11 Cozinhas Rústicas Super Inspiradoras para Espaços Pequenos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Casa ReFit, Ferraro Habitat Ferraro Habitat Cozinhas rústicas
Loading admin actions …

Você sonha com uma decoração rústica para a sua cozinha pequena, mas não sabe se dá para tornar o sonho realidade diante da falta de espaço? Não se preocupe, sempre é possível incorporar o estilo em espaços pequenos, já que a rusticidade muitas vezes mora nos detalhes. Neste artigo, apresentamos 11 cozinhas rústicas (pequenas ou não tão pequenas), cujos detalhes vão ser altamente inspiradores para a sua cozinha pouco espaçosa. As sugestões foram criadas por arquitetos e designers de interiores profissionais da plataforma homify. Encante-se!

1. Rústica e sustentável

Para lá de linda e criativa, esta pequena cozinha rústica foi criada, como toda a casa de 60 m² da qual ela faz parte, a partir dos pilares da sustentabilidade – redução, reaproveitamento e reciclagem. Foram usados materiais reaproveitados, como tijolos e madeiras de demolição, obtidos em um garimpo bem minucioso e que rendeu bons frutos. Até esquadrias, vidros, portas e eletrodomésticos garimpados em outras casas foram reaproveitados. 

E repare no charme das luminárias pendentes feitas com garrafas verdes com a base cortada. Também merece destaques a parede da pia pintada com tinta lousa verde para frases, listas e recadinhos. Projeto maravilhoso!

2. Rústica com toques contemporâneos

Esta cozinha rústica, que você pode ver nas imagens acima e abaixo, apresenta toques campestres e contemporâneos super harmoniosos entre si. A bancada central, onde está instalado o cooktop, tem uma estrutura com acabamento que lembra ferro rústico e, na sua prateleira, não faltam as louças de cerâmica e argila.

À coifa preta acima da bancada foram acoplados suportes para panelas, frigideiras e utensílios, que são bem a cara das casas simples e rústicas nos interiores do Brasil. Na imagem abaixo, você pode ver ainda detalhes rústicos , como a cesta de frutas de fibras naturais, a prateleira com as garrafas com temperos artesanais e até a presença de pano de chita, esse tecido tão brasileiro e tão popular.

A contemporaneidade fica por conta da geladeira roxa, o relógio de parede estiloso, a bancada curva em madeira e os pendentes em aço escovado, além do próprio cooktop.

3. Rústica mesmo – tijolo e madeira!

Aqui a rusticidade não deixa dúvidas: a madeira e o tijolo dominam a cozinha, a primeira nos armários da bancada da pia e o segundo nas paredes, na churrasqueira e no forno simples com tubulação de ferro, que você pode ver na imagem abaixo. Acima da pia, não faltam os suportes de utensílios expostos bem à mão.

Ao lado do forno a lenha, há ainda o móvel rústico com pátina, a parede caiada de azul celeste e o brique a braque das bancadas e paredes – vasos de flores, peças em porcelana e os maços de ervas secas pendurados na parede – que conferem charme e simplicidade ao ambiente.

4. Rusticidade cheia de detalhes

Cozinha homify Cozinhas coloniais

Nesta cozinha rústica clara e luminosa, os detalhes dominam e encantam: os banquinhos de madeira de design bem rústico, o fogão igualmente rústico com seu depósito de lenha (lenha mesmo!), as cortinas mimosas e faceiras acima da bancada da pia, o lampião antigo e a coleção de colherinhas de outros tempos.

5. Rusticidade com outros detalhes lindos

Esta cozinha rústica é bem diferente da anterior, mas também apresenta detalhes que encantam. O forno a lenha, a bancada com tampo em madeira e fachada em azulejos brancos e azuis e, principalmente os suportes abertos para pratos e xícaras que deixam tudo à mostra e à mão.

6. Madeira, tijolo, bambu e vidro

Aqui também tem muita madeira, nos móveis, bancadas e, em especial, na mesa antiga e robusta feita em madeira maciça. O tijolo rústico aparece na fachada da bancada, junto com tijolos de vidro, que ajudam a dar leveza. Mas é preciso destacar também o uso do bambu na decoração no alto da parede e as simpáticas e bem conhecidas cortininhas de madeira de rolo.

7. Elementos artesanais e cimento queimado

A graça desta cozinha rústica e luminosa mora (também) nos detalhes: esquadrias pintadas em azul turquesa, bancada com fachada em cimento queimado e um sem-número de elementos artesanais.

8. Mais cimento queimado

Aqui o cimento queimado vai no piso, conferindo um toque rústico inconfundível, que se completa com muita madeira – em especial a pequena mesa e cadeiras com desenho simples e despretensioso – e tijolo pintado de branco na estrutura da churrasqueira. Se a sua cozinha não comporta uma churrasqueira desse tamanho, saiba que você pode ter uma bem compacta feita com tijolos, que fica linda!

9. Móveis antigos em madeira

A sua pequena cozinha rústica não precisa de muita coisa: aposte em uma cristaleira antiga em madeira e em uma mesa no mesmo material, só que maciço, para ficar com cara de móvel de família.

10. Mais rústica impossível!

A rusticidade desta pequena cozinha é incontestável: as paredes são em tijolo sem tratamento e o mesmo material foi usado na estrutura do forno e do fogão a lenha, com parte dela em cimento. O ferro fundido está presente na porta do forno, uma verdadeira relíquia de tempos mais simples, e também nas panelas e tachos acima da pia. Aliás, a pia conta com armários feitos de madeira de demolição. Outros detalhes rústicos que merecem destaque são o piso e o backsplash da pisa feitos de cacos de pedras ou cerâmicas.

11. Cerâmicas de barro e argila

Para finalizar, não podem faltar na sua pequena cozinha rústica as louças de barro em tons terrosos, como ocre e terracota.

Gostou das nossas sugestões? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista