Cristaleira: O Que É, Como Surgiu e Como Usar na Decoração

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Apartamento Campo Belo I - Zona Sul - São Paulo/SP, Lorenza Franceschi Arquitetura e Design de Interiores Lorenza Franceschi Arquitetura e Design de Interiores Adegas minimalistas Vidro Branco
Loading admin actions …

Um móvel típico das casas de nossos avós está voltando à moda… As cristaleiras!

Trazida para nosso país pelos colonizadores portugueses, a cristaleira é um mobiliário que, por si só, tem um ar de luxo, sofisticação e tradição. Porém, se antigamente esse móvel era utilizado para armazenar apenas louças e cristais, hoje a cristaleira é usada de muitas outras formas criativas para expor itens que merecem atenção na decoração. Por isso, se você quer saber mais informações e curiosidades sobre esse móvel, além de ter algumas dicas e inspirações de como usar a cristaleira na decoração do seu ambiente, basta continuar a leitura deste artigo!

O que é uma cristaleira?

FC ROSSIFLORIDA, W4 ARQUITETURA W4 ARQUITETURA Salas de jantar ecléticas Sala de Jantar,sala,cristaleira,espelho,colorido,cristivo,projeto,projetodeinteriores,design,decor,homedesign,homedecor
W4 ARQUITETURA

FC ROSSIFLORIDA

W4 ARQUITETURA

A cristaleira nada mais é do que um móvel que possui portas (e, às vezes, também as laterais) feitas em vidro.

Esse mobiliário é feito dessa maneira para possibilitar a visualização e exposição dos cristais e louças (ou, atualmente, qualquer outro tipo de decoração) armazenados dentro.

Como a cristaleira foi criada?

A história da cristaleira já começa com muito luxo e requinte… Isso porque o móvel foi criado especialmente para uma rainha!

A rainha da Inglaterra  Mary era conhecida pela paixão que tinha por suas louças. Seu sonho era ter um local para expor suas porcelanas azuis e brancas (cores de seu país de origem, a Holanda). Para isso, a rainha solicitou que um artesão fizesse um mobiliário que permitisse a exposição dos itens com o uso de vidros. E assim nasceu a cristaleira, que se popularizou na Europa e depois chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses.

Onde colocar uma cristaleira?

Quer conhecer quais os ambientes mais populares para colocar a cristaleira? Preparamos uma lista para você ter algumas ideias de onde colocar esse tipo de móvel:

Sala de jantar

A cristaleira é um móvel pensado inicialmente para expor louças e cristais. Por isso, o local mais popular para colocar esse mobiliário é (ou era, afinal, essa “regra” não existe mais) a sala de jantar. Afinal, esse é o local utilizado para receber convidados para jantares mais sofisticados, onde as louças especiais são usadas.

Cozinha

Outro local mais frequentemente usado para colocar a cristaleira é a cozinha. Isso acontece pelo mesmo motivo do uso na sala de jantar: esse é um dos ambientes utilizados para receber amigos e convidados em refeições especiais.

Sala de estar

Sala Estar e Jantar - – Novo Higienópolis II INOVA Arquitetura Salas de estar modernas sala estar,sofá retrátil,sofá,cristaleira,laca amarela,laca cinza,decoração
INOVA Arquitetura

Sala Estar e Jantar – – Novo Higienópolis II

INOVA Arquitetura

Atualmente, a cristaleira pode ser usada para expor diversas coisas, não somente louças e cristais. Por isso, muitas pessoas preferem colocar o móvel na sala de estar com itens decorativos diferenciados.

Inspirações de cristaleiras em decorações atuais

Cristaleira na sala de jantar Sah Arquitetura Salas de jantar industriais Vidro Efeito de madeira Sala de estar, Estilo Industrial, Decoração com estilo industrial, Projeto de sala de jantar, Decoração com plantas, Reforma de apartamento, Cristaleira personalizada
Sah Arquitetura

Cristaleira na sala de jantar

Sah Arquitetura

Por estar voltando à moda, vários arquitetos têm adicionado as cristaleiras em projetos de decorações atuais. Quer ver como eles usam esse móvel em ambientes modernos? Confira a seguir:

01 – A cristaleira pode ser encontrada em diferentes formatos para encaixar nos ambientes atuais

02 – Uma ótima ideia de como aproveitar a cristaleira em um ambiente é utilizar o móvel como divisória de cômodos

Cristaleira Ana Crivellaro Cozinhas embutidas Vidro Branco cristaleira
Ana Crivellaro

Cristaleira

Ana Crivellaro

03 – Quem possui muitas louças e cristais pode aproveitar uma cristaleira em tamanho grande para expor seus itens

Procurando por mais inspirações lindas de ambientes com cristaleiras? Confira este outro artigo onde listamos 20 modelos de cristaleiras para decorar sua casa!

Você tem uma cristaleira em casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!