Ter uma coifa de parede na cozinha é fundamental para evitar que a fumaça, o vapor e a gordura do preparo dos alimentos fiquem impregnados nos móveis e paredes. Aliás, ter uma coifa é ainda mais útil se a sua cozinha for integrada com outros cômodos, pois assim evita que o cheiro de comida fique impregnado por toda a casa.
Mas, existem tantos modelos de coifa que pode ser difícil escolher. Então, hoje nós vamos apresentar a você alguns projetos de cozinhas, criados pelos designers de cozinhas cadastrados aqui na homify, com coifa de parede. Vamos ver as vantagens desse equipamento e ajudar você a fazer a escolha ideal.
Depois, veja também: 10 Cozinhas compactas e funcionais para copiar na sua casa
A coifa é um equipamento muito importante para ajudar a manter sua cozinha limpa e sem aquele desagradável cheiro de comida impregnado nas paredes, móveis e cortinas.
Uma coifa de qualidade é capaz de reduzir em até 90% dos odores na hora de cozinhar, pois ela tira o calor do vapor e das gorduras, e também a fumaça, na hora do preparo dos alimentos no fogão.
Existem diversos modelos de coifa, e hoje, vamos falar especificamente da coifa de parede, que é fixada na parede, sobre o fogão, e precisa de uma abertura superior para fazer a exaustão do vapor e da fumaça.
É importante saber a diferença entre coifa de parede e depurador para evitar comprar o equipamento errado que não vai ser útil como você esperava.
Uma das principais funções da coifa é eliminar o ar do ambiente, pela função exaustor. Ela retira o ar e o envia para o exterior da casam junto com a gordura que estava nesse ar.
Já o depurador pega o ar do ambiente, purifica e depois devolve para a sua cozinha. Parece ótimo, mas essa funcionalidade, sozinha, é inferior ao tipo de vazão da coifa.
Então, se quiser as duas funcionalidades, você pode optar por um modelo de coifa de parede completa, que faz exaustão e depuração do ar.
Se você escolher uma coifa que tenha o modo depurador é bom saber que esse equipamento deve ser instalado sem furo na parede. Além disso, é necessário um filtro de carvão que é trocado de 4 em 4 meses.
Já se você escolher a coifa somente no modo exaustor, ela será instalada furando a parede e não haverá necessidade da troca de filtro periodicamente.
Mais uma vantagem da coifa de parede é que ela conta com uma ou mais lâmpadas de LED para melhorar a sua visibilidade na hora de cozinhar, e isso é ótimo, principalmente à noite.
Nos primeiros meses usando sua cozinha nova, não dá para perceber a falta que uma coifa de parede faz. Mas, quando você notar que as paredes estão ficando engorduradas e amareladas, mais difíceis de limpar, vai querer uma coifa!
É bem difícil acontecer uma intoxicação por monóxido de carbono na hora de cozinhar, mas, não é impossível. Ter uma coifa que vai limpando o ar enquanto você prepara a comida é reduzir o risco dessa intoxicação, principalmente se a sua cozinha é pouco ventilada.
Junto com a redução do risco de intoxicação, a coifa de parede ajuda a deixar sua cozinha mais fresca, sem aquele bafo do vapor da comida. No verão é uma maravilha!
A coifa de parede costuma ser mais barata e mais fácil de instalar do que outros modelos, como por exemplo a coifa de ilha que fica presa ao teto, no centro da cozinha, quando você tem uma ilha central com o seu fogão ou cooktop.
Aqui tem outro cuidado que é bom saber na hora da compra. Existem coifas de parede em formato plano e em formato de pirâmide, já notou? A verdade é que essa é apenas uma questão estética, então, não pague mais caro achando que está comprando uma coifa mais funcional só por causa do formato.
Por fim, mais um cuidado na hora de escolher a coifa de parede perfeita é o tamanho do equipamento. A coifa deve cobrir todo o espaço do fogão para melhor absorver o ar. E claro, precisa caber no espaço reservado a ela, geralmente entre os armários de parede ou ao lado de uma parede.
Mas, não é só isso que importa. Para que a sua coifa seja bastante eficiente, ela precisa ser do tamanho proporcional ao da sua cozinha. A coifa deve ser 10% maior que o fogão, e instalada a, no máximo, 80 cm acima dele. Para a saída de ar, planeje dutos de 22 x 15 cm, no mínimo.