Descubra A Decoração de Parede Ideal para a Sua Personalidade!

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Liquor House, Bloco Z Arquitetura Bloco Z Arquitetura Concessionárias modernas
Loading admin actions …

O que a decoração da sua casa e a sua personalidade têm em comum? Absolutamente tudo! Afinal, costumamos aplicar na nossa residência somente o que agrada e faz sentido para o nosso dia a dia.

Já mostramos por aqui qual o estilo decorativo mais combina com a sua personalidade. Porém, hoje, queremos falar de um item específico da decoração onde a personalidade pode aparecer em destaque: a parede!

Confira a seguir qual a decoração de parede que mais combina com a sua personalidade!

Como definir sua personalidade?

Existem diversos testes de personalidade desenvolvidos pelos cientistas ao longo dos anos. Porém, um dos testes que mais tem ganhado relevância entre os estudiosos é o Indicador Myers Briggs dos Tipos de Personalidade (MBTI, do inglês Myers-Briggs Type Indicator). Você já ouviu falar nesse teste?

Esse indicador separa a personalidade em 4 características básicas, que são definidas ao responder perguntas específicas.

O teste possui alguns erros por deixar de fora certas complexidades, mas, mesmo assim, ele é ótimo para definir a personalidade de maneira geral. Por isso, usamos ele como base para separar uma inspiração de decoração de parede para cada tipo de personalidade, que você confere a seguir!

Extrovertidos ou Introvertidos

O primeiro critério de personalidade definido pelo MBTI diz respeito a como a pessoa interage com o mundo. Por isso, essa categoria é dividida entre extrovertidos e introvertidos.

- Extrovertidos (E)

Quem é classificado como extrovertido tende a ser mais sociável, gostando de conversar e interagir com outras pessoas.

Por isso, nossa ideia de parede ideal para esse tipo de personalidade é uma que possui um bar recheado de bebidas, perfeito para receber amigos e convidados em confraternizações em casa.

- Introvertidos (I)

Sala de jantar com biblioteca de livros Estudio Piloti Arquitetura Salas de estar modernas Madeira reforma apartamento, apartamento grande, apartamento moderno, biblioteca, livros, marcenaria, madeira, concreto aparente, cozinha funcional, cozinha branca, porcelanato cozinha, reka iluminação, piso de madeira
Estudio Piloti Arquitetura

Sala de jantar com biblioteca de livros

Estudio Piloti Arquitetura

Ao contrário dos extrovertidos, os introvertidos preferem ficar sozinhos. Por isso, são menos sociáveis e interagem menos com os outros. Esse tipo de pessoa prefere concentrar sua energia no mundo das ideias.

Recomendamos que as pessoas que possuem essa personalidade conversem com um arquiteto para incluir uma parede com biblioteca em suas casas, local onde podem ficar sozinhos e viajar em seus próprios pensamentos.

Sensoriais ou Intuitivos

NICHOS DISPOSTOS AO FUNDO DO ARMÁRIO DÃO EFEITO AO ESPAÇO DA CAMA Fernanda Amorim Arquiteta Quartos modernos NICHO
Fernanda Amorim Arquiteta

NICHOS DISPOSTOS AO FUNDO DO ARMÁRIO DÃO EFEITO AO ESPAÇO DA CAMA

Fernanda Amorim Arquiteta

A segunda classificação de personalidade do MBTI reflete sobre a forma de observar e absorver as informações do mundo. Por isso, esse critério é separado em sensoriais e intuitivos.

- Sensoriais (S)

Mármore reflexo Casa Café Aeroporto Ney Nunes Concessionárias modernas reflexo,decoração,azul,sofa,listras,porto alegre,nichos,armario,quadros,ney nunes,Espaços gastronômicos
Ney Nunes

Mármore reflexo Casa Café Aeroporto

Ney Nunes

As pessoas sensoriais são mais materialistas, obtendo informações através da observação de fatos e referências concretas. Por isso, são mais realistas e práticas.

A decoração de parede ideal para os sensoriais é cheia de prateleiras e nichos, que trazem praticidade para o dia a dia e, ainda, são ótimos locais para armazenar livros e revistas com informações e estudos confiáveis.

- Intuitivos (N)

Já os intuitivos costumam tirar suas conclusões a partir de seus próprios pensamentos e crenças. Por isso, são pessoas mais imaginativas e criativas.

Para lidar com essa criatividade e trazer ela também para a decoração, nossa sugestão é incluir uma parede de quadro negro, que eles podem usar para desenhar e soltar a imaginação.

Pensadores ou Sentimentais

O terceiro critério demonstra como cada pessoa julga as ações de outras pessoas e como toma suas próprias decisões. Confira a diferença entre pensadores e sentimentais:

- Pensadores (T)

Os pensadores julgam as ações dos outros e tomam suas próprias decisões tendo a lógica como critério. Por isso, sempre levam em conta os prós e contras e raramente sofrem a influência dos sentimentos nas decisões.

Por conta dessa valorização da racionalidade, nossa ideia de parede ideal para os pensados é uma com padronagem geométrica, que possui a lógica que eles tanto gostam.

- Sentimentais (F)

Os sentimentais julgam os outros e tomam suas próprias decisões guiados por instintos e sentimentos.

Levando isso em conta, a decoração de parede que eles iriam amar é uma artística, com pinturas ou quadros, perfeita para despertar emoções e sentimentos.

Julgadores ou Perceptivos

O quarto e último critério define como a pessoa vive e é dividida entre julgadores e perceptivos.

- Julgadores (J)

Quem se encaixa entre os julgadores toma decisões de forma rápida, sem pensar muito antes de agir. 

Por causa dessa atitude mais impulsiva, recomendamos que os julgadores tenham uma parede com papel de parede aplicado. Assim, eles podem facilmente alterar a decoração caso mudem de ideia.

- Perceptivos (P)

Apartamento SB | Balneário Camboriú / SC - Brazil , indiarq indiarq Salas de estar escandinavas Mármore Verde
indiarq

Apartamento SB | Balneário Camboriú / SC – Brazil

indiarq

Os perceptivos demoram para agir, afinal, preferem pensar muito antes de tomar a decisão. Por isso, suas ações são mais pensadas e acertadas.

Como a mudança de ideia e o arrependimento por escolhas feitas dos perceptivos são mais raras, nossa sugestão é que eles usem um revestimento com material nobre em sua parede. Esse tipo de revestimento é uma ótima escolha para quem leva em conta todos os diferenciais.

Você já fez o teste  MBTI? Qual decoração aqui listada você acha que mais combina com a sua personalidade?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!