Tipos de pisos mais usados: veja os melhores materiais

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa de Praia - Guarujá, Bunkerlab arquitetura, design, ...+ Bunkerlab arquitetura, design, ...+ Banheiros modernos
Loading admin actions …

Saber quais são os tipos de pisos mais usados para cada ambiente da casa é essencial. Na hora de escolher os pisos do seu projeto, preste atenção em aspectos importantes sobre beleza, resistência, praticidade e segurança. Existem pisos mais adequados para certas áreas, que não devem ser usados em outras. Acompanhe estas dicas vendo fotos de projetos criados pelos arquitetos da homify.

Depois, veja também as mais lindas cozinhas criadas por brasileiros


Áreas externas com piscina

homify Piscinas modernas

A área externa sempre deve ser revestida com um piso antiderrapante. E se for uma área com piscina, ainda mais cuidado! Escolha um piso com os grânulos antiderrapantes maiores, de pedras. Alguns exemplos: pedra mineira, pedra são tomé, granito, mármore e piso fulget. 

Laminado ou vinílico amadeirado na cozinha

Na cozinha, é melhor que seja um piso bem prático de limpar. E geralmente usa-se piso frio, já que é um ambiente que aquece com o fogão e o forno. Mas, nada impede de usar um piso laminado impermeável ou um vinílico, ambos mais fáceis de instalar do que o porcelanato, caso precise de uma solução mais prática e rápida.

Porcelanatos e azulejos

Quando não são pisos térmicos, são os porcelanato e azulejos os mais confiáveis para a sua cozinha. O porcelanato pode custar um pouco mais, porém oferece maior resistência, além de modelos de grande formato, trazendo mais elegância ao ambiente.

Deck com porcelanato

No banheiro, precisa ser piso frio impermeável porque é uma área molhada. Pode ter um deck? Pode, mas precisa receber um tratamento de impermeabilização muito bom para não desenvolver fungos e estragar. 

Ladrilhos no banheiro

Os ladrilhos, que são esses quadradinhos pequenos, costumam ser usados para dar um efeito decorativo, como acabamento. Mas, você pode usá-los como piso também, fica muito bom, além de menos escorregadio do que um azulejo grande.

Vinílico na sala

Com certeza, o piso vinílico é um dos mais usados atualmente, pois serve para toda a casa – menos banheiro. Existem vários modelos, e o amadeirado sempre traz mais aconchego, com a vantagem de ser mais prático de limpar do que a madeira.

Um tapete bem grande

Quer trocar o piso da sala sem fazer obra, nem instalar vinílico? Um tapete bem grande serve para a função. Mas, provavelmente vai custar mais caro. Pesquise bem. Se o tapete for só para decorar, melhorar a acústica e o aquecimento, também é bem-vindo em tamanhos menores.

Madeira

Nos ambientes sociais da casa, como salas e corredores, um piso de madeira funciona muito bem. Se você já o tem na sua casa, mas está pensando em reformar e mudar, repense. Pode ser melhor apenas limpar e polir, devolver o brilho e a beleza. 

Vinílico no quarto do bebê

Já falamos que esse tipo de piso é um dos mais usados porque serve para quase todas as áreas da casa. Mas, no quarto do bebê ele é ainda melhor. A limpeza é prática, se fizer sujeira não vai absorver. É mais aquecido do que piso frio, mesmo se usar tapete. 

Tacos nos quartos

Se os quartos da sua casa já tiverem tacos, vale a mesma dica das tábuas de madeira. Ao invés de esconder, faça uma limpeza, um polimento e reaplique um verniz. Vai ficar brilhoso, é um piso térmico e o verniz ajuda a proteger da sujeira. 

De quais tipos de pisos você mais gosta?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista