por pedro quintela studio

Transformação total: simples por fora mas maravilhosa por dentro!

Nilbberth Silva Nilbberth Silva
Loading admin actions …

É incrível como uma reforma pode transformar uma casa velha e um ambiente elegante. É o caso dessa casa de 260 m² em Sintra, uma vila a 30 minutos de carro de Lisboa, Portugal. O lar passou por uma poderosa reconstrução, coordenada pela equipe do arquiteto Pedro Quintela. 

A casa de pedras em ruínas se transformou em uma vivenda espetacular. Sem perder o ar rústico, o lar tem interiores onde o velho e novo se misturam. O resultado? Uma morada cheia de encanto, com ar de casa de férias. Não acredita? Veja as fotos  de antes e depois e julgue por si mesmo. Achamos que vai concordar conosco: a reforma dessa casa é sensacional!

Simples e rústica

Em primeiro plano, encontramos uma casa construída sobre as ruínas de pedra da sua construção anterior, portanto, alguns dos elementos antigos continuam presentes no novo edifício, como o muro de pedra e uso de betão para as paredes externas. A casa simples e rústica por fora parece apenas mais uma entre tantas propriedades na vizinhança, no entanto, esta fachada é apenas o projeto arquitetônico que envolve uma maravilhosa surpresa: o interior da casa.

Antes da reforma: casa em ruínas

A vila de Sintra recebeu em 1995 o título de Patrimônio da Humanidade. A poucos quilômetros das casas coloridas e dos edifícios históricos, encontramos algumas construções como essa da foto: totalmente destruída. Parece ser impossível tirar algo desse edifício. 

Depois da reforma: uma bonita fachada

O que restou da construção de pedra? Muito mais do que aparenta. As pedras com as quais o muro foi construído originam-se, precisamente, da casa antiga. No demais, o desenho foi renovado totalmente, criando uma casa encantadora de dois pisos com um ar agradável e acolhedor. 

Antes: fundos destruídos

 A parte dianteira da casa é a que se encontrava mais destruída. No entanto, ao dar-se a volta ao redor da construção, encontramos algumas peças que pudesse ser aproveitadas apesar da situação precária em que se encontravam. A forma circular característica desse cantinho foi preservada, o que deu muita personalidade à casa renovada.

Depois: espaço aproveitado

Depois dos trabalhos de recuperação, essa parte tão peculiar do edifício foi recuperada e ficou bonita. A alvenaria do muro foi totalmente reformada aproveitando o material antigo, mas reconstruindo-o quase em sua totalidade.

Do lado de dentro

Se por fora essa cômodo circular era chamativo, por dentro sua forma arredondada se integram totalmente ao espaço reabilitado por trás de seus muros. Trata-se de uma cozinha muito especial, que já dá uma ideia do estilo que vamos encontrar no restante da casa. O ambiente tem toques mediterrâneos, com muros caiados e bastante madeira.

Formas arredondadas

A curva da parede se impõe também a outros ambientes da vivenda. De forma orgânica, a cozinha dá lugar ao corredor e dali ao salão. A única separação é visual: o pavimento passa do cimento polido à madeira. 

O balcão de formas arredondadas percorre todo o espaço, passando de superfície de trabalho a estante. Os cantos arredondados também estão presentes na mesa de jantar, cujas pernas também reproduzem essa forma. Dessa maneira, consegue-se um interior mais gentil e caloroso. 

Comunicação entre os espaços

No interior, sala e cozinha são integrados. Repare nos sofás de cimento, com iluminação indireta. Não podia faltar uma lareira nessa casa de descanso. 

Um quarto cheio de encanto

Localizado no andar superior, o quarto principal tem um inegável ar romântico. A linha curva deu lugar à reta, mas todas as características são as mesmas do piso abaixo: tetos de madeira, dessa vez inclinados, paredes brancas, e uma decoração cheia de classe.

Varanda

O dormitório dá espaço a uma sacada pequena e acolhedora, onde voltamos a encontrar os traços da construção. Aqui o bom gosto mediterrâneo vem acompanhado de uma linda vista. Mas esse balcão não é o único rincão exterior que nos atrai na casa. 

Cobertura

Na parte mais alta da casa encontramos esse terraço espetacular. O espaço mágico é perfeito para observar o céu e desfrutar do sol. As formas orgânicas permanecem visíveis nesse banco de concreto. 

Banheiro rústico e moderno

O banheiro nos deixa boquiabertos. Esse cômodo é uma boa mostra de como a decoração rústica pode conviver perfeitamente com detalhes mais modernos e transgressores. Repare no box revestido de pastilhas e cheio de glamour!

Você também se surpreendeu com o resultado?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!