Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

8 ideias para decorar cozinhas pequenas e deixá-las lindas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

cozinha, para muitos, é o espaço mais querido da casa. Ali é possível desfrutar de excelentes experiências com as tentativas de colocar as habilidades culinárias em prática. Quando nos cercamos de amigos e familiares neste espaço, por menor que seja, a alegria será um dos ingredientes principais nos preparos dos pratos.

É muito comum que as disposições das cozinhas não apresentem grandes espaços. Desta maneira, é fundamental que a organização dos espaços ofereça o máximo de funcionalidade para que as atividades do dia a dia sejam realizadas com facilidade pelos moradores. 

Pensando na soma necessária entre cozinhas pequenas e práticas, trouxemos uma lista especial com 9 exemplos de organização para quem está em busca das melhores soluções para este espaço. São diversos exemplos que utilizam cores, formatos e ideias especialmente voltadas para quem ama a cozinha pequena, mas não deseja passar apertos nela.

Por isso, sigamos abaixo para conferir as boas dicas para que você também encontre boas inspirações na organização de sua cozinha. Temos a certeza de que boas ideias irão abrir o seu apetite na renovação do seu lar. 

Venha conosco e aproveite o passeio!

1. Revestimentos bem combinados

Loft-Container  20': Cozinhas minimalistas por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Loft-Container 20'

Ferraro Habitat

Esta pequena cozinha está incrivelmente organizada dentro de uma casa container projetada pela Ferraro Habitat, de Florianópolis (SC). Além da criatividade na organização dos ambientes em um espaço tão pequeno, os profissionais encontraram soluções excelentes para deixar a cozinha com uma personalidade delicada e elegante. 

A presença da madeira no balcão e piso conferem um toque mais acolhedor ao espaço. A delicadeza do espaço fica por conta do backsplash com mosaicos de cerâmica e das cadeiras coloniais. Simples e incrível! As luminárias no teto são feitas com garrafas de vidro cortadas, conferindo um toque adicional de criatividade no ambiente. 

2. Decoração branca e discreta

A escolha por decoração minimalista sempre cai perfeitamente para espaços pequenos. Nesta cozinha projetada pela Iná Arquitetura, de São Paulo (SP), a utilização da cor branca parece fazer com que o ambiente apresente sensação de maior profundidade no espaço. 

A excelente organização com os armários planejados foi fundamental para que a praticidade do ambiente seja seu ponto forte. O toque de cor preta com o uso do tapete foi suficiente para valorizar o ótimo contraste de tons no pequeno espaço.

3. Armários e nichos em abundância

Não é porque a cozinha é pequena que ela precisa ser excessivamente sóbria. Podemos notar a ótima escolha de cores neste belo projeto do arquiteto Lucas Lage, de Belo Horizonte (MG). 

A madeira fez um ótimo conjunto no balcão e armário planejado, promovendo elegância no ambiente. As pequenas banquetas na cor preta foram escolhidas para uma melhor organização embaixo do balcão de madeira, liberando, assim mais espaço para o ambiente. 

No armário ao fundo, nichos coloridos nas cores azul e laranja deixam o ambiente mais vibrante e alegre, tendo na cor preta da geladeira, pia e elementos decorativos, o excelente equilíbrio na decoração do pequeno, mas, muito agradável espaço.

4. Um toque de cor no fundo neutro

Caprichar no revestimento da parede da pia é sempre uma boa escolha. A boa escolha do revestimento para este espaço pode conferir um resultado ainda mais marcante para a cozinha. 

Neste projeto do arquiteto de interiores, Mário Catani, de São Paulo (SP), a escolha por pastilhas na cor vermelha polidas com cera, conferiu um brilho especial que, somado ao balcão na cor preta, oferece mais vida ao pequeno espaço. Um detalhe que, sem dúvidas, fez grandes mudanças.

5. Use uma cor só, mas varie as texturas

Quando falamos em cozinhas, a cor branca é a preferida para a decoração. Em cozinhas pequenas, os tons claros funcionam para dar maior sensação de limpeza, espaço e claridade ao ambiente. 

Esta boa escolha com armários e balcão planejado foi feita para decorar esta pequena cozinha. Mais uma vez a parede atrás da pia nos chama a atenção com as texturas que imitam tijolos pintados de branco, conferindo um toque rústico ao ambiente. As lâmpadas embutidas no armário são excelentes para reforçar a iluminação no espaço de trabalho da pia, balcão e fogão.

6. Aposte em detalhes pretos

Apartamento DE: Cozinhas minimalistas por Arquitetura 1
Arquitetura 1

Apartamento DE

Arquitetura 1

Se por um lado as cozinhas brancas são comumente escolhidas, por outro a opção por detalhes na cor preta conferem mais personalidade ao espaço.

Neste projeto do escritório Arquitetura 1, de Brasília (DF), a cozinha foi dividida entre as cores peta e branca. À esquerda, eletrodomésticos, revestimentos, armários e o piso na cor preta confere elegância atemporal ao espaço. À direita, um pequeno corredor foi deixado com o piso em cor clara, onde a geladeira de inox foi organizada. 

Um resultado muito inteligente e criativo!

7. Use todo o pé-direito

Funcionalidade é a palavra-chave para cozinhas pequenas. Ter tudo à mão em meio a rotina no ambiente é fundamental para quem tem o dia a dia apressado com muitos afazeres. 

Neste ótimo projeto, a organização dos eletrodomésticos em formato vertical favoreceu a praticidade no ambiente, já que os eletrodomésticos estão em uma altura ideal para o seu uso. A escolha por um balcão em L e o nicho embutido também são ótimos recursos para a rotina no espaço.

8 – Use detalhes rústicos sem excesso

Casa ReFit: Cozinhas rústicas por Ferraro Habitat

Se a criatividade é fundamental para as boas receitas, não poderia deixar de ser na decoração da cozinha. Em maus um excelente projeto da Ferraro Habitat, de Florianópolis (SC), a cozinha foi organizada com diversos detalhes rústicos, como o teto de madeira e a parede lateral de tijolos vermelhos.

A decoração é especialmente pensada para a reutilização de objetos, como madeiras de demolição na mesa de jantar e pia, além de garrafas com o fundo recortado, utilizadas como luminárias. Ao fundo, a tinta lousa foi utilizada para que a parede seja um espaço de anotações e frases motivacionais. Um ambiente simplesmente incrível!

De qual destas cozinhas você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!