Coifa de parede: vantagens e modelos para escolher a sua

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Cozinha João e Gilda, Tribeira Tribeira Cozinhas pequenas Madeira
Loading admin actions …

Ter uma coifa de parede na cozinha é fundamental para evitar que a fumaça, o vapor e a gordura do preparo dos alimentos fiquem impregnados nos móveis e paredes. Aliás, ter uma coifa é ainda mais útil se a sua cozinha for integrada com outros cômodos, pois assim evita que o cheiro de comida fique impregnado por toda a casa.

Mas, existem tantos modelos de coifa que pode ser difícil escolher. Então, hoje nós vamos apresentar a você alguns projetos de cozinhas, criados pelos designers de cozinhas cadastrados aqui na homify, com coifa de parede. Vamos ver as vantagens desse equipamento e ajudar você a fazer a escolha ideal.

Depois, veja também: 10 Cozinhas compactas e funcionais para copiar na sua casa

O que é uma coifa de parede?

A coifa é um equipamento muito importante para ajudar a manter sua cozinha limpa e sem aquele desagradável cheiro de comida impregnado nas paredes, móveis e cortinas.

Uma coifa de qualidade é capaz de reduzir em até 90% dos odores na hora de cozinhar, pois ela tira o calor do vapor e das gorduras, e também a fumaça, na hora do preparo dos alimentos no fogão.

Existem diversos modelos de coifa, e hoje, vamos falar especificamente da coifa de parede, que é fixada na parede, sobre o fogão, e precisa de uma abertura superior para fazer a exaustão do vapor e da fumaça.

Diferença entre coifa de parede e depurador

É importante saber a diferença entre coifa de parede e depurador para evitar comprar o equipamento errado que não vai ser útil como você esperava.

Uma das principais funções da coifa é eliminar o ar do ambiente, pela função exaustor. Ela retira o ar e o envia para o exterior da casam junto com a gordura que estava nesse ar.

Já o depurador pega o ar do ambiente, purifica e depois devolve para a sua cozinha. Parece ótimo, mas essa funcionalidade, sozinha, é inferior ao tipo de vazão da coifa.

Então, se quiser as duas funcionalidades, você pode optar por um modelo de coifa de parede completa, que faz exaustão e depuração do ar.

Instalação da coifa com depurador

Se você escolher uma coifa que tenha o modo depurador é bom saber que esse equipamento deve ser instalado sem furo na parede. Além disso, é necessário um filtro de carvão que é trocado de 4 em 4 meses.

Já se você escolher a coifa somente no modo exaustor, ela será instalada furando a parede e não haverá necessidade da troca de filtro periodicamente.

A coifa de parede ajuda a iluminar

Cozinha João e Gilda Tribeira Cozinhas pequenas Madeira cozinha funcional bancada de madeira moderna industrial

Mais uma vantagem da coifa de parede é que ela conta com uma ou mais lâmpadas de LED para melhorar a sua visibilidade na hora de cozinhar, e isso é ótimo, principalmente à noite.

Facilidade na hora de limpar a cozinha

projeto, VS MELO VS MELO Cozinhas modernas

Nos primeiros meses usando sua cozinha nova, não dá para perceber a falta que uma coifa de parede faz. Mas, quando você notar que as paredes estão ficando engorduradas e amareladas, mais difíceis de limpar, vai querer uma coifa! 

Redução do risco de intoxicação

É bem difícil acontecer uma intoxicação por monóxido de carbono na hora de cozinhar, mas, não é impossível. Ter uma coifa que vai limpando o ar enquanto você prepara a comida é reduzir o risco dessa intoxicação, principalmente se a sua cozinha é pouco ventilada.

A coifa de parede refresca a cozinha

Junto com a redução do risco de intoxicação, a coifa de parede ajuda a deixar sua cozinha mais fresca, sem aquele bafo do vapor da comida. No verão é uma maravilha!

Custo-benefício

A coifa de parede costuma ser mais barata e mais fácil de instalar do que outros modelos, como por exemplo a coifa de ilha que fica presa ao teto, no centro da cozinha, quando você tem uma ilha central com o seu fogão ou cooktop.

Coifa de parede plana ou em pirâmide?

Cozinha 285au Cozinhas modernas MDF Branco Iluminação de cozinha,cozinha branca

Aqui tem outro cuidado que é bom saber na hora da compra. Existem coifas de parede em formato plano e em formato de pirâmide, já notou? A verdade é que essa é apenas uma questão estética, então, não pague mais caro achando que está comprando uma coifa mais funcional só por causa do formato.

Saiba escolher o tamanho ideal da coifa de parede

Por fim, mais um cuidado na hora de escolher a coifa de parede perfeita é o tamanho do equipamento. A coifa deve cobrir todo o espaço do fogão para melhor absorver o ar. E claro, precisa caber no espaço reservado a ela, geralmente entre os armários de parede ou ao lado de uma parede.

Mas, não é só isso que importa. Para que a sua coifa seja bastante eficiente, ela precisa ser do tamanho proporcional ao da sua cozinha. A coifa deve ser 10% maior que o fogão, e instalada a, no máximo, 80 cm acima dele. Para a saída de ar, planeje dutos de 22 x 15 cm, no mínimo.

Qual destes modelos apresentados você gostaria de ter na sua cozinha?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!