Decoração Escandinava: Onde Surgiu, Principais Características e Como Usar

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Quarto do Casal, Marilia Zimmermann Arquitetura e Interiores Marilia Zimmermann Arquitetura e Interiores Quartos escandinavos Cobre/Bronze/Latão Castanho
Loading admin actions …

Atualmente, mais do que tudo, o que mais queremos é chegar em casa e poder relaxar em um ambiente confortável, não é mesmo?

Por isso, vários estilos decorativos que prezam, acima de tudo, pelo aconchego surgiram e ficaram em alta em projetos de arquitetos. Entre eles está a decoração escandinava. Você já conhece esse estilo decorativo? 

Caso ainda não conheça ou esteja em busca de mais informações e inspirações seguindo esse tipo de decoração, acompanhe a seguir todas as dicas e ideias com decoração em estilo escandinavo que separamos!

Onde surgiu o estilo de decoração escandinavo?

Cozinha e Living integrado Plurale Arquitetura Salas de estar escandinavas
Plurale Arquitetura

Cozinha e Living integrado

Plurale Arquitetura

Como o próprio nome sugere, esse estilo decorativo surgiu na Escandinávia, uma região localizada no norte da Europa e que compreende os países nórdicos, como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia.

Por serem países frios, a cultura evoluiu para transformar os lares em ambientes muito aconchegantes e confortáveis, perfeitos para o inverno. E foi seguindo essa cultura que o estilo escandinavo nasceu.

Principais características da decoração escandinava

Os ambientes que seguem o estilo escandinavo são confortáveis e aconchegantes. Para conseguir trazer esses diferenciais, a decoração escandinava possui algumas características marcantes:

- Minimalismo

Área de serviço pequena, Estação Arquitetura Estação Arquitetura Closets
Estação Arquitetura

Área de serviço pequena

Estação Arquitetura

Na decoração escandinava menos é mais. Isso quer dizer que a decoração deve prezar por linhas retas e poucas decorações, trazendo ao ambiente somente o que for necessário para deixá-lo mais útil e aconchegante.

- Simplicidade

Além de minimalista, a decoração escandinava preza pelo simples. Afinal, no estilo escandinavo, mais importante do que impressionar os convidados é tornar o ambiente convidativo e perfeito para receber familiares e amigos.

- Claridade e luz natural

Apartamento SB | Balneário Camboriú / SC - Brazil , indiarq indiarq Varandas
indiarq

Apartamento SB | Balneário Camboriú / SC – Brazil

indiarq

Por conta do frio existente no local em que o estilo escandinavo surgiu, a iluminação natural, que aquece e traz calor ao ambiente, é supervalorizada nesse estilo decorativo.

- Elementos neutros e claros

As cores predominantes no estilo decorativo escandinavo são as claras e neutras. Essa combinação de tons torna o ambiente versátil, clássico e elegante.

- Uso de materiais naturais

apto BTZ_WZR, ARQ.STHÊ.DEZ ARQ.STHÊ.DEZ Quartos escandinavos Madeira Verde Mobiliário,Propriedade,Mesa,Construção,Luminária,Prateleira,Madeira,Design de interiores,Porta,Prateleiras
ARQ.STHÊ.DEZ

apto BTZ_WZR

ARQ.STHÊ.DEZ

Outra forma de deixar o ambiente mais aconchegante é fazer uso de materiais naturais. Por isso, os tecidos naturais (como lã, algodão cru, etc) e, principalmente, a madeira são materiais recorrentes em ambientes escandinavos.

Se você gostou desse estilo decorativo, mas não sabe muito bem como aplicar em seu ambiente, confira este outro artigo em que ensinamos como decorar em estilo escandinavo em 7 passos!

Inspirações de ambientes que seguem o estilo decorativo escandinavo

Apesar de ter surgido em uma região com muito frio, o estilo escandinavo pode ser perfeitamente adaptado para países tropicais como o Brasil. Se você quer saber como usar esse tipo de decoração em seu lar, confira a seguir algumas inspirações:

A sala de estar fica mais convidativa para receber convidados quando é decorada no estilo escandinavo

Apartamento SB | Balneário Camboriú / SC - Brazil , indiarq indiarq Salas de estar escandinavas Mármore Verde
indiarq

Apartamento SB | Balneário Camboriú / SC – Brazil

indiarq

O quarto é o ambiente perfeito para usar a decoração escandinava e deixar o cômodo mais confortável e aconchegante

Fazer a refeição em uma sala de jantar escandinava irá deixar todos que estão à mesa mais relaxados e confortáveis

Living RSG+ AN Arquitetura Salas de estar escandinavas Turquesa plantas de interior,living,Sala de Jantar,apartamento
AN Arquitetura

Living RSG+

AN Arquitetura

A cozinha geralmente é um ambiente frio e pouco aconchegante. Para mudar isso, toques de estilo escandinavo deixam o ambiente mais agradável

Para aplicar o estilo escandinavo no banheiro, aposte em cores neutras, tapetes em materiais naturais e mobiliário em madeira

Qual sua opinião sobre o estilo escandinavo? Você gosta desse estilo?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!