Estilo Hygge: O Que É e Como Aplicar na Decoração

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Casa Moema, Tria Arquitetura Tria Arquitetura Salas multimídia ecléticas
Loading admin actions …

De tempos em tempos surgem novos estilos decorativos que viram febre e invadem o design de inteiores das casas. E o estilo da vez é o hygge. Você já ouviu falar nesse estilo de decoração?

Se a resposta for um belo e sonoro “não”, sem problemas! A seguir, vamos explicar direitinho para você o que é “hygge” e mostrar como você pode aplicar em seu lar! Confira:

O que é o estilo hygge?

O hygge tem muito em comum com o estilo escandinavo. Porém, o hygge vai além e é considerado também um estilo de vida, forma de viver e atitude.

O hygge surgiu na Dinamarca, onde o inverno é rigoroso e há a necessidade de casas com ambientes quentes e acolhedores. Por isso, o principal objetivo do hygge é transmitir conforto, aconchego e bem-estar. Diferenciais que refletem diretamente no lar, que deve ter todos esses requisitos.

Como decorar com o estilo hygge em 8 passos

SUÍTE CASAL | ESPAÇO PARA OS DOIS Larissa Voltz Arquitetura Quartos escandinavos suíte, clássico, moderna, contemporânea, escandinava
Larissa Voltz Arquitetura

SUÍTE CASAL | ESPAÇO PARA OS DOIS

Larissa Voltz Arquitetura

Gostou do conceito do estilo hygge? Então confira como adicionar as ideias desse estilo decorativo em seu lar seguindo estes 8 passos:

Passo 1: Aposte em muitas janelas e iluminação natural

A luz natural e a beleza do jardim de inverno Rabisco Arquitetura Banheiros modernos Vidro Branco suíte master casal, sala de banho, banheiro casal, banheira de hidromassagem, jardim de inverno, luz natural, claraboia, verde, branco, clean, moderno, revestimento 3d, vegetação no banheiro
Rabisco Arquitetura

A luz natural e a beleza do jardim de inverno

Rabisco Arquitetura

Por ter origem dinamarquesa, onde o sol no inverno aparece por poucas horas no dia, o estilo hygge valoriza ao máximo a luz natural do sol. Por isso, as janelas desse tipo de ambiente devem ser numerosas e/ou em tamanho grande para que iluminação natural preencha o cômodo.

Passo 2: Adicione móveis confortáveis e aconchegantes

Área de leitura em sacada fechada ZOMA Arquitetura Salas de estar modernas poltrona,rosa,sacada,leitura,varanda,lazer
ZOMA Arquitetura

Área de leitura em sacada fechada

ZOMA Arquitetura

Por prezar pelo aconchego, obviamente, os móveis e acessórios, principalmente sofás e estofados que seguem esse estilo, devem prezar sempre pelo conforto.

Passo 3: Use velas e iluminação amarelada

Além da iluminação natural, quando o sol se põe, a luz artificial também é necessária.

Para continuar com o clima intimista e de aconchego, uma ideia é adicionar velas e luzes mais amareladas, que trazem o mesmo efeito relaxante.

Passo 4: Acrescente itens em tecidos pesados e aconchegantes

Detalhes Sala de Estar Integrada em Estilo Moderno e Contemporâneo Decoradoria Salas de estar modernas Derivados de madeira Cinza Detalhe sofá,Sala de estar,Ambiente Integrado,Almofadas Casa Mind,Almofadas Collector,Manta Azul,Manta Hometeka,Tapete Geométrico,Tapete Tokstok,Banco acrílico,Banco Kartell,sofá Oppa
Decoradoria

Detalhes Sala de Estar Integrada em Estilo Moderno e Contemporâneo

Decoradoria

Como vem de um local extremamente frio, o estilo hygge também sugere a adição de itens em tecidos pesados no ambiente. Algumas ideias são lã e couro, além de tecidos naturais que possuem um toque confortável, que podem ser adicionados em almofadas, estofados, mantas, tapetes, cortinas, etc.

Passo 5: Invista em cores neutras

Assim como o estilo escandinavo, o hygge prevê a utilização de cores mais neutras e pastéis. Além de tornar o ambiente mais aconchegante, essas cores ressaltam e deixam a luz natural do sol em evidência.

Passo 6: A madeira deve ser presença garantida

A madeira tem o poder de aquecer e trazer aconchego para qualquer ambiente. Por isso, ela é presença garantida nos ambientes que seguem o estilo hygge.

Passo 7: E não esqueça de trazer plantas para o ambiente

CasaCor | 2011 | Arqtº Ricardo Rossi, Folha Paisagismo Folha Paisagismo Jardins modernos Mobília,Propriedade,Plantar,Madeira,Iluminação,Design de interiores,Planta de casa,Pisos,Cadeira,Piso
Folha Paisagismo

CasaCor | 2011 | Arqtº Ricardo Rossi

Folha Paisagismo

Para trazer mais itens naturais, as plantas também podem ser usadas para deixar seu ambiente hygge.

As plantas recomendadas vão depender da incidência de luz e umidade do cômodo, mas algumas espécies que se adaptam bem a quase todos os ambientes são: jiboia, costela de adão, lírio e zamioculca.

Passo 8: Também adicione cortinas, tapetes e almofadas

Projeto Arq. Maria Rejane Schneider, BRAESCHER FOTOGRAFIA BRAESCHER FOTOGRAFIA Quartos rústicos Mobiliário,Propriedade,Construção,Conforto,Armários,Madeira,Luminária,Iluminação,Design de interiores,Sombra
BRAESCHER FOTOGRAFIA

Projeto Arq. Maria Rejane Schneider

BRAESCHER FOTOGRAFIA

O objetivo do estilo hygge é aquecer e deixar o ambiente extremamente confortável. Por isso, as cortinas, tapetes e almofadas não podem ficar de fora da decoração.

Quer mais informações sobre o hygge? Confira este artigo com mais 7 ideias que seguem o estilo hygge e lagom!

Qual a característica que você mais amou no estilo hygge?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!