7 Dicas para Decorar Lindamente sua Sacada ou Varanda

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residência Campo Belo, RBA Fotografia RBA Fotografia Varandas
Loading admin actions …

Todo mundo que tem uma sacada ou varanda, grande ou pequena, sabe que uma decoração bem pensada pode transformar o espaço em um ambiente aconchegante e delicioso de se estar sozinha/o ou acompanhada/o, para um momento de descanso, uma conversa gostosa e até uma refeição cotidiana com a família ou especial com os amigos. É onde se respira um ar mais puro que entra pelas janelas, onde se cria um pequeno jardim que promove a sensação de se estar na natureza, onde se pode ler um bom livro ou simplesmente relaxar.

Não faltam ideias e dicas para a decoração de sacadas e varandas de quaisquer dimensões. Neste artigo, você vai aprender a utilizar a luz natural em seu proveito, a trazer a natureza para dentro e criar um recanto, a usar as tintas e a criatividade para conferir personalidade ao ambiente, instalar uma área de (bem) estar onde descansar e relaxar, promover o aconchego e o convívio com familiares e amigos. Confira e se inspire nessas sacadas ou varandas maravilhosas!

1. Luz natural

Residência Campo Belo, RBA Fotografia RBA Fotografia Varandas Plantar,Tabela,Mobiliário,Propriedade,Janela,Planta de casa,Prédio,Vaso de flores,Verde,Iluminação
RBA Fotografia

Residência Campo Belo

RBA Fotografia

A primeira coisa a fazer para que a sua sacada ou varanda seja bonita e acolhedora é explorar ao máximo a luz natural, mesmo que o espaço seja pequeno. Ou melhor, ainda mais se o espaço for pequeno. A luz natural faz do ambiente um lugar em que se desfruta da energia do sol, revitalizando e purificando a nossa própria energia para o dia que começa.

A disposição e o bem-estar aumentam e nos preparam positivamente para o que vem pela frente. Também é o melhor lugar para se cultivar plantas que acrescentam vida, leveza, frescor e beleza, que praticamente bastam como decoração. Além disso, uma sacada ou varanda bem iluminada é um ambiente perfeito onde se fazer a primeira refeição do dia, se houver espaço para uma mesinha e uma banqueta.

2. Pintura

Se a sacada ou varanda é bem pequena e não permite muitas possibilidades de decoração, sempre resta uma solução coringa que transforma totalmente a atmosfera e o estilo do espaço: a pintura das paredes. Mas evite a monotonia das cores claras e neutras; o negócio aqui é ousar. Sempre em harmonia com o estilo da área social, procure cores com mais personalidade para a pintura da varanda. Se você pesquisar direitinho, vai encontrar aquela que cai feito uma luva no seu espaço. Você vai perceber que, com a tinta e a cor certas, você não vai precisar de nada mais do que a pintura para decorar a sua sacada ou varanda pequena.

3. (Bem) Estar

Apartamento Balneário de Caioba, Ediane Tramujas Arquitetura Ediane Tramujas Arquitetura Varandas, alpendres e terraços modernos
Ediane Tramujas Arquitetura

Apartamento Balneário de Caioba

Ediane Tramujas Arquitetura

Uma sacada de tamanho um pouco maior pode comportar uma decoração mais elaborada e funcional, além de atraente e aconchegante. Como na imagem, o espaço pode se transformar em uma pequena área de (bem) estar, com um sofá claro, bonito e confortável onde tomar um banho de sol nas primeiras horas da manhã, para se energizar, ou no final da tarde, para simplesmente descansar ou ler um livro. Também pode, se houver espaço, incorporar à decoração uma mesa alta, mas não volumosa, e duas banquetas, criando um espaço onde tomar o café da manhã, o café do final da tarde ou a taça de vinho regado a conversa, um momento muito merecido para quem volta para casa após um dia agitado de trabalho.

4. Aconchego

Se a sacada é estreita, além de pequena, não precisa desanimar. Uma boa ideia é criar um ambiente aconchegante e descontraído usando poucos elementos para não atravancar o espaço. Um pequeno sofá de dois lugares ou simplesmente uma poltrona confortável já permite usar a sacada como espaço de descanso e relaxamento. Dê vida à pequena sacada com plantas e um móvel pequeno em fibras naturais, como um balcão onde colocar vasos com flores, objetos decorativos, livros e outros itens que desejar. Cobrir o piso com um deck de madeira também é uma forma de decorar o ambiente de modo aconchegante, leve e natural.

5. Natureza

Uma ideia deliciosa para a sua sacada ou varanda pequena ou média é apostar no potencial decorativo da natureza e de outros elementos que a tornam presente. Móveis em fibras naturais, como sofá e poltronas de pequeno porte, e um jardim vertical em uma parede já bastam para criar um ambiente aconchegante em estilo rústico. É muito fácil sentir-se bem e relaxar em um lugar tão gostoso assim.

6. Canto alemão

O canto alemão é aquele prático sofá em L disposto em uma quina das paredes e criado sob medida para um determinado ambiente de pequenas dimensões. O móvel otimiza o espaço de modo a aproveitar ao máximo as medidas reduzidas de uma sacada. Esse móvel, com encostos e assentos instalados diretamente na parede, é uma ótima ideia para usar a sacada como área de refeições. E não é porque é pequena que essa área não pode ser bonita e charmosa. Basta dar uma olhadinha na imagem acima para ver que é perfeitamente possível ter um ambiente elegante para um jantar com amigos.

7. Forno de pizza

Instalar na sacada ou varanda uma área gourmet com churrasqueira já não é nenhuma novidade e pode ser feito mesmo em espaço menores. Mas que tal deixar a churrasqueira de lado e apostar em um pequeno forno para pizza? Essa ideia é perfeita para propiciar o convívio descontraído da família, em especial quando há crianças. Porque, como todo mundo sabe, crianças são loucas por pizzas! (E não só elas, a bem da verdade!)

Gostou das nossas ideias?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!