17 Ideias para quartos pequenos – decoração e funcionalidade

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
QUARTO SP, Raquel Junqueira Arquitetura Raquel Junqueira Arquitetura Quartos modernos Madeira Verde
Loading admin actions …

Um quarto pequeno pode parecer muito maior e ficar bem aconchegante ao receber os móveis adequados, tanto na questão estética quanto em funcionalidade. Veja algumas dicas valiosas e ideias para quartos pequenos, inspiradas no projetos criados pelos arquitetos e designers de interiores cadastrados na homify.

1. Quarto com cama rebatível

Duas camas rebativeis de solteiro GenesisDecor QuartoCamas e cabeceiras
GenesisDecor

Duas camas rebativeis de solteiro

GenesisDecor

Para começar, uma ideia muito inteligente para quem tem um quarto tão pequeno ao ponto de não conseguir caminhar pelo ambiente com uma cama comum. As camas rebatíveis ficam escondidas de dia, e surgem à noite, com todo o conforto.

2. Móveis embutidos

Quarto de mocinha Camila Cortez Quarto infantil moderno MDF Branco Propriedade,Mobiliário,Branco,Prateleira,Estante,Roxa,Prateleiras,Têxtil,Almofada,Design de interiores
Camila Cortez

Quarto de mocinha

Camila Cortez

Há tantas formas de design para móveis embutidos, que a melhor ideia é contratar um designer de interiores para desenhar o seu projeto, adequando ao que você quer e precisa, inclusive, para aproveitar cada cantinho do quarto pequeno. 

3. Pintura que amplia

Pintura Geométrica em Quarto, dando destaque à porta. Mosaico feito com branco, amarelo e cimento queimado Studio Elã Quartos pequenos Concreto Amarelo Quarto, Suíte, Suíte Master, Quarto de Casal, Pintura, Pintura Geométrica, Cimento Queimado, Amarelo, Amarela, Parede Geométrica, Mosaico, Pintura Mosaico, Cama, Espelho, Armário Espelho, Portas em Espelho
Studio Elã

Pintura Geométrica em Quarto, dando destaque à porta. Mosaico feito com branco, amarelo e cimento queimado

Studio Elã

Nesse projeto, além do guarda-roupa com portas espelhadas, a parede do quarto pequeno foi pintada com formas geométricas e cores claras na maior parte, e isso ajudou muito a ampliar o espaço, visualmente.

4. A magia dos espelhos

Assim como no projeto anterior, o truque usado para esse quarto parecer ter o dobro do tamanho foi o uso de um espelho bem grande, do piso ao teto. 

5. Aproveitando as portas e janelas

Mesmo que não tiver uma porta grande e dobrável como essa, com vista pra natureza, é essencial aproveitar as janelas e portas disponíveis para deixar a luz do sol entrar e trazer a sensação de amplitude.

6. Cores claras

QUARTO SUÍTE Arqpack Quartos pequenos QUARTO CASAL SUÍTE CLEAN PEQUENO PROJETO DECORAÇÃO INTERIORES
Arqpack

QUARTO SUÍTE

Arqpack

As cores claras são mais fáceis de harmonizar e ajudam a deixar um quarto pequeno mais leve, com a sensação de ser mais espaçoso também. Pode inserir colorido, mas em menor proporção.

7. Cabeceira que não ocupa espaço

Se você tem uma cama box e faz questão de uma cabeceira, mas o quarto é muito pequeno, escolha um modelo bem fino, que quase não ocupa espaço, como essa placa de madeira pintada de cinza. 

8. Cortinas curtas quando a cama está na janela

Se, no seu quarto pequeno, a única opção for deixar a cama encostada na janela, lembre-se de escolher uma cortina mais curta, numa altura pouco abaixo da janela. A cortina comprida vai ficar presa pela cama, e isso traz uma sensação de aperto e desordem.

9. Cama com gaveteiros

Há diversos modelos de camas com gaveteiros para escolher, e elas são ótimas para otimizar o espaço dos armários em um quarto pequeno.

10. Guarda-roupa com espelhos

Nessa foto é possível ver melhor como um guarda-roupa com portas espelhadas transforma o tamanho de um quarto apertado. Claro, as cores da decoração e o uso de poucos elementos são cuidados essenciais para que esse truque dê certo.

11. Rebaixo em gesso – com cuidado

Essa é uma dica de cuidado ao resolver colocar rebaixo em gesso no teto de quarto pequeno. Não ultrapasse o limite, ou o quarto vai parecer muito mais apertado do que realmente é.

12. Móvel aéreo

Na falta de espaço no piso, invista nas paredes, lá no alto perto do teto. Veja como preenche, sem ficar exagerado, mesmo usando cores escuras. 

13. Cama japonesa

A cama japonesa é aquele modelo baixo, quase um colchão no chão mesmo. É a opção ideal quando busca ideias para quartos pequenos que ficam no sótão.

14. Pode usar papel de parede

O papel de parede é uma das formas mais legais de personalizar um quarto pequeno, e dá certo quando você escolhe uma estampa e cores que vão ajudar a ampliar o ambiente, como nesse projeto da foto.

15. Quarto branco

Há quem prefira o clássico quarto branco pra trazer uma sensação de amplitude e tranquilidade. Fica lindo, e veja que os armários sob medida nem parecem ocupar espaço.

16. Painel em frente à cama

Apartamento Balneário Camboriú, Cas Arquitetos Associados Cas Arquitetos Associados Quartos modernos
Cas Arquitetos Associados

Apartamento Balneário Camboriú

Cas Arquitetos Associados

O painel de madeira colocado em frente à cama é interessante para ampliar o quarto, já que os móveis extras, como uma cômoda ou prateleiras, ocupariam mais espaço. Como vai do piso ao teto, ele amplia ainda mais.

17. Cama e escrivaninha no mesmo móvel

Essa ideia é legal para quartos pequenos de crianças, jovens e adultos, de solteiro e casal também. A cama montada sobre a escrivaninha ocupa bem menos espaço no quarto, e fica cheio de estilo.

Por qual dessas ideias você vai começar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!