Casa de praia - Guaecá SP: Salas de estar rústicas por Lucia Manzano

7 salas de estar pequenas, mas acolhedoras

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Ao contrário do que parece, mobiliar e decorar uma sala de estar pequena não precisa ser um bicho de sete cabeças. O primeiro elemento a se considerar é a proporcionalidade. As estantes baixas ou à meia altura são preferíveis às estantes de parede inteira, que causam uma sensação de opressão.

Também é preciso considerar a circulação no espaço. Poucos móveis ou móveis menores são mais indicados e funcionam do mesmo jeito. Assim, dois sofás pequenos ou um sofá e uma poltrona já podem dar conta do recado.

Igualmente importante é a escolha do estilo, pois é o que vai dar originalidade à sala de estar. É possível decorar em estilo moderno, eclético ou industrial, que remetem ao meio urbano. Ou então em estilo rústico ou tropical, que colocam a natureza no centro da decoração.Estilos não faltam: descubra o seu.

Por outro lado, lançar mão de elementos que remetem à personalidade do morador é sempre uma boa ideia. Peças de design diferentes também têm o mesmo efeito. E, se o espaço for naturalmente pequeno, como um loft ou studio, compor a sala de estar com outros ambientes, como sala de jantar ou cozinha, só exige mais planejamento, o que pode ser obtido com um bom profissional.

Conheça algumas salas de estar pequenas que transbordam charme e beleza e inspire-se!

Em estilo rústico

Casa de praia - Guaecá SP: Salas de estar rústicas por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

Uma sala de estar em estilo rústico pode se apresentar das mais diferentes maneiras. Na imagem acima, o espaço reduzido não é problema, já que a porta-janela permite usufruir da natureza externa. Assim, o ambiente é comedido: dois sofás de linhas retas e simples na cor azul claro, uma mesa de centro e outra lateral em madeira e um tapete artesanal colorido e listrado. O toque charmoso é dado pelas plantas exuberantes em vasos de mesa ou cerâmicas trabalhadas. A porta e a janela proporcionam muita luz natural, o que deixa o espaço leve e agradável. Por fim, as paredes brancas e rústicas e a forte presença da madeira garantem a simplicidade e o aconchego. 

Em estilo eclético

Residência Canário: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

Residência Canário

Mauricio Arruda Design

Uma sala de estar não precisa ser enorme para ser bonita e elegante. No projeto de Maurício Arruda Design para uma sala de estar em estilo eclético, isso fica bem evidente. Fazendo as vezes de home-theater, esta sala de estar é puro charme: o sofá de couro vintage faz uma bela parceria com o tapete artesanal vermelho, assim como com a poltrona clássica com estampa colorida. As paredes pintadas de cinza claro servem de pano de fundo para uma coleção de quadros modernos, que conferem vida e personalidade ao espaço. A marcenaria de laca branca à meia altura abriga livros e equipamentos, deixando tudo organizado. Mesinhas e cadeiras nos mais variados estilos completam a composição do ambiente, que conta ainda com um aconchegante piso de perobinha e painéis translúcidos nas janelas. 

Em estilo tropical

Nesta sala de estar em estilo tropical, a cor branca reina nas paredes, no piso e no sofá, dando a impressão de mais espaço e enfatizando a leveza. O toque tropical fica por conta das almofadas coloridas com motivos de árvores e folhagens, das poltronas em fibras naturais, dos cestos em vime e, principalmente, da impressionante mesa de centro em madeira, um recorte de tronco de árvore irregular e rústico. Toque mais moderno aparece na luminária de piso com cúpula prateada, que proporciona um contraste interessante. Neste espaço delimitado, há lugar até para uma lareira. A iluminação por spots complementa a decoração, que é clean e viva. A imagem é de Fernando Willadino. 

Em estilo industrial

MM apartment: Salas de estar industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

No meio urbano, as dimensões de um apartamento podem ser problemáticas,. Nele, a sala de estar pode não ser um cômodo independente, mas uma área delimitada pela própria decoração. Nesta sala de estar em estilo industrial, a questão foi bem resolvida com a incorporação de elementos marcantes. É o caso do sofá rosa armado sobre um estrado de madeira. Junto com ele, as banquetas que fazem as vezes de mesa de centro circunscrevem o espaço da sala de estar. Para dar um toque ainda mais original, a parede lateral recebe uma placa em neon que, acesa, imprime cor, luz e sombra ao ambiente. A imagem é de Juliano Calodeti (MCA Fotografia).

Em estilo moderno

A livre circulação é um detalhe dos mais importantes, que sempre deve ser observado. De nada adianta encher de móveis para compensar a falta de espaço e acabar sem ter como se movimentar no ambiente. Menos aqui é mais. Na sala de estar em estilo moderno da imagem acima, a circulação foi planejada e, portanto, foi possível mobiliar o espaço de forma otimizada. O uso de cores claras, como o branco, presente nos dois sofás, ajuda a deixar o ambiente mais leve. A sala de estar fica mais cool com as almofadas em preto e branco e os pufes cinza que servem de mesa de centro. Detalhes em madeira, como o teto junto à janela, proporciona aconchego. Já a prateleira em madeira no alto da parede, acima de um dos sofás, ajuda a organizar e exibir objetos. O charme do espaço fica por conta da parede com composição de fotografias e da mesinha amarela redonda que dá apoio a um dos sofás. Para finalizar, o ambiente comporta até mesmo uma área de leitura com a poltrona cinza e a luminária de piso.

Em estilo despojado

VF apartment: Salas de estar modernas por Studio ro+ca
Studio ro+ca

VF apartment

Studio ro+ca

Uma sala de estar pode ser bem despojada e, ainda assim, mostrar personalidade. Na imagem acima, a sala de estar em estilo moderno não tem medo de apresentar elementos que remetem ao morador. É o caso das pranchas de surfe encostadas à parede, que dão um toque todo especial ao ambiente. Um sofá claro, tapetes artesanais de diferentes cores, várias mesinhas de centro e pufes, uma bela cadeira de balanço em madeira acompanhada por uma luminária de piso no mesmo material, tudo isso faz uma enorme diferença entre o comum e o original. Peças de design falam por si só e ficam bem em um espaço em que o branco, o cinza e o tijolo aparente convivem sem conflitos. As cores são suaves e o espaço, sem excessos, flui plenamente. 

Em estilo loft

Em um loft, o espaço geralmente é bem reduzido. Ambientes partilham o mesmo cômodo, caso da sala de estar e da sala de jantar. Nada disso significa menos beleza, elegância ou funcionalidade. Na imagem acima, a sala de estar junto à janela é delimitada pelo tapete listrado. Recebendo muita luz natural, o espaço investe no branco, que aparece nas paredes e, especialmente, no sofá de linhas retas e simples. A cor não fica fora do ambiente e surge nas almofadas em tons de rosa e verde e no pufe azul. Uma mesinha lateral bem estreita abriga um pequeno abajur de cúpula vermelha, permitindo uma atmosfera mais intimista à noite. Para outras dicas sobre salas pequenas, leia este artigo.

Qual é o segredo para decorar uma sala de estar pequena?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!