Como evitar a umidade na sua casa – e dicas para eliminar o problema

homify Paredes e pisos modernos
Loading admin actions …

Ter umidade em casa é um transtorno que afeta as estruturas da construção, deixando paredes manchadas, um odor desagradável e pode até estragar o mobiliário. Sem contar os prejuízos que a proliferação de fungos pode causar à saúde, principalmente de quem já sofre com problemas respiratórios. Se você está construindo ou fazendo alguma reforma, lembre-se destes cuidados que deve tomar para evitar a umidade na sua casa, e dicas para acabar com a umidade já existente. 

Remova as manchas de umidade

Se você deixar, uma pequena mancha de umidade pode afetar a parede inteira. Além de um visual feio e desagradável, a estrutura da parede vai amolecendo, estragando a pintura, o reboco e ficando cada vez pior. Mantenha a limpeza destas áreas usando soluções antifúngicas, como água sanitária ou vinagre, ambos diluídos em água.

Encanamentos podem estar vazando

Se você notou que a pintura de uma parede está descascando ou mudando para um tom amarelado/escurecido, verifique na planta da casa se ali existe a passagem de algum encanamento. Se houver, possivelmente é o foco da umidade. Neste caso, será necessário contratar um pedreiro e um encanador para abrir a parede e consertar o vazamento no cano.

Construa pensando na ventilação cruzada

É importante manter as portas e janelas abertas, mas também é essencial que o ar que entra por uma janela encontre saída por outra, sem ter paredes como barreira. Esta é a ventilação cruzada, que deve ser planejada logo na fase do projeto da residência.

Cuidado com os móveis fixados nas paredes

Se você se mudou para uma casa onde já notou que existe risco de acumular umidade, evite instalar móveis nas paredes de risco. Prefira manter os móveis apenas no piso para poder afastá-los das paredes nas épocas de chuvas, prevenindo o surgimento de manchas e fungos.

Plantas que absorvem umidade

Se você gosta de cultivar plantas em um jardim interno, e sua casa é úmida, junte o útil ao agradável. Escolha espécies de plantas que absorvem bastante a umidade, pois elas precisam de mais umidade para viver. Alguns exemplos são hera, lírio-da-paz, clorofito, samambaia, calateia, menta e dracena.

Verifique as estruturas dos batentes

Muitas vezes, a umidade que entra na casa não vem do solo, mas sim, de alguma falha nos batentes de portas e janelas que não estão vedados como deveriam. Onde houver uma parede com umidade, inspecione com cuidado se ela pode estar entrando pelas laterais de alguma porta ou janela. Assim, ficará mais fácil resolver o problema.

Mantenha os ambientes arejados

Esta é uma dica que serve tanto para prevenir quanto para remediar a umidade. Manter a casa arejada é importante porque você permite que a umidade seque com o sol e o vento, evitando o acúmulo. Mantenha portas e janelas abertas, sempre que possível.

Faça um isolamento da casa com o solo

Para quem está construindo ou reformando, esta etapa é crucial. Um dos principais motivos da umidade nas paredes da casa, principalmente quando começa de baixo para cima, é a falta de isolamento entre o solo e a construção, permitindo que a água das chuvas entre em contato direto com a construção e amoleça suas estruturas. Para isso, ou você constrói a casa sob pilotis, ou você deve impermeabilizar o piso e vigas baldrames, no pavimento térreo.

Impermeabilize as paredes

Esta dica não resolve quando a umidade já está instalada, estragando a pintura. Primeiro precisa resolver o problema. Mas, para evitar que a umidade volte, impermeabilize as paredes (piso e teto também, se necessário), usando uma tinta própria para isso. 

Use um desumidificador

Se a sua casa for muito úmida, invista em um aparelho desumidificador dos ambientes, principalmente nas épocas de chuva, quando a umidade fica mais intensa. 

Já usou alguma destas dicas na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista