Televisão no Quarto: Sim ou Não? Confira os Motivos para Cada Escolha

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Apartamento Bela Vista 3, Mundstock Arquitetura Mundstock Arquitetura Quartos modernos
Loading admin actions …

Hoje viemos aqui para falar de um assunto polêmico no mundo da arquitetura, mas que tem influência direta na convivência familiar: A televisão no quarto.

Existem pessoas que detestam e nunca instalariam uma TV no dormitório… Por outro lado, muitas outras pessoas também não vivem sem a televisão instalada nesse cômodo. Você é de qual time? Se ainda está neutro e não sabe decidir entre colocar ou não este eletrônico no quarto, vamos ajudar você a tomar essa decisão!

Confira abaixo os motivos para ter e também as razões para não ter uma TV no quarto!

Motivos para ter uma televisão no quarto

Muitas pessoas não abrem mão de ter uma TV no quarto. Os motivos para isso são vários! Confira:

01: Comodidade para o dia a dia

Ficar indo da sala para o quarto sempre que a vontade de assistir um programa, filme ou série aparece não é muito cômodo. Por isso, a TV no quarto traz mais praticidade e facilidade para a rotina, já que a pessoa não precisa sair do quarto para assistir o que deseja.

02: Mais conforto na rotina de lazer

Painel da TV do dormitório do casal homify Quartos modernos

Sem dúvidas, o quarto é o ambiente mais aconchegante do lar. Por isso, é o cômodo perfeito para instalar a televisão quando a ideia é trazer mais conforto para esse momento de lazer.

03: É uma fonte a mais de relaxamento e distração

Vamos combinar que não tem nada mais gostoso e relaxante do que assistir um filminho em casal na cama, principalmente no frio do inverno, não é mesmo? E esse é um dos grandes motivos para se ter uma TV no quarto.

Se você gostou desses argumentos e pretende colocar uma televisão em seu quarto, confira também este outro artigo onde listamos 24 ideias para colocar a televisão no dormitório!

Razões para não se ter uma TV no dormitório

Também existem razões fortes que fazem algumas pessoas fugirem de ter uma televisão no ambiente de dormir. Entre os motivos mais comuns para isso estão:

01: Pode dificultar o sono

Estudos mostram que a melatonina, hormônio responsável pelo sono, é regulado pela luz azul. Na ausência dessa luz é que o hormônio é produzido.

A televisão aumenta a incidência de luz azul e, por isso, pode dificultar o sono e causar insônia.

02: Pode atrapalhar o momento íntimo entre casais

O momento que o casal tem livre para ficar na cama conversando ou tendo seu momento íntimo pode ser interrompido pela televisão, que distrai e atrapalha esses períodos importantes de convivência.

03: Ela instalada apenas na sala aumenta o convívio familiar

Em casas com famílias grandes, a televisão instalada apenas na sala de estar (ou outro cômodo de convivência) aumenta a confraternização em família. Afinal, é comum que todos se reúnam para assistir televisão juntos, o que não acontece quando ela está instalada em cada quarto.

04: Em quartos de adolescentes e crianças, os pais não conseguem controlar o que é assistido

Existem diversos programas com faixas etárias não indicadas para crianças e/ou adolescentes. Ao instalar a televisão direto no quarto dos filhos, os pais perdem esse controle sobre o que estão assistindo. Além disso, fica mais difícil regular a quantidade de horas que a criança passa na frente da televisão.

05: Com a televisão no quarto, fica mais fácil de perder a hora de dormir

Quem nunca se distraiu com um filme que estava passando na televisão e perdeu a hora de dormir? Quando a televisão é instalada no quarto, isso acontece com ainda mais frequência, já que a maioria das pessoas assiste a TV até cair no sono.

Você é do time que ama ou do que odeia a televisão no quarto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista