Apartamento Cool: Salas de estar modernas por Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e Interiores LTDA

Família com dois filhos mora nesse apê de 86 m². Veja como!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Apartamentos pequenos trazem grandes desafios. Por isso, saber organizar bem os espaços é fundamental para que cada canto seja bem utilizado com conforto e praticidade. Não bastando a praticidade, é preciso saber escolher os elementos decorativos muito bem para que a personalidade do lar apareça conforme a identidade dos proprietários.

O apartamento que visitaremos hoje, esbanja personalidade. Projetado aos cuidados do escritório da talentosa arquiteta Carolina Mendonça – Projetos de Arquitetura e Interiores, do Rio de Janeiro (RJ), o pequeno lar precisava acomodar muito bem a família composta com dois filhos pequenos: uma menina e um bebê. 

Para chegar a soluções que oferecessem uma organização perfeita e o conforto ideal para todos, a arquiteta optou por uma distribuição onde a personalidade de cada pequeno ambiente pudesse ser totalmente valorizada, ainda que as limitações fossem parte do desafio. Com isso em mente, a arquiteta chegou a um resultado final especialmente criativo e acolhedor. 

E para que possamos conhecer um pouco mais sobre este excelente trabalho, vamos juntos seguir pelas imagens abaixo para encontrar as melhores inspirações! 

Aceite o convite e aproveite a visita!

1 – Bastante luz natural

A regra é sempre válida: quanto menor o espaço, mais iluminação ele deverá ter. Com isto em mente, a decoração desta sala de estar foi completamente valorizada.

Notamos nela a presença de elementos predominantemente em tons claros, como as prateleiras, sofás, paredes e rack. A escolha por este tom favorece uma distribuição de luz bem equilibrada em todos os pontos, valorizando os tons coloridos presentes no espaço. 

Notamos a escolha do abajur vermelho e do tapete com pequenas faixas que intercalam tons variantes de vermelho. As presenças destes dois elementos já foram suficientes para deixar a sala de estar levemente mais vibrante. 

Na parede atrás do sofá, notamos um grande quadro artístico com uma forte textura na cor preta, tom perfeitamente utilizado para contrastar com a cor branca do espaço e fazer ótima soma com as almofadas estampadas. 

Ao fundo, a ampla porta envidraçada faz a divisão com a pequena varanda e permite uma excelente iluminação natural em todo o interior da casa.

2 – Menos paredes, mais ambientes integrados

Deste outro ângulo, notamos não só a excelente distribuição de cores e boa iluminação em todo o interior, como percebemos ao fundo a excelente decoração da sala de jantar. Perfeitamente centralizada, a sala de jantar é valorizada com a própria posição do tapete da sala de estar, que nos direciona o olhar para o conjunto de cadeiras e o papel de parede que imita texturas de tijolos vermelhos. 

A integração foi feita de maneira suave, sem que fossem necessárias grandes intervenções em cada ambiente. Isto fez com que a personalidade de cada espaço fosse perfeitamente valorizada. 

3 – Revestimentos de tons similares

Aproximando o olhar para a sala de jantar, notamos a delicada presença da madeira em diferentes elementos distribuídos no ambiente. Aqui, inclusive, podemos notar com mais clareza a escolha pelo piso laminado que reforça o aconchego e conforto em qualquer ambiente.

A madeira está ainda presente em formato maciço no tampo da mesa com estrutura de ferro e nos pés das cadeiras plásticas e vibrantes pintadas de vermelho. Ao fundo, notamos o painel que valoriza a textura da madeira no aparador e prateleiras. Todo este conjunto fez desta sala de jantar um pequeno, mas incrível ambiente para toda a família.

4 – Detalhes decorativos discretos

Deste ângulo, podemos conferir a ótima personalidade decorativa da sala de jantar. A presença vibrante das cadeiras confere uma excelente combinação com o papel de parede que imita texturas de tijolos. Este detalhe rústico é valorizado ainda pela linda luminária que está pendente sobre o centro da mesa de madeira maciça. 

Ao lado, pequenas prateleiras em madeira organizam quadros e objetos de decoração, oferecendo beleza e acolhimento ao espaço. 

5 – As crianças dividem um quarto

O quarto infantil é completo encanto. A distribuição dos diferentes espaços confere um resultado incrivelmente criativo. A delicadeza do quartinho foi decorada com a soma da madeira e da cor branca, como podemos notar no guarda-roupa ao fundo, berço e piso. Além disto, a pequena escada leva a um agradável mezanino onde há outra cama para a criança mais velha. 

6 – Móveis multifuncionais

O berço funciona como trocador e gaveteiro. 

Observando o berçário, vemos a excelente iluminação natural da janela bem protegida com uma longa cortina. Acima do berço, quadros com pequenas ilustrações em cor pastel dão um toque a mais de fofura ao ambiente. A delicadeza está presente ainda no pequeno banco coberto com capa de crochê e no brinquedo decorativo com planetas coloridos suspenso sobre o berço. Tudo perfeito para a felicidade do bebê.

7 – Mezanino no quarto

Chegando ao mezanino, onde dorme a menina mais velha, observamos um pequeno espaço repleto de carinhos na decoração. A escolha da madeira para revestir a parede e o piso ficou excelente para deixar o ambiente mais acolhedor. Prateleiras em tamanho alongado foram ótimas escolhas para organizar os objetos de decoração. 

Gostou deste projeto? Do que você mais gostou na decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!