Estante para livros: Ideias lindas e inspiradoras para o seu lar!

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Lapa | Residenciais, SESSO & DALANEZI SESSO & DALANEZI Escritórios modernos
Loading admin actions …

Embora a internet tenha se tornado a nossa principal fonte de informação, não podemos negar que os livros físicos ainda têm grande valor, inclusive sentimental, para quem é da época anterior ao mundo “on-line”. Então, ter uma estante para livros em casa faz todo sentido!

As estantes para livros costumam ser instaladas na sala de estar ou de tv, também em escritórios e podem ser usadas no quarto. Hoje em dia, não é mais tão comum usar estantes grandes, que vão do piso ao teto e ocupam uma parede inteira, mas, se for do seu gosto, não precisa descartar essa opção.

Agora, se a sua intenção for mandar fazer uma estante de marcenaria ou comprar um modelo mais moderno, saiba que aqui nós temos inspirações para todos os gostos, como você verá a seguir, nos projetos com estante para livros assinados pelos arquitetos e designers de interiores aqui da homify. Confira! 

Estante para livros em L

Assim como existe sofá em L, também é possível criar uma estante para livros no formato L, sendo que uma das partes é fixada na parede, conferindo um visual mais leve ao ambiente. Conforme explica o Studio Leonardo Muller, este projeto foi elaborado a partir da referência de um projeto arquitetônico do próprio escritório.  

Nichos modernos formando uma estante

Nichos modernos e decoração clean Daniela Ponsoni Arquitetura Salas de estar modernas
Daniela Ponsoni Arquitetura

Nichos modernos e decoração clean

Daniela Ponsoni Arquitetura

Os modelos modernos de estantes são mais leves e desconstruídos. É possível, inclusive, usar vários nichos com formatos diferentes, formando uma estante de parede cheia de estilo.

Estante para livros aérea no ambiente de estudos

Se não tem espaço para sua estante de livros em uma parede toda, use apenas a metade superior da parede que fica sobre a sua mesa de estudos ou trabalho. É muito funcional, com os livros sempre à mão.

A estante para livros é o parapeito do mezanino

​Casa da Copaíba - Projeto: Fabiano Sobreira - MGS - Macedo, Gomes & Sobreira MGS - Macedo, Gomes & Sobreira Salas de estar modernas
MGS – Macedo, Gomes & Sobreira

​Casa da Copaíba – Projeto: Fabiano Sobreira – MGS – Macedo, Gomes & Sobreira

MGS - Macedo, Gomes & Sobreira

Essa é uma ideia diferente e muito interessante, criada pelo escritório MGS. É uma forma de permitir que os livros façam parte da casa e da vida da família, acessíveis a todos. Uma casa assim entrega o gosto pela cultura!

Estantes comuns e muitos livros

Apartamento EM Arquitetura 1 Escritórios modernos
Arquitetura 1

Apartamento EM

Arquitetura 1

Para quem tem verdadeiras coleções de livros, uma estante pequena, de parede, pode não ser o suficiente. Mas, tome cuidado quando o profissional terminar o trabalho dele, para que você não torne o visual da estante muito carregado. É preciso manter a organização para um resultado bonito. 

Estante para livros moderna e minimalista

Um home office com sala de espera, Teles Arquitetos Teles Arquitetos Escritórios modernos Efeito de madeira
Teles Arquitetos

Um home office com sala de espera

Teles Arquitetos

Provavelmente você não chamaria essa peça de estante, e de fato não é, mas tem a função semelhante e podemos chamá-la de uma estante desconstruída, moderna e minimalista. Mas, se combina com a sua personalidade e o seu gosto, é o que importa. 

Estante para livros com portas centrais

Lapa | Residenciais SESSO & DALANEZI Escritórios modernos
SESSO & DALANEZI

Lapa | Residenciais

SESSO & DALANEZI

Esse é um modelo modernizado das estantes tradicionais, como aqueles modelos mais antigos que tinham uma porta no nicho central, onde era colocada a televisão. Assim, você não precisa deixar tudo exposto, caso queira algo mais minimalista.

Estantes embutidas

Paulinia | Decorados SESSO & DALANEZI Salas de estar modernas
SESSO & DALANEZI

Paulinia | Decorados

SESSO & DALANEZI

As paredes desse projeto, criado pelo escritório Sesso & Dalanezi, receberam estantes embutidas brancas, trazendo mais suavidade para a quantidade de livros e objetos coloridos armazenados nelas. 

Estante para livro preta com nichos coloridos

Apartamento - Res. Iluminato - Águas Claras/DF Arquitetura do Brasil Salas de estar modernas
Arquitetura do Brasil

Apartamento – Res. Iluminato – Águas Claras/DF

Arquitetura do Brasil

Gosta de móveis pretos com detalhes coloridos? Então essa estante criada pelo Arquitetura do Brasil vai lhe encantar!

Prateleiras formando estante na sala

Quarto IEZ Design Quartos modernos MDF Castanho

Fazer um projeto de interiores é muito mais vantajoso do que comprar móveis e encher um ambiente. Nesse quarto o projeto é todo integrado, e mesmo com prateleiras formando uma estante escura até o teto, o visual ficou agradável, organizado e muito bonito. 

Qual dessas estantes para livros você teria no seu lar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!