O que não pode faltar em um quarto infantil montessori

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
DUO MORUMBI - AP BBH, Studio M Arquitetura Studio M Arquitetura Quarto infantil moderno
Loading admin actions …

Montessori é o sobrenome de uma médica e educadora italiana, chamada Maria, que desenvolveu um poderoso método educativo que acabou ganhando seu nome. O método tem mais de 100 anos, mas só agora está se popularizando entre pais e educadores. E uma das formas de colocá-lo em prática é montando um quarto infantil montessori para melhorar o desenvolvimento dos pequenos. Veja o que não pode faltar nesse quarto, de acordo com as recomendações do método montessoriano.  

Na dúvida, conte com um arquiteto ou designer para projetar o quarto 

Liberdade com segurança

O quarto infantil montessori deve oferece à criança pequena a liberdade que ela precisa para descobrir o mundo, mas com a segurança necessária para que não sofra algum acidente durante suas descobertas. 

Não tem idade para começar

O método montessori não é algo que se aprende apenas no ambiente escolar. Ele faz parte da vida da família, por isso, pode começar a ser aplicado desde o quartinho do recém-nascido, já pensando nas adaptações que vão acompanhar o crescimento do bebê, sem precisar redecorar tudo.

Estímulos na medida

É importante inserir diferentes cores, formas e texturas no quarto infantil montessori. A intenção é proporcionar à criança o estímulo dos cinco sentidos e manter seu interesse em descobrir o ambiente.

Ao alcance das mãos

Para cada idade da criança, ela pode receber diferentes brinquedos e objetos para interagir. Mas, em qualquer idade, é importante que ela tenha seus objetos permitidos ao alcance das mãos para que não precise de ajuda ao pegá-los. Assim, irá desenvolver sua independência mais cedo, de forma natural.

Organização e limpeza

Também faz parte da segurança do quarto infantil montessori que ele esteja sempre limpo e organizado, criando esse bom hábito na mente da criança desde cedo. Assim que ela tiver idade, deve ajudar na limpeza e organização do próprio ambiente. 

Móveis baixos

QUARTO INFANTIL FOLHAS CANDY Lilibee Quartos dos meninos Verde Quarto Infantil

Assim como os brinquedos e roupas devem ficar em fácil acesso para a criança pegar sozinha, no quarto infantil montessori os móveis são baixos. Assim, a criança consegue subir e descer da cama sem ajuda, se sentar e se levantar, sem correr o risco de tentar escalar lugares mais altos. 

Iluminação adequada

É incrível o poder da iluminação em um ambiente para trazer mais bem-estar ou ativar o estado de alerta. No quarto infantil montessori é importante tem iluminação mais clara na hora de brincar e aprender, e iluminação indireta suave na hora do descanso.

Estímulos cognitivos e motores

Conforme a criança vai crescendo, precisa de novos desafios, tanto cognitivos quanto motores. Para os pequenos a partir dos 3 anos, um quarto que oferece esses desafios se torna mais atrativo e educativo. Claro, sempre pensando na segurança e na adequação conforme a idade e as capacidades que a criança já tem.

Cuidado com tapetes, móveis pesados e quinas

Quando se fala em criar um quarto infantil montessori seguro, não significa que deva ser minimalista, quase sem móveis e objetos. O importante é que tudo de mais pesado esteja bem fixado no chão ou na parede, e as quinas pontudas devem ser evitadas.

As cores são a gosto

Na hora de projetar um quarto montessori, muitos pais ficam na dúvida ao escolher as cores. Muito colorido é excesso de estímulo? Precisa ser tudo neutro? A verdade é que não tem uma regra. Mas, em alguns casos, pode ser melhor evitar o excesso de cores vibrantes porque podem prejudicar a concentração e causar irritabilidade.

Qual desses modelos você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!