Salas de estar modernas por Transition Interior Design

10 ideias sensacionais para decorar salas pequenas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A decoração de salas de estar pequenas exige criatividade e boas ideias, mas não é nenhum bicho de sete cabeças! Quando o espaço é bem aproveitado, mesmo uma sala de estar pequena pode atender as nossas necessidades. Tudo é uma questão de saber se apropriar do espaço da maneira mais eficaz.

Neste artigo selecionamos dez salas pequenas que apesar da limitação espacial proporcionam o máximo de conforto e funcionalidade. Inspire-se nestes projetos para aproveitar de modo eficiente cada centímetro do seu espaço e deixar sua casa mais prática e aconchegante.

1. Mobiliário compacto

Se a sala é pequena, é preciso adaptar o mobiliário às dimensões do espaço reduzido. Portanto, escolha um sofá proporcional ao espaço, de modo que a circulação não seja prejudicada. Profissionais responsáveis por este projeto abriram mão de móvel de centro e ganharam espaço. Mas como espaço pequeno também merece cuidados especiais, a sala ganhou um rack personalizado e um revestimento amadeirado.

2. Integração espacial

A segunda dica é buscar alternativas para tornar o espaço maior ou pelo menos a percepção do espaço, de modo a agregar conforto e funcionalidade ao ambiente. Neste projeto, a sala foi integrada ao dormitório, proporcionando uma maior profundidade visual e fluidez do espaço. O mobiliário compacto e o truque visual tornaram o ambiente mais confortável e prático.

3. Efeito com espelhos

Apartamento Bela Vista: Salas de estar modernas por STUDIO LN
STUDIO LN

Apartamento Bela Vista

STUDIO LN

Além de integrar a sala aos espaços adjacentes, o uso de painéis espelhados cria a sensação de maior profundidade e amplitude espacial. Neste projeto, assinado pelo Studio Leandro Neves, as salas de estar e jantar foram integradas formando um espaço único, no qual os espelhos criam o efeito de maior profundidade espacial.

4. Nichos superiores

Na verdade, não existe espaço ruim, existe espaço mal aproveitado. Se a sala é pequena, é necessário otimizar o uso de cada metro quadrado. Se falta espaço no nível do solo, a solução pode ser criar espaços de armazenamento com nichos elevados. Neste projeto, uma estante de madeira feita sob medida criou espaço para guardar livros e liberou espaço para a Tv e para uma mesa de trabalho.

5. Aproveite cada espaço

As paredes com janelas geralmente costumam dificultar a organização do espaço, sendo pouco aproveitadas. Mas em uma sala pequena, não se pode desperdiçar nenhum centímetro. Neste projeto, o living room é todo circundando por janelas. O layout foi organizado em função das janelas. Para aproveitar o espaço junto à parede, o projeto criou uma bancada de madeira estreita e longa com armários e nichos, que viabiliza o uso do espaço junto à janela e não impede o acesso à janela.

6. Sofá de canto

Se nenhum móvel sofá se encaixa na sua sala, a solução pode ser um sofá como este de canto, feito exclusivamente para o projeto. Além proporcionar conforto e otimizar o espaço, o sofá built-in deixou o espaço central livre, agregando funcionalidade e conforto ao ambiente.

Se você gostaria de encontrar mais soluções para otimizar o espaço da sua casa, leia este artigo.

7. Sofá de nicho

Neste projeto de casa compacta, a maneira de ampliar a área útil incluiu soluções criativas como a criação de um nicho junto à janela, à direita, que serviu para a instalação de um banco, que serve como chaise e sofá e proporciona ainda vistas privilegiadas da paisagem natural.

8. Grandes janelas

Dependendo do tamanho e do formato do espaço, a sensação de aprisionamento pode causar bastante desconforto para o usuário. Imagina a sensação desagradável causada por um espaço pequeno de forma triangular, que portanto diminui de uma extremidade à outra? Neste projeto, graças ao uso de grandes janelas, em ambos os lados, e da ocupação dos espaços laterais, liberando totalmente o espaço central, o ambiente tornou-se confortável e surpreendentemente mais amplo

9. Piso rebaixado

Salas de estar modernas por atelier137 ARCHITECTURAL DESIGN OFFICE
atelier137 ARCHITECTURAL DESIGN OFFICE

リビング~037軽井沢 I さんの家

atelier137 ARCHITECTURAL DESIGN OFFICE

A sala pequena também pode ser confortável e aconchegante. Neste projeto, além das amplas janelas de canto, que integram visualmente o ambiente à paisagem natural, o piso foi rebaixado, criando um desnível na sala de estar e uma atmosfera mais intimista e acolhedora.

10. Integração com o espaço externo

Salas de estar rústicas por ÁBATON Arquitectura
ÁBATON Arquitectura

CASA TRANSPORTABLE ÁPH80

ÁBATON Arquitectura

Você pode combinar mais de uma das dicas compiladas aqui, incluindo esta última, para otimizar o espaço da sala e criar uma percepção de o espaço parecer maior. Uma dica infalível para agregar conforto e profundidade espacial aos espaços pequenos é a integração espacial com o espaço exterior. Portanto, procure abrir a sala pequena para a paisagem ao redor, através de amplas portas-janelas de vidro, que criam a sensação de continuidade espacial com o espaço externo adjacente.  

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Quais destas soluções você adotaria para deixar sua sala maior?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!