apto cobre/blue: Cozinhas modernas por Casa100 Arquitetura

8 cozinhas coloridas e maravilhosas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As cores são elementos que transformam um ambiente, dando-lhe vida e aconchego. Uma cozinha apagada ou escura pode renascer diante dos nossos olhos apenas com a adição de cores nas estruturas ou nos detalhes do espaço.

Iluminando o ambiente de forma inequívoca, as cores podem aparecer no mobiliário, nas paredes, no piso e em objetos e equipamentos necessários às atividades da cozinha, como geladeiras e liquidificadores. 

Pode-se utilizar apenas uma cor ou então duas ou mais cores. Uma possibilidade é trabalhar o mobiliário em pátina com duas cores. Outra é lançar mão de azulejos coloridos que dão um efeito rústico e delicado. 

Uma terceira possibilidade é apostar em luzes coloridas na iluminação de armários e prateleiras, algo um pouco mais sutil do que a aplicação de cores puras em móveis e paredes. Há ainda a possibilidade de se utilizar painéis coloridos com imagens de frutas ou temperos, os quais imprimem no ambiente os signos da sua vocação. 

Não importa de que maneira se utilize as cores na cozinha, elas são muito bem-vindas e produzem uma atmosfera diferente, mais alegre e calorosa ou então suave e delicada. Aprecie as cores e incorpore-as à sua cozinha! 

Arco-íris

Tem gente que não consegue se decidir por uma só cor e precisa ter um arco-íris na cozinha. Por isso, uma solução ideal para esse problema pode ser a aplicação de azulejos coloridos e com diferentes padrões nas paredes da cozinha. O artifício pode ficar encantador em cozinhas rústicas, onde abunda a madeira. Na imagem acima, a cozinha tem como base a madeira e a cor vermelha, mas toda uma parede foi revestida com azulejos que lembram retalhos de tecido ou mesmo colchas de patchwork. O colorido que se obtém é discreto e delicado, uma perfeita parceria para a rusticidade do ambiente. 

Amarelo

Apartamento Vila Nova Conceição : Cozinhas modernas por Asenne Arquitetura
Asenne Arquitetura

Apartamento Vila Nova Conceição

Asenne Arquitetura

O amarelo é uma das cores mais utilizadas por quem busca um ar de modernidade na casa. A cor está associada ao intelecto e estimula a concentração. Ela também tem o dom de propiciar o otimismo, o que faz dela uma cor alegre e acolhedora. Associado com o vermelho, o amarelo tem a capacidade de estimular o apetite, o que o torna muito compatível com a cozinha. Na imagem acima, a cozinha em estilo moderno tem grande impacto visual, com ar de coisa nova e fresca. O amarelo é uma escolha certeira quando a questão é iluminar uma cozinha escura. É aconselhável apenas que o ambiente não seja muito pequeno para não ficar opressivo. Mas, em uma cozinha de dimensões reduzidas, a cor amarela também pode dar o ar da sua graça em pitadas equilibradas, como por exemplo contrabalançada por paredes e pisos brancos ou claros. Uma combinação mais sofisticada é a do amarelo com o preto, como aparece na bancada da pia desta cozinha.  

Vermelho

O vermelho é, muito provavelmente, uma das cores mais comuns em decoração, inclusive de cozinhas. Cor quente e, portanto, vibrante, o vermelho está associado à paixão, à exuberância, ao fogo, ao sangue, à vida intensa. É estimulante e induz à ação, o que o torna adequado à cozinha. Também é uma cor que remete à modernidade, à elegância e ao luxo, o que leva muitos a utilizá-lo nos mais variados ambientes da casa. Na cozinha em estilo moderno da imagem acima, o tom de vermelho escolhido para o revestimento da parede é mais fechado e, portanto, menos cansativo e mais refinado. Combinada com o preto das bancadas, a cor vermelha ganha elegância. A cor branca no piso e nos armários superiores e inferiores equilibra a composição de cores de modo que o ambiente não fique muito carregado. O destaque desta cozinha é o painel fotográfico representando pimentas vermelhas, o qual evoca não apenas a cor em si, mas também o sabor picante das refeições. Simples e bonito, enfeita sem perder de vista o propósito do espaço.

Azul

apto cobre/blue: Cozinhas modernas por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

O azul evoca o céu ou o oceano profundo, daí a sensação de infinito, serenidade e pureza. Na decoração, a cor tem efeito relaxante, mas também confere elegância e discrição. É perfeita para quem quer imprimir cor no ambiente sem, no entanto, cometer exageros. Como cor fria, o azul é um bom contraponto para pitadas de cores mais ousadas, as chamadas quentes. No projeto da Casa 100 Arquitetura, a pequena cozinha deste  apartamento tipo studio tem linhas modernas e puras. A madeira clara ou avermelhada se apresenta em prateleiras altas e na mesa de refeições. Já os armários superiores e inferiores, em um tom de azul mais vivo, tornam o ambiente mais contrastado, dando-lhe um toque contemporâneo. A cor faz uma bela parceria com os eletrodomésticos em metal prateado, proporcionando ao espaço uma elegância sem afetações. Mas o detalhe mais inteligente é a combinação da cor azul dos armários com as luminárias em cobre da mesa de jantar. O brilho avermelhado e quente das luminárias encontra um pano de fundo perfeito no azul elegante do mobiliário. A imagem é de Quadra 2 Fotografia.

Verde

Apto. João: Cozinhas minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Igualmente uma cor fria, o verde partilha com o azul várias características, como por exemplo a serenidade, a discrição, a calma, a tranquilidade, a elegância, o relaxamento. Por outro lado, a cor evoca a natureza, as matas, os campos e, por associação, o equilíbrio, a harmonia, a esperança e a saúde. Não é à-toa, portanto, que é muito utilizada em estabelecimentos voltados para o bem-estar e a vida saudável. Na decoração, o verde tem a mesma função que o azul: imprimir cor ao ambiente de forma discreta e elegante. É uma cor perfeita para espaços clean, como a cozinha da imagem acima. Em estilo minimalista, no qual o branco tem predominância, a cozinha tem no tom verde azulado da bancada seu ponto focal, quebrando a monocromia do ambiente, presente nas paredes e piso, assim como nas janelas e divisórias de vidro fosco. Outros pequenos detalhes em cor, apresentados em flores, frutas, quadros e eletrodomésticos, compõem com a bancada verde uma visão contemporânea e refinada de cozinha minimalista, com seus pontos cinza e prateados. A imagem é de Fran Parente.

Laranja

Mistura de vermelho e amarelo, o laranja é uma cor vibrante e cheia de energia, sendo mais agradável aos olhos que a primeira. Ela é ativa, alegre e estimulante, levantando o ânimo e favorecendo a criatividade. A cor laranja evoca calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo. É própria de espíritos jovens, amigáveis e confiantes. Por isso, cozinhas nessa cor sempre passam uma leveza e um encanto refrescantes. Na imagem acima, a cor laranja aparece apenas em alguns pontos da decoração, sendo equilibrada por muito branco. A ilha central é revestida por azulejos em laranja e amarelo e algumas portas de armário também apresentam a mesma cor. Complementando esses detalhes, as cadeiras da mesa de refeições têm estrutura na cor laranja em um design leve e moderno. O resultado é clean e, ao mesmo tempo, energético. A imagem é de Marcelo Negromonte.

Jogo de cores

Em alguns casos, a cozinha pode ganhar muito com jogos de cores, ou seja, a combinação de duas ou mais cores, inclusive brincando com as texturas. Na cozinha rústica da imagem acima, a escolha recaiu para a combinação de azul e amarelo pastel. A primeira cor foi aplicada nos armários inferiores e nas esquadrias das janelas, utilizando-se a técnica de pátina, que aumenta ainda mais a rusticidade da madeira. Ela contrasta com a cor pastel da estrutura da bancada, criando um efeito suave e muito bonito. 

Luz

Para quem não quer utilizar cores de maneira muito explícita na cozinha, uma alternativa sofisticada mas sutil é o uso de luzes coloridas. Na imagem acima, a parte superior da bancada da pia recebeu luzes em LED na cor amarela, que dão um efeito feérico à decoração. Pode-se ousar mais e arriscar cores diferentes, como azul, lilás, rosa, verde e vermelho. Para outras dicas sobre cozinhas coloridas, leia este artigo

Quais cores decoram a sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!