3 Tipos de Adega e 5 Lugares Perfeitos para se Ter Uma [+ 10 Inspirações Maravilhosas]

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Casa de Campo - Quinta do Lago - Tarauata, Olaa Arquitetos Olaa Arquitetos Adegas campestres
Loading admin actions …

Você sonha em ter uma adega para sua coleção de vinhos? Ou quer começar uma, mas não sabe quais são os tipos de adega existentes, as suas vantagens e desvantagens e, é claro, os seus custos? Neste artigo, você vai conhecer 3 tipos de adega e 5 lugares perfeitos para instalar a sua. E, para se inspirar, 10 imagens de adegas maravilhosas criadas pelos profissionais da homify. Confira!

1. Adega passiva

A adega passiva é a opção clássica (e também a mais antiga). Este tipo de adega é assim chamada porque não há nenhuma tecnologia especial envolvida, é o próprio ambiente da adega que apresenta as condições ideais para proteger as garrafas e manter os vinhos em temperatura ideal. Ou seja, a adega deve ter temperatura entre 10 e 16°C, a umidade dentro dela deve ficar entre 65 e 85% e o espaço proteger totalmente as garrafas.

O exemplo mais tradicional desse tipo de adega é a conhecida cave francesa, que é um local frio e escuro no porão. Mas quem não tem uma cave francesa, pode instalar a adega em todo um cômodo ou em um espaço menor, como um closet ou armário.

A adega passiva é uma boa escolha para quem cuja casa ou espaço permanece frio e úmido naturalmente. Também é mais indicada para quem tem uma grande coleção de vinhos, já que a opção pela adega climatizada exigiria a compra de diversas unidades, o que acaba saindo caro.

2. Adega climatizada termoelétrica

As adegas climatizadas são aquelas que mantêm no seu interior as condições ideais de temperatura e umidade. A adega termoelétrica é a adega climatizada que funciona pela troca de calor com o exterior por meio de uma placa de cerâmica que absorve o calor interno e o libera no ambiente externo. Esse tipo de adega não utiliza muita eletricidade, apenas o suficiente para manter a temperatura do seu interior em torno de 10°C mais baixo do que a temperatura do lado de fora.

A adega termoelétrica é ideal para quem não tem espaço suficiente em casa para uma adega passiva e/ou cujo espaço não tem as condições ideais de temperatura e umidade. Esse tipo de adega é bastante econômico, já que consome pouca energia elétrica, e ainda é bastante silencioso e não causa vibrações.  

No entanto, a adega termoelétrica não é indicada para quem mora em regiões com climas quentes ou com grande variação de temperatura. Já quem mora em regiões com temperaturas que se mantêm abaixo de 25°C, ou para quem conta com um espaço com essas condições dentro de casa, pode optar tranquilamente por esse tipo de adega.

3. Adega climatizada por compressor

Este tipo de adega climatizada é o mais moderno de todos, embora o seu exterior pareça muito com uma adega termoelétrica. Na verdade, a adega com compressor parece muito com uma geladeira compacta e funciona de forma semelhante, ou seja, ela não apenas não permite que o calor entre no seu interior, como também injeta frio nos compartimentos nos quais os vinhos são armazenados. Há modelos que permitem também que se defina uma determinada temperatura, a qual é mantida e controlada constantemente pelo compressor. O que, convenhamos, é uma enorme vantagem para quem busca maior eficiência.

Por outro lado, a adega com compressor não só é mais barulhenta do que a adega termoelétrica, como ainda gera mais vibração, custa mais caro e consome mais energia elétrica do que o segundo tipo de adega. No entanto, a adega com compressor é a melhor opção para quem vive em regiões muito quentes e/ou com grandes oscilações de temperatura.

Adega passiva em closet

Adega passiva na parede da sala de estar

Adega Studio² Adegas modernas Mobília,Propriedade,Mesa,Cadeira,Construção,laranja,Design de interiores,Madeira,Arquitetura,Porta-retratos

Adega passiva na parede de uma sala de jogos

Adega passiva compacta embaixo da escada

Adega climatizada em parede

Adega climatizada em armário de parede

Adega com compressor sob a escada

Gostou das dicas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista