Torne a casa mais fácil para os idosos com estas soluções

Banheiro Adaptado para Idosos, Jordana Nogueira Arquitetura Jordana Nogueira Arquitetura Banheiros clássicos MDF
Loading admin actions …

Tornar a casa mais fácil para os idosos significa adaptá-la com soluções que promovam mais segurança às pessoas mais velhas.

Conforme a idade avança, o organismo vai apresentando falhas: ossos mais fracos, músculos menos resistentes e problemas de visão estão entre os principais motivos para quedas de idosos dentro de casa.

Então, é importante pensar em soluções que evitem essas quedas ou evitem que elas provoquem consequências graves, e que promovam mais conforto às pessoas idosas.

Confira, nesses projetos criados pelos arquitetos de interiores cadastrados na homify, algumas ideias úteis para fazer uma casa mais fácil para os idosos.

Tapete emborrachado ou de madeira no chuveiro

Muitas dicas são para adaptar o banheiro para idosos, já que esse é um cômodo com grande risco de quedas, devido à umidade. Uma das soluções é colocar um tapete emborrachado ou de madeira com base antiderrapante para evitar quedas no chuveiro.

Bancos na altura adequada

Essa imagem mostra um banco de madeira no banheiro, mas bancos assim podem estar espalhados pela casa para que a pessoa idosa possa se sentar e descansar quando vai de um cômodo ao outro. Note que a altura é adequada, nem muito alto e nem baixo demais.

Tapete antiderrapante e quente no banheiro

Na parte fora do box também é importante ter um tapete para os idosos, desde que seja antiderrapante, muito firme ao chão. Outra dica é que seja um tapete mais quentinho para trazer conforto, só que o ideal é que seja fácil de limpar.

Banheiro adaptado com barras de apoio

Mais uma dica para banheiro que serve para a casa toda, desde a porta de entrada. As barras de apoio são essenciais ao tornar uma casa mais fácil para idosos, pois os ajuda a terem onde segurar na hora de se levantar, se sentar e caminhar com mais firmeza.

Iluminação adequada dos ambientes

Iluminação adequada dos ambientes

Portas largas

Para os idosos que usam cadeiras de rodas ou precisam de ajuda para se locomoverem, as portas largas são muito úteis. 

Piso antiderrapante e confortável por toda a casa

Não apenas nas áreas molhadas, os pisos antiderrapantes devem estar pela casa inteira para garantir que os idosos possam caminhar seguros, sem medo de escorregar e cair. Tapetes devem ser firmes ao chão, e se o piso for amadeirado, melhor ainda, para ter mais conforto térmico no frio.

Cama na altura adequada e com cantos arredondados

A cama dos idosos deve ser numa altura adequada para conseguirem se sentar e se levantar sem forçar a coluna, o quadril e os joelhos. Além disso, é importante evitar as quinas dos móveis para evitar que uma possível queda se transforme num ferimento grave, caso o idoso bata a cabeça na quina, por exemplo.

Mobiliário para promover conforto e segurança

Além da cama, toda a mobília da casa adaptada para idosos deve ser pensada para garantir a segurança: cadeiras mais pesadas que não escorregam ao se apoiar nelas, e que sejam confortáveis e ergonômicas. Mesas com cantos arredondados e nada de excessos na decoração para preservar a limpeza e manter as passagens livres.

Qual dessas adaptações você acha mais importante?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista