.

Siga conosco, confira e inspire-se!

1. O que é sousplat?

Apartamento pequeno, grande reforma Lúcia Vale Interiores Salas de jantar modernas Azul apartamento pequeno,sala,cores,mesa redonda,cadeiras Eiffel
Lúcia Vale Interiores

Apartamento pequeno, grande reforma

Lúcia Vale Interiores

Sousplat é um termo que tem origem francesa e significa, literalmente, sob o prato. Ou seja, é um objeto utilizado embaixo dos pratos, criando uma moldura charmosa e protegendo a mesa dos alimentos e respingos.

2. Quando utilizar o sousplat

De maneira geral, o sousplat era tradicionalmente utilizado quando há intenção de impactar positivamente os convidados, criando um cenário mais sofisticado para a mesa de jantar. Atualmente, é uma peça versátil e que não precisa de ocasiões especiais para decorar a mesa.

3. Sousplat vs. Jogo Americano

Você sabe a diferença entre sousplat e jogo americano? Bem, é simples: o sousplat é uma peça única utilizada embaixo do prato. Já o jogo americano é composto por peças complementares, como guardanapos para talheres.

4. Quanto custa um sousplat?

Os preços dos sousplats variam de R$ 5 a R$ 100, dependendo do modelo escolhido. Peças de artesanato, como o sousplat de crochê, podem variar de preço conforme o tamanho e detalhes.

5. Como escolher um sousplat?

Em geral, recomendamos que você escolha um sousplat que seja maior do que o prato. É importante que ele tenha, pelo menos, 5 cm. de sobra com relação à borda do prato. Isso criará a moldura decorativa e protegerá melhor a mesa.

6. Decoração com sousplat: inspire-se!

Apto. Panamby - "Decoração Organica", AMMA PROJETOS AMMA PROJETOS Salas de jantar ecléticas
AMMA PROJETOS

Apto. Panamby – Decoração Organica

AMMA PROJETOS

E agora, vamos mostrar alguns projetos lindos de mesas decoradas para você se inspirar.

Aqui, temos uma mesa quadrada pequena que tem a predominância das cores claras para evidenciar pequenos detalhes.

7. Sousplat na mesa retangular

Nesse projeto que combina rústico e moderno, a mesa de madeira com base de aço tem a companhia de uma ampla banqueta. A decoração da mesa é pontual e elegante com a presença dos sousplats.

8. Mesa moderna decorada

Residência Granja Viana - SP, PdP Arquitetura PdP Arquitetura Salas de jantar modernas
PdP Arquitetura

Residência Granja Viana – SP

PdP Arquitetura

E que tal esse projeto em que a mesa moderna oferecer excelente espaço para acomodar os convidados? Note como os sousplats são importantes para pontuar corretamente o lugar de cada convidado à mesa, deixando o visual mais convidativo.

9. Projeto com mesa ampla decorada

Projeto Casa Condomínio Jardim Prudência, raffaello mobili raffaello mobili Salas de jantar modernas
raffaello mobili

Projeto Casa Condomínio Jardim Prudência

raffaello mobili

E aqui temos um espaço maior em que o projeto utilizou uma mesa comprida, mas com os cantos arredondados, o que é excelente para combinar funcionalidade e segurança. Perceba como os sousplats são, praticamente, a única peça decorativa da mesa e fazem toda a diferença.

10. Inspire-se muito mais!

Viu como o sousplat é uma peça ótima, versátil e barata para fazer muito mais do que você imagina pela sua decoração? Portanto, se você estava na dúvida sobre utilizá-lo ou não na mesa de jantar, não tenha medo e deixe ela linda.

Gostou das dicas? Continue conosco porque temos muito mais! Veja agora estas 13 mesas de jantar com bases criativas e inspire-se muito mais!

Gostou das dicas sobre como usar o sousplat?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!