13 Projetos Sustentáveis e Inspiradores para Decoração e Arquitetura

Apartamento Do It Yourself, Plano A Studio Plano A Studio Salas de estar industriais
Loading admin actions …

Eles estão cada vez mais imprescindíveis ao mundo, mas começam aí pela sua casa: os projetos sustentáveis ganham atenção importante em um momento que fica cada vez mais clara a necessidade de uma consciência ecológica a todos.

Por isso, é essencial buscar boas ideias e referências para o lar -- seja para a decoração ou para os projetos de arquitetura. E foi pensando nisso que fomos em busca das ótimas soluções desenvolvidas por nossos arquitetos e projetistas.

Em cada imagem, você encontrará dicas e, principalmente, soluções que têm como foco proporcionar funcionalidade, eficiência e, principalmente, ecologicamente corretas para evitar desperdícios.

Então vale muito a pena já tomar notas do que você verá a seguir e se inspirar para fazer o mundo ser melhor a partir das escolhas para o seu lar.

Siga conosco e confira!

1. Painel com canos de PVC

Começamos nossa lista por esse painel DIY feito com canos de PVC. Sem a necessidade de alto investimento e com resultado charmosíssimo, a opção foi ótima para divisar os ambientes do apartamento.

2. Jardim vertical na fachada

Excelente para proporcionar conforto térmico e acústico, o jardim vertical instalado na fachada propõe um visual moderno e elegante de maneira natural e sustentável.

3. Aproveitamento da iluminação natural

Essa é uma iniciativa simples e que faz toda a diferença. Com amplas janelas e revestimentos de cores claras, é possível aproveitar a luz natural ao máximo, reduzindo os consumos de energia elétrica.

4. Uso de bambus como revestimento

Leves, versáteis e com alta durabilidade, o bambu é ótimo para ser utilizado como revestimento de tetos e paredes, como percebemos nesse projeto para um terraço que combina muito bem rusticidade, modernidade e leveza.

5. Aproveitamento da chuva

Aqui está um projeto de arquitetura com uma excelente ideia. A inclinação em 45 graus dos telhados permite que a água da chuva seja escoada para um jardim vertical para proporcionar conforto térmico à casa, além de possibilitar que a água seja filtrada.

6. Jardim no terraço

Nesse projeto, o terraço foi construído à beira de um lindo jardim que isola os moradores em um recanto de paz.

7. Projeto arquitetônico de cobertura verde

Em mais uma excelente solução que aproveita a chuva, esse projeto tem na cobertura um grande forro verde que absorve a água e mantém o lar sempre em temperatura agradável, minimizando o uso de ar-condicionado.

8. Estrutura de eucalipto

Esse corredor ficou bem acolhedor com a escolha dos eucaliptos tratados para a cobertura. Além de resistentes, os eucaliptos são rapidamente replantados nas florestas, diminuindo o impacto da área em que estão.

9. Jardim com escoamento eficiente

E que tal esse jardim inteligente que aproveita muito bem o escoamento da água em direção ao tratamento para o jardim e leva ao lago? Ótima ideia!

10. Cozinha com pé-direito amplo

Além da ótima escolha da estrutura com eucaliptos, essa casa tem também o pé-direito duplo, o que melhor a ventilação no interior e reduz a necessidade de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado.

11. Combo sustentável

Nesse projeto, há combinação de duas ótimas soluções sustentáveis: a iluminação natural e o uso de madeira de reflorestamento para o forro.

12. Móveis DIY

A indústria moveleira é responsável por uma grande quantidade de retirada de árvores. Mas é possível fazer sua parte para reduzir, o quanto possível, essa prática. Placas de madeira em MDF ou MDP utilizaram madeira aglomerada, reduzindo o impacto ambiental. Tentar construir seus próprios móveis é uma ideia bem-vinda para a natureza.

13. Ventilação cruzada

Outra ótima ideia que proporciona sustentabilidade para manter a casa arejada é a ventilação cruzada. Janelas altas e grandes na parte superior das paredes, em lados paralelos, proporcionarão essa solução.

Essas foram as nossas dicas para ajudar o mundo sem sair de casa. Mas tem muito mais! Confira também estas 10 dicas de móveis bons e baratos para o jardim e continue se inspirando.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista