Cortinas para Sala: Inspire-se em 7 Tipos e 9 Modelos Feitos para Encantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Lifestyle, Dwell Dwell Salas de estar
Loading admin actions …

A cortina é um dos principais elementos na decoração de uma sala, propiciando a personalização do espaço e a afirmação de um determinado estilo. Mas a cortina não é somente um objeto estético – é também um fator de praticidade e de conforto, pois permite criar condições especiais, como a filtragem da luz natural que entra na sala de estar ou o bloqueio total dela. Da mesma forma, pode promover conforto acústico, algo especialmente atraente para quem vive em áreas urbanas. Neste artigo, apresentamos 7 tipos de cortina que podem decorar uma sala ou living room, além de 9 modelos feitos para inspirar e encantar. Confira!

1. Varão

Lifestyle, Dwell Dwell Salas de estar
Dwell

Lifestyle

Dwell

A cortina com varão é uma opção clássica, que é muito utilizada em ambientes rústicos ou campestres, especialmente se o varão for de madeira. Esse tipo de cortina é fácil de instalar, além de ser encontrado a preços acessíveis.

2. Trilho

A cortina com trilho é o tipo mais comum, mas é preciso ter cuidado para não tirá-la do trilho com movimentos bruscos e rápidos ao abrir e fechar. Há quem goste de deixar o trilho quase aparente, apenas com o tecido da parte de cima da cortina para cobri-lo. Mas esse tipo de cortina pode ficar mais harmonioso no ambiente se o trilho for escondido por um bandô ou embutido em um cortineiro de gesso.

3. Painel

O mecanismo da cortina em painel se assemelha ao de uma porta de correr, o que pode ser muito prático. Esse tipo de cortina é geralmente feito com material translúcido, que ajuda a filtrar a entrada de luz solar no ambiente, tornando-se suave e difusa.

4. Romana e Rolô

Living room : Neutral tones In:Style Direct Salas de estar minimalistas
In:Style Direct

Living room : Neutral tones

In:Style Direct

A cortina romana imprime muita sofisticação à sala de estar ou living room, mas precisa ser instalada em um ambiente espaçoso, onde possa ser recolhida com facilidade. A cortina rolô é bem parecida com a romana e, como ela, precisa de espaço para ser enrolada. Mas ela apresenta algumas vantagens: pode ser feita em um tecido mais leve do que a romana, tem preço acessível e é fácil de instalar. 

5. Persiana horizontal e vertical

Esses tipos de persiana são modernas, práticas e muito versáteis, podendo ser encontradas em variadas opções de cores, materiais e acabamentos. No entanto, se você procura uma cortina para a sua sala que traga o aconchego, a persiana não é a melhor escolha. Mas é possível resolver isso combinando a persiana vertical ou horizontal com uma cortina em tecido claro ou escuro instalada em trilho, em especial o embutido.

6. Cortina de voil

Esse tecido para cortina é muito utilizado por filtrar levemente a entrada de luz natural, tornando-a difusa e suave de modo a conferir calma e tranquilidade ao ambiente. Pode ser usada junto com cortinas em tecidos mais robustos e opacos, o que permite combinar a leveza minimalista do voil com tecidos escuros ou coloridos, lisos ou estampados, feitos com materiais, texturas e acabamentos mais personalizados.    

7. Cortina black out

Já esse tipo de cortina tem função oposta à da cortina em voil. A opção pela cortina black out geralmente é feita quando se busca uma solução que permita bloquear totalmente a entrada de luz externa, tanto de dia quanto à noite. Essa cortina também é utilizada por proporcionar isolamento acústico. 

Gostou das nossas dicas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!