10 Ideias para Uma Casa Energicamente Eficiente

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Suíte Master Luxuosa, Rabisco Arquitetura Rabisco Arquitetura Banheiros modernos Vidro Branco
Loading admin actions …

Você sabe o que é e já ouviu falar em “casa energicamente eficiente”? 

Uma casa energicamente eficiente é aquela que possui um design planejado para que gaste o mínimo de energia elétrica possível. Esse tipo de projeto arquitetônico está muito alta porque, além de ajudar na economia da conta de luz, também é sustentável.

Aqui no Brasil, o planejamento para ter uma casa energicamente eficiente é muito importante para ajudar na preservação da natureza, afinal, 67% da energia elétrica usada no país tem como fonte as hidrelétricas, que necessitam de barragens com grande impacto ambiental para funcionarem.

Se você se preocupa com a natureza e quer 10 dicas de como tornar sua casa mais eficiente e com menos gasto de energia, basta ler este artigo até o final!

1: Aposte em materiais isolantes térmicos nas paredes, tetos, portas e janelas

CONSTRUÇÃO EM LSF R&A CARPINTARIA Casas do campo e fazendas Alumínio/Zinco Metalizado/Prateado LSF, CONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO EM AÇO, CONSTRUÇÃO A SECO, CONSTRUÇÃO EM AÇO LEVE, GRADIL DE AÇO
R&A CARPINTARIA

CONSTRUÇÃO EM LSF

R&A CARPINTARIA

Os materiais isolantes possibilitarão que menos equipamentos para resfriar (como ventiladores e ares-condicionados) ou aquecer (como lareiras elétricas e aquecedores) sejam necessários para deixar o ambiente agradável, consequentemente, economizando assim energia elétrica.

2: Invista em energia renovável

Energia Solar Fotovoltaica em Osasco - SP, Vegasolar Energia Vegasolar Energia Casas modernas
Vegasolar Energia

Energia Solar Fotovoltaica em Osasco – SP

Vegasolar Energia

Apesar de a energia elétrica vinda de hidrelétricas ser a mais comum no Brasil, é possível que cada residência produza sua própria energia usando uma fonte renovável.

A energia solar, gerada a partir de placas fotovoltaicas, é muito usada e uma das mais fáceis de instalar (depois da energia vinda de hidrelétricas) em uma residência.

Se você quiser saber mais sobre a energia solar, temos este outro artigo que mostra os tipos e explica os benefícios desse tipo de geração de energia elétrica

3: Plante árvores

As árvores ajudam a manter a temperatura da região mais amena no verão e mais aquecida no inverno. Além disso, fornecem sombra durante os dias de sol forte.

4: Planeje claraboias

A luz natural e a beleza do jardim de inverno Rabisco Arquitetura Banheiros modernos Vidro Branco suíte master casal, sala de banho, banheiro casal, banheira de hidromassagem, jardim de inverno, luz natural, claraboia, verde, branco, clean, moderno, revestimento 3d, vegetação no banheiro
Rabisco Arquitetura

A luz natural e a beleza do jardim de inverno

Rabisco Arquitetura

Além das janelas e portas, as claraboias são maneiras diferentes de trazer mais luz natural para o ambiente, dispensando o uso de energia elétrica para acender luzes durante o dia.

5: Tenha cortinas nas janelas

As cortinas são itens simples de serem instalados, mas que fazem uma grande diferença na temperatura interna da residência. Por isso, instale cortinas e economize energia que seria gasta com ares-condicionados e ventiladores.

6: Instale películas nas janelas

Jantar na Varanda SCK Arquitetos Varandas arquitetura,retrofit,varanda de apartamento,reforma,remodelação
SCK Arquitetos

Jantar na Varanda

SCK Arquitetos

Existem vários tipos de películas que podem ser instaladas nas janelas para diminuir a temperatura interna da residência.

7: Opte por luzes de LED

Entre os modelos disponíveis de luzes, a luz de LED é a mais sustentável, que gasta menos energia e dura mais tempo. Por isso, é a escolha mais energicamente eficiente.

8: Escolha eletrodomésticos econômicos

Living GR - Projeto Metrik Design - Arquiteto em Balneário Camboriú, Blumenau e região Metrik Design - Arquitetura e Interiores Cozinhas modernas cozinha,cozinha moderna,cozinha ilha,cozinha fendi,fogao de ilha,rasgo iluminado
Metrik Design – Arquitetura e Interiores

Living GR – Projeto Metrik Design – Arquiteto em Balneário Camboriú, Blumenau e região

Metrik Design - Arquitetura e Interiores

Aqui no Brasil, todos os eletrodomésticos precisam vir com um selo que mostra a classificação em relação ao consumo de energia. Para escolher o eletrodoméstico mais eficiente e econômico, opte sempre pelos modelos classificados como “A”.

9: Planeje a residência com circulação do ar e iluminação natural

Residência T&T PONTO Arquidesign Piscinas infinitas Concreto Cinza casa fachada moderna e contemporânea concreto aparente brise de madeira
PONTO Arquidesign

Residência T&T

PONTO Arquidesign

Outra maneira de tornar sua casa energicamente eficiente é pensar nisso antes de iniciar a construção. Nesse caso, a ideia é planejar a casa para que use o espaço disponível procurando o design mais adequado para aproveitar a circulação de ar e iluminação natural do terreno.

10: Até o varal de roupas é importante

Lavanderia Apartamento Pequeno Mirá Arquitetura Cozinhas pequenas MDF Efeito de madeira lavanderia,apartamento pequeno,estilo industrial,jovem casal,primeiro ap
Mirá Arquitetura

Lavanderia Apartamento Pequeno

Mirá Arquitetura

Sim, até um simples varal traz mais eficiência energética para a sua casa. Isso porque ele faz com que a roupa seque naturalmente, enquanto seria necessário fazer uso da secadora de roupas sem ele.

Você tem alguma dessas soluções energicamente eficientes em sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!