Reforma de Cozinha - Florianópolis: Cozinhas modernas por Marina Turnes Arquitetura & Interiores

Antes e Depois: 5 cozinhas ficaram lindas depois da reforma

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Muitas vezes é necessário fazer uma reforma de cozinha, seja para atender necessidades estéticas ou funcionais. Embora o processo não seja dos mais agradáveis, especialmente quando lembra-se do quebra-quebra, os resultados são comemorados quando atendem às necessidades. Decidir o momento de iniciar essa reforma e definir o que deverá ser mudado no ambiente requer o acompanhamento próximo de bons profissionais. 

E para mostrar o quanto vale a pena contar com o talento de quem tem um olhar aprimorado para enxergar boas possibilidades para uma cozinha perfeita, você vai ver nesse livro de ideias 5 exemplos de reforma de cozinha antes e depois realizadas pelos profissionais da homify. Depois dos exemplos, veja também dicas de como se preparar para fazer uma reforma de cozinha antiga.

1ª cozinha antes: sem cor e sem vida

Essa cozinha tinha uma decoração monótona e sem vida. A ambientação, embora fosse de uma cozinha planejada, atendia apenas as principais necessidades dos moradores, sem grandes inspirações criativas. 

O tom creme associado ao marrom acabou por deixar a configuração do espaço monótona. O piso branco e as paredes revestidas com azulejos com figuras desbotadas não transmitiam criatividade. A iluminação apresentava deficiência, mantendo diversos pontos de sombra na cozinha, remetendo a um espaço pouco acolhedor.

1ª Cozinha Depois: elegância e vibração

Com o trabalho direcionado aos cuidados da Marina Turnes, de Florianópolis (SC), a transformação foi total. A mudança das instalações hidráulicas e elétricas possibilitou que a cozinha fosse configurada de uma maneira completamente nova. 

Nas paredes, azulejos coloridos oferecem mais vibração ao espaço. Para a parede da pia, placas de cerâmica com texturas que imitam madeira conferiram um charme incrível ao ambiente. Tudo foi perfeitamente complementado pela presença da ampla mesa de madeira maciça em torno da ilha centralizada. 

O balcão em formato de U, na cor branca, foi uma escolha excelente para destacar a presença dos azulejos coloridos e da madeira, reforçando ainda a elegância do ambiente. A iluminação recebeu cuidados especiais com conjuntos de luminárias embutidas no forro de gesso, que direcionam claridade para trabalhos rotineiros sobre o balcão, além das belíssimas luminárias metálicas suspensas sobre o espaço do fogão. Os diferentes tamanhos são ótimos para oferecer ritmo à decoração, além de o metal reforçar a presença da geladeira cromada.

2ª Cozinha antes: visual desgastado

antes da reforma- local atual do armario do microondas e forno eletrico:   por Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores
Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

antes da reforma- local atual do armario do microondas e forno eletrico

Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

Nessa segunda reforma na cozinha, a foto do antes já apresenta o ambiente completamente esvaziado. Assim pode-se ter uma real noção de seu tamanho. Além do piso, os azulejos também apresentavam um certo desgaste com a ação do tempo.

A limitação de espaço parece não oferecer grandes possibilidades de mudança em um primeiro olhar. Mas, a transformação que verá logo a seguir, trouxe ideias realmente incríveis.

2ª Cozinha depois: organização total

vista atual da bancada, ilha central, tv, geladeira, fornos e despensa:   por Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores
Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

vista atual da bancada, ilha central, tv, geladeira, fornos e despensa

Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores

O resultado dessa transformação é incrível. Apesar do pouco espaço que parecia ter anteriormente, a nova organização aproveitou a área total da cozinha com muita inteligência. A reforma realizada pela arquiteta de interiores Lucia Helena Bellini, de São Paulo (SP), deu uma identidade completamente nova ao lar.

A utilização de um novo balcão na cor preta que atravessa a cozinha, conferindo um novo espaço para organização e rápidas refeições, resultou em um visual perfeitamente elegante ao espaço, onde o contraste foi muito bem trabalhado com os tons claros presentes nas paredes, piso e teto. 

Ao fundo, nota-se a ótima escolha em organizar os eletrodomésticos de maneira vertical, oferecendo ganho de espaço e praticidade para o dia a dia. Na lateral à esquerda, observe que a parede foi quebrada, oferecendo ainda mais fluidez e espaço para o ambiente. O resultado ficou surpreendente!

3ª Cozinha antes: armários envelhecidos

Antes e depois da cozinha de Emily Henderson: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Antes e depois da cozinha de Emily Henderson

Casa de Valentina

Uma das trocas que mais demanda tempo na reforma de uma cozinha é a reforma de móveis, em especial dos armários. Abrir mão desses móveis não é tarefa fácil, afinal, eles geralmente apresentam boa longevidade e sua presença torna-se um xodó na cozinha. No entanto, como verá abaixo, essa foi uma troca que valeu muito a pena.

3ª Cozinha depois: modernidade aconchegante

Antes e depois da cozinha de Emily Henderson: Casa  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Antes e depois da cozinha de Emily Henderson

Casa de Valentina

Essa reforma de cozinha ficou impressionante! Reformada pela designer de interiores Emily Henderson, o ambiente ficou muito mais aconchegante e moderno. A presença do piso laminado em tom amadeirado ficou excelente para a composição do branco presente nas paredes e teto, onde, inclusive, vigas de madeiras pintadas reforçam o visual rústico do espaço. 

A mudança para uma cozinha planejada com conjunto de ilha e balcão na cor azul ficou simplesmente belíssima, fazendo uma excelente soma com as cadeiras, o novo armário e o tampo em tom branco. Penduradas sobre o balcão, as luminárias com formato redondo reforçam a modernidade presente na decoração, dando um toque a mais de delicadeza ao espaço.

4ª Cozinha antes e depois: transformação necessária

A antiga cozinha apresentava um amplo revestimento de azulejos e conjuntos de móveis modulares. Após a reforma, os azulejos foram removidos para dar espaço à pintura epóxi. Um novo desenho foi desenvolvido visando a praticidade de utilização do ambiente.

Com isso, os antigos móveis modulares deram espaço para uma cozinha planejada, onde toda a extensão da parede foi utilizada com a presença de um amplo balcão que soma o contraste do preto com o branco nos armários. 

A parede da pia com pastilhas na cor vermelha ficou excelente para conferir um toque a mais de vibração no espaço, trazendo mais criatividade à nova decoração.

5ª Cozinha antes e depois: ampliação de espaço

Por fim, uma cozinha reformada com a supervisão da arquiteta Margareth Salles, do Rio de Janeiro (RJ). 

Antes com uma aparência já degradada, a cozinha teve seus antigos azulejos removidos para receber uma ampla pintura na cor branca, conferindo um visual mais limpo e espaçoso. A nova organização recebeu a presença de um balcão em granito, conferindo ótimo conjunto com o piso no mesmo material. 

Ao fundo, o antigo quarto da empregada teve suas paredes quebradas para dar ampliação ao espaço, bem como aproveitar a iluminação natural que chega pela janela. Com essas mudanças, os ganhos de espaço e amplitude foram excelentes.

​Dicas e ideias para reforma de cozinha

Apartamento Jovem Casal: Cozinhas modernas por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Apartamento Jovem Casal

Laura Santos Design

Certamente, depois de conferir essas transformações maravilhosas, você acabou de receber uma injeção de inspiração para fazer a reforma da sua cozinha. Então, por onde começar e como se preparar? Veja algumas dicas importantes que o vão ajudar a passar por essa reforma com mais tranquilidade.

  • Pense no que é realmente necessário

Por que você precisa ter sua cozinha reformada? Reflita sobre a real necessidade como um ponto de partida. Essa reflexão é importante para ter certeza de que não vai passar trabalho à toa, pois quando começa a planejar, se empolga e acaba prolongando a obra e gastando mais.

Essa reforma tem necessidades estruturais? Precisa corrigir algum defeito técnico em encanamentos, por exemplo? Ou apenas deseja mudar o visual das paredes e a disposição dos móveis? Listar esses desejos e necessidades vai ajudar a entender qual será o tamanho da sua reforma de cozinha.

  • É possível fazer a reforma sem obras?

Depois de refletir sobre a real necessidade de forma de cozinha na sua casa, você vai chegar a uma importante conclusão, que é com relação à reforma estrutural. Se não precisa corrigir falhas nem ampliar o espaço com quebra de paredes, talvez sua obra possa ser muito mais prática.

Isso quer dizer que, sem quebra-quebra, você não vai precisar de pedreiro e vai economizar muito. Então, só vai precisar contratar um arquiteto ou designer de interiores para fazer um projeto que consiste em alterações mais simples. Você pode trocar de piso sem arrancar o atual, pode revestir as paredes com papel sem pintar e pode trocar de móveis.

  • Prepare-se para uma mudança temporária na rotina

Seja para fazer uma reforma de cozinha completa, mexendo na estrutura ou não, você precisa saber quanto tempo vai levar. É também por isso que um bom planejamento antecipado das reais necessidades é tão importante.

A melhor maneira de você ter essa informação é conversando com seu arquiteto ou designer de interiores. Esse profissional já tem experiência no assunto e sabe quanto tempo leva para fazer todos os tipos de reforma.

Com essa informação fica mais fácil se preparar para uma adaptação temporária, como por exemplo, ter que passar um tempo usando a área de serviço como cozinha improvisada.

  • Aproveite para fazer uma limpeza geral

Quando decidir fazer a sua reforma de cozinha, aproveite para esvaziar todos os armários e fazer uma limpeza geral. Não nos móveis, e sim, nos utensílios. Separe tudo o que é imprescindível e o que não está utilizando há tempos. Aproveite para manter apenas o que é realmente útil na sua cozinha. Essa renovação também é importante para trazer aquela atmosfera de novidade e recomeço na sua vida.

  • Prepare-se para os imprevistos

Por fim, não comece sua reforma com o dinheiro contadinho. Imprevistos acontecem e se você não estiver preparado poderá ter que suspender a reforma e ver esse processo inacabado por muito mais tempo do que esperava.

Por mais que o seu arquiteto lhe diga quando vai custar, se ele precisar quebrar paredes há o risco de se deparar com problemas estruturais inesperados e que necessitem de correção. Então, só comece sua reforma de cozinha quando estiver psicológica e financeiramente preparado. Assim tudo vai correr com tranquilidade e muita satisfação.

Se a sua intenção de reforma ultrapassa as paredes da cozinha, aproveite agora para conhecer também 5 projetos com antes e depois de casas pequenas reformadas com baixo custo

De qual reforma você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!