Jardins modernos por Jardines Paisajismo Y Decoraciones Elyflor

14 jardins pequenos para se inspirar e fazer igual

Nilbberth Silva Nilbberth Silva
Loading admin actions …

Você já pensou em transformar em jardim os cantinhos, espaços vazios e entradas em sua casa? Para muitos, esse são espaços mortos e sem uso, ocupado por concreto, pedras ou grama. Se esse é o seu caso, veja as fotos abaixo e inspire-se para criar um jardim que alegrará o caminho de entrada, o canto de um pátio ou os fundos. Logo você conseguirá criar um ponto de interesse que não havia antes.  Veja abaixo uma variedade de materiais, estilos e boas ideias que podem ser copiadas em muitas casas. 

Some-as à sua imaginação e veja as mudanças surpreendentes que esses jardins podem causar em sua casa.

Jardim pequeno na entrada de casa

Esse jardim margeia o caminho da entrada de casa e delimita a grama à frente. Repare nas boas ideias de desenho: as pedras que definem as bordas do canteiro têm o mesmo tamanho e forma, para que não se destaquem do conjunto. Plantas e pedras têm cores que combinam sem confrontos. 

Um espaço entre o corredor e o pátio

Nesse canto onde o caminho e o muro limitam o espaço, conseguiu-se um um ponto de interesse verde. As flores em um canteiro sempre serão um ponto focal no desenho dos jardins. Nesse projeto, elas separam a área dos degraus do caminho de madeira. 

Uma fonte natural

Essa fonte feita de bambu dá charme a essa pequeno jardim de maneira criativa. As pedras do chão do canteiro contrasta em cor e textura com as pedras grandes e o vaso que serve de fonte. Arbustos de diferentes alturas e tons de verde criam um diálogo visual interessante. 

Entrada com piso de madeira

O que acha desta ideia para a entrada de casa? O piso é de madeira e a borda do canteiro é feita com o mesmo material. A pedrinha branca contrasta com os arbustos de formas e alturas diferentes em um desenho inovador.  Usar bambu e uma réplica de lanterna japonesa deixa a casa com um interessante tom asiático. 

Simetria

Em um espaço pequeno, simetria e ângulos retos dão charme ao desenho. Você pode usar grama, como se vê na imagem,  ou substituir por uma planta rasteira. O fato do canteiro ser baixo harmoniza o conjunto. 

Um canto especial

  por Zen Ambient
Zen Ambient

Fuente, bonsai, piedras y lamparita

Zen Ambient

Esse desenho foi elaborado desenhando com pedras o espaço ao redor das plantas. A fonte é o ponto focal, arrematada com um pequeno bonsai. Observe como as plantas foram organizadas de acordo com sua altura: as maiores ficam próximas às paredes mais altas. 

Um banco no exterior

As plantas rasteiras são o eixo do desenho desse cantinho. A combinação dessas plantas envolvendo o espaço destinado à base do banco é um luxo. Os vasos brancos marcam a transição entre o caminho e os outros espaços do jardim. Você pode brincar com as cores das plantas rasteiras e a cor dos vasos para dar mais interesse ao desenho.

Apenas vasos

Qualquer cantinho em casa pode receber mais alegria com o uso de vasos. Esses materiais distintos te dão a oportunidade de jogar com cores e texturas. Escolha as plantas de acordo com as alturas mais convenientes para que se harmonizem com o desenho do espaço.

Canteiros de bambu

Os troncos da gramínea dão um charme original a esses canteiros! As diferentes alturas do bambu e forma se adaptam perfeitamente ao espaço, dando-lhe a nota de cor que necessitava. As plantas verde-escuro contrastam belamente com a parede branca. 

Jardinzinho redondo

Esse jardim se torna mais interessante porque as plantas no meio são altas e diminuem gradativamente até as bordas. O círculo de pedra contribui para criar o desenho. Vale a pena escolher para o mesmo canteiro plantas que tenham o mesmo tratamento quanto à rega. 

Jardineiras na parede

Nessa imagem é possível encontrar diferentes tipos de recipientes para flores. Um é mais elaborado, construído e quase mimetizado com a parede onde se apoia; os vasos são mais genéricos, porém se definem muito bem no espaço quanto a tamanho e cor. Repare também na pedra da base.

Pedras como protagonistas

Repare nas pedras redondas e grandes como ovos pré-históricos que estão na base desse canteiro. Elas contrastam com os vasos de madeiras de ângulos retos e a leveza das plantas. Uma cascata e o muro com textura rústica dão ainda mais interesse ao espaço. 

Canteiros sinuosos

Para ser feito, esse canteiro ondulado exigiu muita paciência. Ele foi feito com pedacinhos de madeira de diferentes alturas encravados lado a lado. Arbustos podados com topiaria contrastam com outros de aparência menos domesticada. As pedras também contrastam com a grama, o que traz mais interesse ao jardim. 

Espaço sombreado

Esse jardim ocupa um cantinho sombreado na casa. Como ali a incidência de sol é, obviamente, menor, é preferível que se plante espécies que exigem pouca iluminação. Vale a pena consultar um paisagista para escolher as variedades que mais te agradem. 

O que você achou das ideias para jardins pequenos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!