7 cabeceiras de cama surpreendentes

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

De acordo com o Feng Shui, a arte milenar de harmonização de ambientes, a cama do quarto de dormir não pode passar sem uma cabeceira de destaque, pois ela evita as energias negativas de vários tipos e estimula a força, a solidez e a estabilidade nas situações e relacionamentos.

Mesmo sem falar do lado espiritual das coisas, uma bela cabeceira de cama torna o ambiente ainda mais cativante e aconchegante, o que propicia os momentos de recolhimento e o sono de qualidade. Assim, saber escolher uma cabeceira de cama é parte importante da decoração do quarto, uma vez que ajuda a imprimir nele não só o estilo que se deseja adotar, como também a elegância, sofisticação, suavidade ou beleza que se almeja.

As cabeceiras de cama podem se apresentar sozinhas ou contar com toda uma decoração em torno dela. Um exemplo é o dossel de uma cama clássica. Outro, o painel fotográfico ou artístico que enfeita a parede atrás da cama. Outra possibilidade é a utilização de revestimentos estampados e com texturas na mesma parede. Já no que diz respeito à cabeceira propriamente dita, são bastante apreciadas aquelas em ferro ou madeira trabalhada, que conferem à cama delicadeza ou modernidade. 

Apresentamos a seguir 7 cabeceiras de cama surpreendentes que vão inspirá-lo a mudar a cara do seu quarto!

Luzes

Apartamento AS: Quartos  por Beth Nejm
Beth Nejm

Apartamento AS

Beth Nejm

Um elemento que pode mudar a cara da cabeceira da cama é a luz. Na imagem acima, a cama tem uma cabeceira longa, que abriga também a mesa ao lado dela. Em tom que se harmoniza com a roupa de cama neutra, a cabeceira é simples e reta. Ela ganha destaque com o uso de luzes em LED em toda a sua extensão, que marcam a profundidade dela. As luzes também dão relevo à escultura de parede sobre a cama, de modo que ela fica ainda mais presente na decoração. Recurso simples, as luzes transformam uma cabeceira plana em parte de um jogo de formas e volumes.

Ferro trabalhado

Apartamento São francisco: Quartos  por ARC+ Arquitetura
ARC+ Arquitetura

Apartamento São francisco

ARC+ Arquitetura

Um elemento clássico de quartos românticos ou rústicos é a cabeceira em ferro trabalhado. Na imagem acima, o quarto apresenta características dos dois estilos. Contra a parede de tijolinho à vista que confere rusticidade ao espaço está a bela cama com cabeceira branca de ferro trabalhado, ornada por fios de luz que lhe dão ainda mais destaque. Mais romantismo clássico aparece na luminária de teto em forma de lustre. Já as mesinhas de cabeceira, pequenas e vintage, se apresentam na cor amarela para dar mais vida ao ambiente. Por sua vez, o tapete azul e branco com estampa étnica combina delicadamente com as almofadas nas mesmas cores que enfeitam a cama. Também é interessante destacar o teto azul escuro com pequenas luzes, que também dá um toque romântico paralelo ao da cabeceira da cama.

Capitonê

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Quartos  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Quartos em estilo clássico podem ousar muito nas cabeceiras de cama e seus complementos. No projeto de Samara Barbosa Arquitetura, o espaço abusa das cores neutras e texturas adamascadas. Na cama propriamente dita, a cabeceira em capitonê confere elegância e requinte, ainda mais acompanhada por um belo dossel em tecido branco e translúcido. O quarto de decoração majestosa conta ainda com luminárias elaboradas em pingente, mesa de cabeceira com fachada espelhada e tapete acolhedor. É o cenário perfeito para quem quer se sentir especial e afortunado!

Cores

Em outros quartos, as cores podem fazer a grande diferença – e isso se estende à cabeceira da cama. No quarto em estilo moderno da imagem acima, a estrutura da cama é em madeira coberta por tecido turquesa. A cabeceira, almofadada, também é revestida no mesmo tecido e dialoga harmoniosamente com o painel fotográfico disposto em toda a parede atrás da cama, que representa o céu e a areia de uma praia. Diferentes tons de azul, presentes nas roupas de cama, nos travesseiros, nas cortinas e no painel, se complementam e trazem uma atmosfera relaxante e agradável. Novamente, as mesas de cabeceira são espelhadas, o que dá leveza ao espaço, e luminárias em pingente sobre elas tornam a iluminação mais intimista. A imagem é de Rômulo Fialdini.

Preto

Suíte Master - CASA COR 2013 - (Fotos Lio Simas): Quartos  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

Suíte Master – CASA COR 2013 – (Fotos Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

O preto é uma cor elegante por si só, caracterizada pela sua discrição e austeridade. Em quartos em estilo moderno ou eclético, como o da imagem acima, ele ganha ainda mais sofisticação com a divisória ricamente trabalhada que serve de pano de fundo para a cabeceira acolchoada da cama, na mesma cor. A solução é ideal para lofts, studios ou quitinetes, nos quais se busca incessantemente formas de aumentar a privacidade dos diferentes ambientes. A cama é sólida e de linhas retas e puras, com uma cabeceira moderna que lhe dá ainda mais solidez. O uso do branco ou de clores neutras nas roupas de cama, nas cortinas e no tapete ajudam a equilibrar o peso da cor preta. A divisória recortada, por sua vez, enfeita e, ao mesmo tempo, suaviza a separação dos espaços. 

Lousa

Em alguns quartos em estilo moderno, a cabeceira tradicional pode ser substituída por elementos como uma bancada atrás da cama, emoldurada por uma parede de lousa. É o caso do quarto da imagem acima, em que a cama baixa, disposta sobre uma plataforma, encontra encosto na bancada à meia altura. A parede de lousa, tendência atual em decoração de vários ambientes, permite a mudança de escritos, figuras e desenhos sempre que se quiser, o que torna o espaço dinâmico. Cheias de personalidade, bancada e parede servem de cabeceira para a cama também original. Já o piso em mármore imprime um ar sofisticado ao ambiente com vocação minimalista e traz leveza a ele. 

Madeira e vidro

Dormitório : Quartos  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Dormitório

Infinity Spaces

Sem cabeceira própria, a cama da imagem acima ganha estrutura com a parede divisória em madeira e vidro na qual está encostada. Com pequenos nichos de design muito puro, essa parede divisória recebe velas que, à noite, podem trazer uma atmosfera intimista e rústica ao espaço. O efeito é coerente com ambiência geral da casa, voltada para a praia. Para outras dicas sobre cabeceiras de cama, leia este artigo.

Qual é a cabeceira com que você sonha para a sua cama?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!