Mesas de Jantar Redondas: Como Usar em Espaços Pequenos

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Cozinha e jantar, Rubia Nascimento Design Rubia Nascimento Design Salas de jantar escandinavas
Loading admin actions …

Para facilitar o dia a dia e trazer mais praticidade para os moradores, as casas e apartamentos possuem cada vez menos espaço. Consequentemente, os ambientes estão ficando menores.

Para acompanhar essa tendência, os móveis também estão sendo repensados para que ocupem menos área e caibam nesses espaços mais limitados.

A mesa redonda é uma grande tendência decorativa, inclusive, já falamos sobre isso por aqui. Porém, por ser um tipo de móvel que ocupa bastante espaço, deve seguir alguns diferenciais para que possa ser usada em salas de jantar ou cômodos menores. Confira a seguir algumas dicas e inspirações de mesas redondas para espaços pequenos:

Dicas para escolher a mesa redonda para espaço pequeno

A mesa redonda é a melhor escolha para ambientes pequenos, principalmente se eles possuírem um formato quadrado. Por isso, é o formato queridinho de muitos arquitetos. Geralmente, a mesa redonda usada em um espaço limitado irá acomodar de 4 a 6 pessoas. Quando é maior que isso, a mesa redonda costuma ocupar mais espaço do que o necessário, por isso, os formatos retangulares ou ovais são mais recomendados nesse caso.

O tamanho e modelo ideal de mesa redonda para o seu espaço irá depender, principalmente, dos seguintes fatores:

- Espaço disponível no ambiente;

- Número de moradores;

- Quantidade de visitantes recebidos na residência;

- Conforto da mesa;

- Usabilidade dependendo do tamanho da mesa.

Inspirações de ambientes pequenos com mesas redondas

Antes de comprar a mesa redonda para o seu ambiente, confira algumas inspirações de cômodos com espaço reduzido com esse tipo de móvel:

01 – Mesa redonda com centro giratório

O centro giratório é um acessório perfeito para as mesas redondas instaladas em ambientes pequenos, já que facilita a distribuição dos alimentos e ajuda na mobilidade.

02 – Modelo de mesa redonda em tamanho compacto

As mesas redondas em tamanhos compactos, para acomodar 4 pessoas, são as mais indicadas para ambientes pequenos porque ocupam menos espaço no cômodo.

03 – Cadeiras com rodinhas para usar em mesa redonda pequena

Outra forma de melhorar a mobilidade do ambiente é apostar em cadeiras com rodinhas, que podem ser movimentadas com mais facilidade.

04 – Mesa posicionada no canto para ocupar menos espaço

Em ambientes com espaço reduzido, a mesa redonda pode ser instalada em um canto, encostada na parede para possibilitar a circulação no ambiente. Quando o uso da mesa for necessário, basta puxá-la para frente.

05 – Mesa redonda colocada no centro do ambiente, aproveitando um espaço sem uso

Além do canto, outra forma de otimizar o espaço do ambiente é adicionando a mesa redonda no centro do cômodo, aproveitando uma área que geralmente não é utilizada.

06 – Canto alemão com mesa redonda para um espaço versátil

Neste exemplo, a mesa redonda em tamanho pequeno foi colocada como mesa de um canto alemão. A ideia é versátil porque o local pode ser usado para refeições, mas, em outras ocasiões, basta afastar a mesa para que o assento seja utilizado como sofá.

07 – Mesa redonda com vários lugares

Quando o espaço não é tão limitado, é possível apostar em mesas redondas maiores, que podem acomodar mais pessoas.

08 – Mesa redonda em madeira maciça

Se você já se decidiu sobre o formato redondo da mesa, mas ainda está pensando sobre o material ideal, uma boa alternativa é a madeira maciça, que é versátil, fácil de combinar e deixa qualquer sala de jantar mais imponente.

Você tem uma mesa em que formato em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista